Ora boas,
Já me havia acontecido umas duas vezes antes, mas de forma temporária e tinha-se apagado, mas hoje de manhâ ficou permanente, pelo menos durante o percurso de casa-trabalho.
A luz do ABS e dos travões acenderam-se e fiquei também sem velocimetro, como podem verificar nesta fotografia tremida (foi pelo telemóvel e em andamento em plena VCI).

Após algum google apenas confirmei o que já desconfiava, a unidade do ABS (módulo electrónico) foi-se, e como tal, o sistema encontra-se desligado.
Ou seja, nos próximos tempos, vou ter que mandar reparar a unidade, sendo que a boa noticia é que podemos desmontar apenas o módulo de controlo deixando o resto no carro e com isso não afectarmos o circuito de óleo mantendo na mesma os travões a funcionar.
Para arranjar o meu módulo do ABS ainda vou ter que decidir aonde, já uma vez utilizei estes http://www.bba-reman.com/uk/index.aspx (http://www.bba-reman.com/uk/index.aspx) para outra pessoa, e entretanto hoje também me deparei com estes http://www.ecutesting.com (http://www.ecutesting.com) .
Bem, quando reparar coloco aqui mais informação.
Não sabia que o conta voltinhas ficava desligado, será mesmo esse o problema? Eu na minha ignorância acho que deve ser um qualquer mau contacto.
Boas,
Castelar pelos sintomas que atrás descrevi se procurares na net encontras que é isso mesmo, e acrescento, na volta do emprego para casa com as informações do OPENSID confirmei que conseguimos um andamento apenas semelhante, ou seja, para além do ABS ficar desligado também apenas possuis turbo nas prestações baixas.
O turbo funciona para acelerações normais dando-te entre 0.1 a 0.4 bar, daí para cima não funciona provavelmente porque porque não dispõe da informação da velocidade. Acrescento também que o conta kms não funciona.
Mas como em tudo, esta minha avaria ainda deve estar numa fase inicial pois a caminho de casa de repente ouço as portas a trancar, olho para o painel de instrumentos e a luz tinha-se apagado, já tinha velocidade novamente, logo como tenho o fecho automático das portas em andamento este activou-se, carreguei logo de seguida no pedal e.....vrrrummmmm, já tinha o meu turbo a funcionar novamente.
Logo esta é uma avaria que neste momento é intermitente mas a reparar num futuro próximo.
No primeiro post não tinha abordado, mas a substituição da unidade por outra igual (part number) também é uma opção a considerar.
Espero sinceramente que não seja nada de grave(€)
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Espero sinceramente que não seja nada de grave(€)
Se fossemos comprar unidades novas era caro, sem dúvida muito caro, e tu no teu caso a tua também controla o TCS.
Mas, se consultares os links do primeiro post descobres quem faça manutenção/reparação das nossas unidades com garantia por 100£ fora os transportes.
é mais chato pelo tempo que demoram os transportes...
não haverá quem os repare cá?
tipo... quem repare televisores e restantes equipamentos electrónicos?
Se calhar até o koolsnc faz isso... só vendo...
abraço
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Ora boas,
Já me havia acontecido umas duas vezes antes, mas de forma temporária e tinha-se apagado, mas hoje de manhâ ficou permanente, pelo menos durante o percurso de casa-trabalho.
A luz do ABS e dos travões acenderam-se e fiquei também sem velocimetro, como podem verificar nesta fotografia tremida (foi pelo telemóvel e em andamento em plena VCI).

Após algum google apenas confirmei o que já desconfiava, a unidade do ABS (módulo electrónico) foi-se, e como tal, o sistema encontra-se desligado.
Ou seja, nos próximos tempos, vou ter que mandar reparar a unidade, sendo que a boa noticia é que podemos desmontar apenas o módulo de controlo deixando o resto no carro e com isso não afectarmos o circuito de óleo mantendo na mesma os travões a funcionar.
Para arranjar o meu módulo do ABS ainda vou ter que decidir aonde, já uma vez utilizei estes http://www.bba-reman.com/uk/index.aspx (http://www.bba-reman.com/uk/index.aspx) para outra pessoa, e entretanto hoje também me deparei com estes http://www.ecutesting.com (http://www.ecutesting.com) .
Bem, quando reparar coloco aqui mais informação.
Boas, tens exactamente o mesmo problema que eu tive. Vê qual é o número de série do módulo (não é fácil) e podes comprar um no ebay como eu fiz. Custou-me 47€ e tens o DIY aqui no forum, desde que a referência seja igual é plug-n-play.
abraço
https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=210.0 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=210.0) para referência ;)
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Boas Reaper,
Por acaso tinha-me escapado o teu tópico, e sim é exactamente o mesmo problema, por acaso tinha já algum conhecimento disto não pelo meu mas por causa de um TCS de um 9-5. Thx O0