Recentemente fiquei sem embraiagem no meu carro.
Parei o carro impecável e no dia seguinte o pedal da embraiagem simplesmente não tinha pressão nenhuma,carregava nele e ele ficava colado lá atrás sem recuar.
Levei para o mecânico e segundo ele o problema só pode ser de uma das bombas de embraiagem.
Tirámos a bomba que fica por cima do pedal de embraiagem,ele abriu a bomba e pareceu-lhe um pouco picada.Comprei uma nova e ele instalou-a e o carro ficou com embraiagem,durante um dia e meio o carro ficou na oficina à espera que eu o fosse buscar.Na sexta-feira quando o ia buscar o carro já estava outra vez sem embraiagem,o carro esteve parado e voltou a perder a pressão no pedal de embraiagem.De notar que não há fugas de óleo pois o reservatório não apresenta descida de nível.
Será a bomba que fica dentro da caixa de velocidades?
Ou poderá ser outra coisa?
Se alguém me puder ajudar,agradecia.
Cumprimentos
Isso tb aconteceu no meu 9000... só pode ser 4 coisas:
- Bomba Principal ( Pedal )
- Tubo flexível
- Bomba auxiliar ( na caixa )
- Ar no sistema
Tens mais duas coisas fáceis de ver antes de veres a mais complicada: a bomba na caixa
Como já mudaste a bomba principal, agora podes ter ar no sistema... que tb pode ser causado pelo tubo flexível...
Esse tubo é metade metálico / metade de borracha e de vez em quando a parte de borracha "vai à vida" por causa da agressividade do óleo na borracha.
É facil de encontrar: vai desde o pedal da embraiagem até à caixa de velocidades...
P.S. : Tb me aconteceu uma coisa estranha: o suporte dos pedais partiu-se.... mandei soldar.
OK.
Obrigado pela resposta.
O mecânico sangrou hoje a embraiagem e deixou o reservatório cheio para ver se há perdas,por isso não deve ter ar no sistema.
No caso do tubo flexível estar danificado,ou seja,existia uma fuga logo dava para ver uma perda significativa no reservatório,certo?
E no teu caso qual era o problema?
No caso do tubo danificado até nem havia perca de fluídos... mas entrava ar no sistema.
No meu carro foi mm o suporte partido... mas já apanhei todas as situações acima descritas
Obrigado.
Vou dizer ao mecânico para verificar ao pormenor o tubo flexível.
Mas isto é uma coisa curiosa,como é que um carro parado perde a pressão no pedal da embraiagem?!
De referir que o mecânico voltou a sangrar a embraiagem hoje de manhã e o carro ficou com a embraiagem impecável,eu próprio verifiquei à tarde.Agora vai aguardar 1/2 dias para ver se volta a perder a pressão no pedal.
Esperemos que tenha ficado resolvido O0
Tiago
Pode ser efectivamente o Tubo...
Não perde... mas deixa entrar ar
Vamos ver
Em principio deve ser a bomba auxiliar da embraiagem(a que fica dentro da caixa de velocidades).
O nível do óleo baixou e está a pingar pouquinho entre a caixa e o motor.
Onde se compra esta peça a bom preço?
Procuro a peça que o carro necessita
(Bomba de embraiagem que fica dentro da caixa de velocidades)
Alguém sabe onde a encontrar em a bom preço?
Tenho visto no auto-doc,mas não sei o nome especifico da peça pois aparecem duas bombas...será Cilindro receptor,embraiagem ou dispositivo de desembraiagem central,embraiagem?
Obrigado
Amigo sérgio, há várias bombas....
Para ajudar preciso de 2 coisas:
- Matricula
- Dados da caixa de velocidades
Esses dados é tudo o que estiver numa chapa rebitada na daixa de velocidades...
Se olhar por entre a Bateria e o Motor vê a caixa e a dita chapa... Normalmente é preta com dois códigos de barras e algumas sequências de nºs
Se fizer o favor de dizer o que tem eu identifico-lhe a bomba correcta ok??
;)
Obrigado pela resposta.
Matricula- 79-68-CE
Vin- YS3CD65TXP 1026061
A caixa não sei pois só na segunda é que vou ao mecânico para ver se identifico a peça,que ele já tirou a caixa.
O meu carro tem uma coisa curiosa,de livrete tem 163 cv mas no VIN tem 200 cv.
Eu vi estas duas...deve ser uma delas...
https://www.autopecasonline24.pt/lpr/2361893 (https://www.autopecasonline24.pt/lpr/2361893)
https://www.autopecasonline24.pt/abs/7710461 (https://www.autopecasonline24.pt/abs/7710461)
Confirmo que o VIN é de um B202R o que indica que tem 200cv.
Quanto ás bombas há duas possibiliades e depende dos nºs na chapa da caixa de velocidades:
ATÉ à caixa nº -D41692, a ref. a utilizar é a 8781189
DEPOIS do nº de caixa D41693- a ref. é a 4904579
Agora o que temos de ter em atenção é que nestes 25 anos o carro pode ter mudado de caixa.... por isso é que se pergunta os nºs que tem...
Aguardemos então...
OK.
Muito Obrigado.
Vou ver se passo no mecânico segunda-feira para verificar o nº da caixa.
Mas em principio deve ser esta,certo?
https://www.autopecasonline24.pt/lpr/2361893 (https://www.autopecasonline24.pt/lpr/2361893)
Sem nº de caixa não posso confirmar nada.....
Boa tarde,
Já verifiquei o nº da caixa,trata-se:
D64981
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...
- Dados da caixa de velocidades
Esses dados é tudo o que estiver numa chapa rebitada na daixa de velocidades...
Faltam informações Sergio... Desconfio de "adaptação" e preciso de saber
tudo o que está nessa chapa...
Ainda por cima tem um carro em periodo de transição...
Desculpa lá... mas é preferível perder mais tempo do que indicar uma peça que depois vai dar problemas e não se sabe o porquê
;)
Olá,
Obrigado pela resposta.
Na chapa da caixa dizia:
GM 754 02
D64981
Boa tarde José,
Antes demais muito obrigado por me estar a ajudar a resolver este problema.
Pela pesquisa que tenho estado a fazer pela internet e os contactos via e-mail vai ser difícil encontrar a peça que necessito pois a maioria não tem a peça em questão e os poucos que a conseguem falaram-me em valores estratosféricos!
Cumprimentos
Sérgio...
Fartei-me de partir a cabeça e pesquisar o máximo que consegui....
EM PRINCÍPIO, a bomba aux de emb do teu carro é a ref. 4904579.
O sítio mais barato que vi foi na Parts for Saabs
https://www.partsforsaabs.com/advanced_search_result.php?keywords=4904579&search_in_description=1&x=0&y=0 (https://www.partsforsaabs.com/advanced_search_result.php?keywords=4904579&search_in_description=1&x=0&y=0)
Fica em 163.00 Eur + portes
Eu disse em princípio porque neste teu caso, se trabalhasse na saab só conseguia ter a certeza dizendo ao cliente para trazer a velha e em cima do balcão ter esta referência e a outra seguinte para eliminar todas as dúvidas.
Isto porque em 1994, as bombas alteraram... (e os motores tb... passaram a ser os B204/B234 com os veios de equilibrio)...
E como o teu nº de caixa é alto, existe a possibilidade de eventualmente existir adaptação... como disse, em 25 anos de vida do carro pode acontecer muita coisa.
Por isso... e em principio, a referÊncia correcta para o teu carro é a 4904579.
Desculpa não ser mais específico mas existem estas situações... e outras que nem com o carro à frente se consegue resolver certos problemas...
;)
Ok,
Muito obrigado pela disponibilidade.
Eu tirei fotografia a peça,só não sei postar aqui mas posso enviar-lhe por e-mail.
A bomba retirada do carro não tinha referência...
Obrigado pela ajuda!
Já encomendei o bombite de embraiagem,consegui um preço semelhante em PORTUGAL.Agora é só aguardar para voltar a pôr o monstro na estrada!
;)
Boa noite,
O 9000 já rola!depois do investimento nas duas bombas de embraiagem...
Obrigado pela ajuda.
Agora o ponteiro do turbo deixou de funcionar mas o carro está a puxar bem...o que será?
O ponteiro do turbo é por vácuo...
O carro porta-se normalmente?
Sim,não notei diferença na resposta do carro...de notar que o carro esteve parado 2/3 meses.
Será sujidade na válvula APC???problema eléctrico ou simplesmente o ponteiro está preso....
De salientar que também senti uma pequena fuga na panela traseira mas isso não deve ter qualquer influência...
Deve ser alguma fuga na linha de vácuo que vai ao ponteiro
Ok.
É fácil de identificar a linha de vácuo?
Problema do ponteiro do turbo resolvido...
Tive a investigar hoje à tarde e descobri um tubo de vácuo desligado,voltei a ligar e o ponteiro já funciona...
Obrigado pela disponibilidade de sempre!
Abraço