Olá a todos!
Não tem sido fácil marcar presença nos encontros e cafezadas. Vivo em Lisboa mas sou de Aveiro, e tive muita pena de não ter conseguido conciliar a minha agenda para poder estar presente no encontro do mês passado em Aveiro.
Não podendo trocar ideias convosco pessoalmente, partilho uma situação por aqui:
Desde há cerca de um mês que o meu carro custa a pegar a frio. Após 3 ou 4 tentaivas lá pega, um pouco a soluçar de início.
Também noto, embora há mais tempo, que por vezes soluça em andamento, especialmente quando estico um pouco as mudanças até perto das 5000 rpm.
O meu primeiro pensamento foi para as velas, mas foram trocadas há menos de 6 meses!
Não acende nenhuma luz de avaria.
Alguém tem sugestões do que possa ser?
Abraços a todos.
Ligar o carro ao tech 2 seria uma boa opcao afim de poder dar erros que nao se podem ver assim.
Pode ser muita coisa , desde um tubo de vacuo solto ou roto ate a cassete Di estar a dar sinais de substituicao.
Neste tipo de situacoes so estando em frente ao carro....ja que mora em aveiro de um salto a auto garantia em Coimbra e ligue o carro ao tech para ver o que se passa. ;)
Obrigado darioglv.
Sim, acho que vou procurar ligar o carro ao Tech2, até por outras parametrizações que gostaria de fazer. Sou de Aveiro mas vivo em Lisboa. Sugere algum sítio em particular onde o possa fazer?
Em Lisboa tem a Auto Gaspar perto do parque das nacoes (expo) em lisboa!
Obrigado. Vou procurá-los.
E esse custar a pegar é só a frio??
Se é o que estou a pensar, o Tech2 só detecta quando não pegar...
Estou a pensar no sensor de posição da cambota ( CPS )
E um dia não pega mesmo.... :o
Mas é só uma suposição. Se puder jogar as mãos a um multímetro para medir a resistência do CPS, poderá indicar qq coisa....
Para mim, era medir e se a resistência estiver fora dos parâmetros, é ir directo a uma loja que o tenha para venda...
A ref da peça é o 55557326 ... se precisar, já a tem.
Se precisar de encomendar....
http://www.mister-auto.pt/pt/search_s_refoem_55557326.html (http://www.mister-auto.pt/pt/search_s_refoem_55557326.html)
Mande vir a da Bosch
Com isto tudo...
Só falta montar! Que tal se safa com DYI ??
:D
Obrigado pela resposta joseglv!
Sim, é só a frio que custa a pegar.
O DYI em termos de mecânica não é o meu forte. Mas estou sempre a aprender! Vou tentar investigar um pouco com o EPC. Qual seria um valor normal ao medir o CPS?
Se utilizares a pesquisa, vês que o assunto já foi discutido em outras alturas.
Mas fazendo um quote do lfteixeira encontras:
Citação...O problema típico é que quando o carro está quente, se o desligares não consegues por a trabalhar novamente até arrefecer. Por outras vezes, quando aquece desliga-se.
Para testares, na parte de trás do bloco tens um grupo de fichas, sonda lambda e do CPS, identificas a do CPS e medes a resistencia entre o pino 1 e 2. Deverá rondar os 860ohm +/- 10%...
Boa ideia seria descarregares o WIS ( Workshop Information System ). Básicamente é o programa de fábrica que te diz como fazer qualquer operação à viatura. Em conjunto com o EPC ( Electronic Parts Catalog ) são das melhores ferramentas que um dono de um Saab pode ter. O EPC é para classificar peças e no mundo Saab é importante ter a ref de origem para evitar erros.
;)
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
http://www.mister-auto.pt/pt/search_s_refoem_55557326.html (http://www.mister-auto.pt/pt/search_s_refoem_55557326.html)
Mande vir a da Bosch
Também recomendo Bosch.
Abraço,
Tiago
Boa noite.
Eu tinha o mesmo problema - só custava a pegar a frio - e era a bateria que já não estava nas melhores condições.
Enganava porque apenas pegava mal quando em frio.
Troquei a bateria e acabou o problema.
Essa é outra possibilidade....
Por isso é que se disse para medir a resistência do CPS
Se nos voltarmos para outro lado, tanto pode ser a bateria que já não recebe carga como pode ser o alternador que já não envia a carga de volta para a bateria...
Não sei se o rlima tem mas há uns carregadores ( acho que a norauto vende ) que faz diagnóstico ao estado da bateria e diz se tem elementos estragados ou se o alternador está em condições....
Boas caros Sabistas! Eu tenho um 9-5 2.0 t, em que o problema é que pega muito bem a frio, mas quando aquece dá uns esticõezitos de vez em quando e quente já não pega, só arrefecendo.
Pedro, faz a mm coisa que disse ao rlima...
Mede o CPS e vê se está dentro dos valores...
Já foi feito, quando aquece e se tenta ligar, acende a luz do motor no painel, aparecem os valores todos, mas não dá sinal de rotação do motor. Quando arrefece, pega, não acende luz nenhuma e é como se não fosse nada!
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Registe-se or Logue-se, aparecem os valores todos...
Hã??? Leste este tópico desde o princípio???
???
Tens que desligar a ficha do sensor e medir para saber se está entre os 860ohm +/- 10%...
Mas pela descrição deve ser esse o problema
Li :) , apesar do meu pegar bem a frio e á primeira, a quente e quando se tenta ligar é que detecta a avaria. O mecanico que me viu isso tambem me disse que era do sensor, mas sem certezas, e sem certezas, eles não gostam muito de mexer em saabs!
Boa noite, o problema pode estar no regulador de pressão ou válvula anti retorno de combustível!? Tens que medir a pressão de combustível, o mecânico sabe como o deve fazer...quanto ao teste de bateria é bom que o faças, já que é o mais fácil de se fazer. Exclusão de partes.
Olá a todos!
Ainda não tinha tido oportunidade de dar conta do problema, mas afinal a solução acabou por ser mais simples do que pensava! Um teste à bateria disse tudo! Substituí e voltou ao que era dantes! :)
Obrigado a todos pelas sugestões!
Olá,
Ainda bem que tudo se resolveu! O0
Abraço,
Tiago