Boas,
o ponteiro da temperatura do meu Tid está com um comportamento errático: ao desligar o carro, não volta para a posição de "descanso". Se entretanto o motor do carro arrefecer por não estar a ser utilizado, quando volto a ligar o carro e com o aquecer natural do motor, o ponteiro sobe mais até estabilizar com o atingir a temperatura normal de funcionamento. Isto repete-se sucessivamente se não retirar e colocar o fusível do quadrante, acção esta que faz o ponteiro retornar à posição de "descanso". Estranhamente, se desligo o borne da bateria sem mexer no fusível, o ponteiro permanece "pasmado", não volta à posição de "descanso". O marco dos 75000km ficou assim registado:

A rotação foi sempre no sentido dos ponteiros do relógio. Nessa altura ainda não tinha descoberto que o retirar do fusível do quadrante corrigia (provisóriamente) a situação pelo que o ponteiro aproveitou para "passear" o que quiz lololol
Alguém sabe o que poderá estar a originar isto? como poderei resolver? Sugerem trocar quadrante por outro usado? reparar o meu num especialista?
A bateria está boa, o carro pega bem?
É um problema comum. ainda não encontrei nenhuma solução definitiva. (Já pensei em por um interruptor em série com o fusivel)
Desmontar o quadrante e tentar colocar no sitio manualmente a ver se após montagem fica corrigido?
Para isso basta tirar o fusivel 4 que ele volta ao sitio
Viva,
JCPBatista, a bateria é nova pelo que creio que não seja essa a causa se bem que a marca não seja premium tipo Varta ou Bosch. A marca foi sugerida por serviço Euro Repair.
Tweety, também já pensei na solução de um "botão extra" mas custa-me estar a ir por uma adaptação ao carro.
Celso, "atacar" directamente ao ponteiro creio que não irá resolver pois o que acontece é que o mecanismo que o faz mexer não apresenta problema aquando da rotação no sentido dos ponteiros do relógio mas sim na rotação anti-horária quando desligo o carro (não roda) o que me faz pensar que se mudar a posição física do ponteiro, o problema persistirá com a agravante de que ao retirar o fusível, o ponteiro não retornará à posição de "descanso" correcta mas sim à induzida por mim.
Para já vou tendo paciência e vou tirando o fusível 4 de quando em vez para "zerar" o ponteiro.
Confirma se os pontos de massa estão limpos e sem oxidação. Penso que se encontram junto à bateria e no sentido oposto
Viva JCPBatista,
Eu limpei e apliquei limpa contactos na massa existente atrás do quadrante e também aquela que fica no compartimento motor entre a caixa de fusiveis/relés e a embaladeira do lado do condutor. Pela tua dica parece-me que me está a escapar outra ligação de massa ao chassis. Consegues descrever-me com mais detalhe esse ponto a que te referes?
Já vis-te o sensor de temperatura que está no corpo do termoestato? e o sensor de temperatura da rua está a dar valores certos??
o carro tem 4 sensores de temperatura
1 a frente no parachoeque
1 no tecto do carro ao pé do espelho
1 nos circuitos de circulação de ar condicionado do carro
1 no corpo do termoestato
Ao ligar a maquina ao carro e ler a temperatura do motor este vai ter a temperatura certa dos 90ºC
o que voce pode fazer é comprar um termoestato novo (caro) ou comprar um sensor de temperatura (barato) mas para saber qual é vocÊ tem de ter o carro quente e ler com uma maquina de diagnostico.
Depois de ter a maquina ligada vai ao motor e desliga uma ficha até perder o valor da temperatura do motor e ai descobre .
Por experiencia propria no corsa 1.5 Td o sensor ou interruptor que fica agarrado ao radiador perdeu propriedades ou seja qdo era novo fazia trabalhar a ventoinha aos 90ºC mas com o passar dos anos a qualidade do material no interior do sensor foi-se perdendo e este já so fazia ligar a ventoinha aos 100ºC
por isso é provável que o sensor esteja a dar informação errada a centralina.
Qdo voce retira o fusível voce faz um reset e ela vai buscar o valor padrão que está na EEPROM gravada inicialmente depois começa a comparar com os valores que vem do sensor.
verifique também se nao tem fios trilhados ou descarnados na ficha dos sensores de temperatura.(da frente e do termoestato)
se voce usar uma maquina de diagnostico vai dizer que o sinal tem a tensão elevada ou a tensão baixa.
o que isto quer dizer é que o fio que dá o sinal está em contacto com a chapa e o sinal é baixo
ou o fio está trilhado descarnado com o outro fio dentro da manga tubo de plastico e o sinal é alto.
siga a ficha puxe os fios para fora e veja o estado deles se precisar de manga reticulada é só passar numa casa de eletricidade que eles tem igual.
http://www.uksaabs.co.uk/UKS/viewtopic.php?f=2&t=187292 (http://www.uksaabs.co.uk/UKS/viewtopic.php?f=2&t=187292)
Obrigado Schmith,
A cablagem que verifiquei não pareceu danificada e os valores dos sensores de temperatura não parecem errados. Parece mesmo que o problema está no motor do ponteiro, que por algum motivo não executa o movimento para o "zero" quando desligo o carro. Ainda não sei bem como resolver este ponto dado que os electricistas a que fui na zona de Lisboa, nenhum mexe nestes quadrantes Saab...
:/
Lembrei-me de mais uma dica que é mais dificil...
pode ser o regulador de tensão tipo o LM7810 ou assim parecido que de um certo valor nao consiga dar tensão ao ponteiro ou seja,
o carro frio com a chave na ignição ou a trabalhar a apresentar ZERO graus o motor do ponteiro deveria estar a receber tipo 1.5V para se manter naquela posição quando a temperatura sobe para 45 deve receber uns 2.5V e por ai fora se este regulador marar pode afectar isso
https://www.youtube.com/watch?v=hBdJ5fwOmAA&t=307s (https://www.youtube.com/watch?v=hBdJ5fwOmAA&t=307s)
atenção aos pinos equivalentes e os integrados equivalentes
Obrigado pela dica contudo para mim é uma espécie de magia negra hehe he.
Esta questão ainda não foi resolvida e aborrece-me bastante. Tenho protelado porque me custa imaginar gastar um dinheirão com alguém que vai "aprender" de electricista Saab com o meu carro... vamos ver o que consigo.
Abraço,
Carlos