Se na eventualidade de terem que reparar a caixa de velocidades do vosso SAAB 9000 falem com o vosso mecanico para fazer estas alterações de reforço.
1. alteração - anilha de esmagamento - crush sleeve
O Part number que a SAAB tem para os 9000 é este
Article : Sleeve (antiga, cilindro e anilha não conica)
PartNo : 8734477
Usage : 1998-2002
O Part number que a SAAB tem para os 9-3 SS (caixa mais resistentes e que aguentam mais binario) e 9-5 (apartir de 2006)
Article : Sleeve (Nova, cilindro e anilha conica)
PartNo : 55352125
Usage : 2003-
Se pedirem a um revendedor autorizado de peças pela anilha de esmagamento quando ele for ver no EPC vai-vos indicar a peça antiga, nunca a nova pois é isso que esta no EPC. Peçam sempre o novo Part Number mesmo que vos digam que não é o indicado.
Peça nova é a da esquerda


ao usarem a antiga o que acontece muitas vezes é ela partir e pronto la vai a caixa para o lixo

2. alteração - reforço da 3 velocidade
Para reforçarem a 3 velocidade tem que levar o veio primario a um torneiro para ele tirar o excesso que la esta, desta forma podem montar a anilha (miolo) que ja é uma melhoria introduzida nas caixas dos 9-3 / 9-5
Part Number da anilha é o 90490955
Veio dos 9000 é o de cima, Veio dos 9-3/9-5 é o debaixo


a anilha propriamente dita

peça numero 7, os 9000 so tem o freio de origem (peça 8 )

3. alteração reforço do aperto peça 4 no desenho (não sei o nome)

O principal problema é que a peça é simplesmente apertada por um parafuso, e a rosca do parafuso fica a tocar na peça. A rosca vai-se desgastando e por consequinte vai ganhar folga.
A forma de ultrapassar este problema é abrir um buraco mais largo para introduzir um casquilo e apertar depois o parafuso dentro do casquilo.
Parfuso e Buraco Original



Varias fotos do processo de reforço







Informação recolhida online
http://www.genuinesaab.com/psi/gearbox.htm (http://www.genuinesaab.com/psi/gearbox.htm) - Nick Taliaferro
http://www.uksaabs.co.uk/UKS/viewtopic.php?f=32&t=74303&start=40#p735761 (http://www.uksaabs.co.uk/UKS/viewtopic.php?f=32&t=74303&start=40#p735761) - Faero
http://www.uksaabs.co.uk/UKS/viewtopic.php?f=32&t=83475#p772028 (http://www.uksaabs.co.uk/UKS/viewtopic.php?f=32&t=83475#p772028) - Faero
esquece os meus comentários sobre a velinha pela tua transmissão :)))
BTW EXCELENTE (e o tes que faça quando arranjar uma, já agora, sabes quantos mm's furaram em cada coisa? assim passava a instruções exactas)
abraços
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esquece os meus comentários sobre a velinha pela tua transmissão :)))
BTW EXCELENTE (e o tes que faça quando arranjar uma, já agora, sabes quantos mm's furaram em cada coisa? assim passava a instruções exactas)
Não faço a minima, dei as instruções a quem me reparou a caixa em quem em confio plenamente
Claro que tinha de demorar... Isso ficou O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 E assim já podes "carregar" á vontade... É um dos upgrades futuros ao Aero Kamuma :D
Abraço
Se aos reforços que mencionem adicionarem o LSD da quaiffe evitam ainda mais problemas de caixa pois a transmissao sofre muito menos pois nao tem perdas/ganhos bruscas/os de tracção
Esqueçi-me de mencionar que a alteração 1 tambem é valida para:
- 9-3 ate 2002
- 9-5 ate 2005
a alteração 3 é valida para todas as caixas de velocidade SAAB
so me faltou uma informação...
Na abertura da caixa sabes quais as peças que se deve de mudar de desgaste?
tipo a porca do final, anilhas sincronizadoras, etc?
isto para encomendar tudo de uma vez como tínhamos falado.
já tinha saudades de ler um post útil :D
Resta salientar apenas que este serviço é mais de prevenção do que de reforço...
tendo em conta que os maiores problemas nestas caixas não é elas serem fracas e aguentarem pouco binário... mas sim as folgas que ganham que faz com que partam...
Muita atenção à porca que aperta no veio principal... se desmontarem é necessário confirmar que esteja bem apertada e se possível colocar cola ou freio para que não desaperte...
Abraço
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so me faltou uma informação...
Na abertura da caixa sabes quais as peças que se deve de mudar de desgaste?
tipo a porca do final, anilhas sincronizadoras, etc?
Cada caixa é um caso, e o que tem que ser mudado não é linear. O mecanico que faz a reparação tem que avaliar o que é necessario
Hummm... ah caralh.... aííí!!! anda um gajo sempre com o coração na mão por causa da caixa... finalmente uma maneira de reforçar! yooooohooooooooo!! parabens e obrigado Smap!!!
Caixa reforçada... óleo sintético... embreagem Viggen... hummmmm... :) :) :) :) :)
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Registe-se or Logue-seCaixa reforçada... óleo sintético... embreagem Viggen... hummmmm... :) :) :) :) :)
Ja te disse anteriormente, a embraigem do Viggen aguenta 450 Nm a mesma coisa que a embraigem original que tens
Ja agora para qual a função da anilha de esmagamento eu explico.
A anilha de esmagamento serve para manter a afinação de todos os carrectos do veio primario, e apertada com um valor em Nm quando se esta a afinar a caixa.
Claro que conseguem perceber que quando a mesma parte e fica no estado da foto em baixo todos os componentes da caixa ficam com folga que leva a destruição da caixa de velocidades
Boas.
Uma dúvida...
Não a vou tirar por Pm ou mail porque pode ser a futura dúvida de outro membro...
Só para ver se percebi...
A "Anilha" que tu referes que devemos actualizar:
Article : Sleeve (Nova, cilindro e anilha conica)
PartNo : 55352125
Usage : 2003-na Verdade é um kit, certo (conforme sublinhado na discrição)?
O cilindro e aquela outra "peça em cima":

E... essa tal "peça em cima" que será a anilha cónica, após esmagada então fica com o aspecto real de uma anilha da próxima foto, certo?:

Se alterou a anilha, tamanho e até é preciso levar o veio ao torneiro...
não alterou a força e graus de aperto?
Sei que a parte fulcral da boa reparação destas caixa é aperto da porca final, sei que é preciso uma balança e chave própria (pelo que sei só ha 2 cá no norte, salvo o erro)...
Se assim é... a força de aperto não será alterada com materiais diferentes?
Abraço
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Boas.
Uma dúvida...
Não a vou tirar por Pm ou mail porque pode ser a futura dúvida de outro membro...
Só para ver se percebi...
A "Anilha" que tu referes que devemos actualizar:
Article : Sleeve (Nova, cilindro e anilha conica)
PartNo : 55352125
Usage : 2003-
na Verdade é um kit, certo (conforme sublinhado na discrição)?
O cilindro e aquela outra "peça em cima":

Sim encomendas um Part Number que é o conjunto do cilindro e da anilha
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E... essa tal "peça em cima" que será a anilha cónica, após esmagada então fica com o aspecto real de uma anilha da próxima foto, certo?:

A peça da desta foto nao tem nada que ver com a anterior isso é uma anilha que existe nas caixas de 9-3/9-5 mas que não existe nas caixas de 9000. Para pores essa anilha que vai reforçar o carreto da 3ª velocidade teras que levar o veio a um torneiro para ele alterar para poderes usar a anilha
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Se alterou a anilha, tamanho e até é preciso levar o veio ao torneiro...
não alterou a força e graus de aperto?
Sei que a parte fulcral da boa reparação destas caixa é aperto da porca final, sei que é preciso uma balança e chave própria (pelo que sei só ha 2 cá no norte, salvo o erro)...
Se assim é... a força de aperto não será alterada com materiais diferentes?
A força de apero sera a mesma, nao muda. Mas pelo que me lembro isso nao tem um aperto certo, tem uns valores entre os quais deves de apertar e quem esta a montar a caixa tem que perceber se esta a apertar de mais ou não tendo em conta o trabalhar dos carretos.
Fontes seguras, do qual não divulgarei o nome (Veloso) disse-me que todo o segredo da caixa do 9000 é o aperto, que tem que ser apertada numa balança própria a 1.5kg, caso contrário, se for demasiada apertada, dá caca dura, se não for suficientemente apertada, tambem dá caca da grossa, depois de apertada não se pode desapertar nada, senão o cónico, que já está esmagado, não vai ficar sobre pressão e dar folga anormal a caixa. Má manutenção de caixa fez com que o fp9000 partisse a fm57101 do ex-aero dele.
Já ando a cheiricar sobre o assunto porque vou ter que rever a sincro na minha... ;)
Abraços
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Fontes seguras, do qual não divulgarei o nome (Veloso) disse-me que todo o segredo da caixa do 9000 é o aperto, que tem que ser apertada numa balança própria a 1.5kg, caso contrário, se for demasiada apertada, dá caca dura, se não for suficientemente apertada, tambem dá caca da grossa, depois de apertada não se pode desapertar nada, senão o cónico, que já está esmagado, não vai ficar sobre pressão e dar folga anormal a caixa. Má manutenção de caixa fez com que o fp9000 partisse a fm57101 do ex-aero dele.
Sim, mas aqui trata-se de um sistema mais recente usado nas caixas de 9-5 apartir de 2006 e usado em todas as caixas de 9-3 SS.
O sistema antigo no meu entender (e no de muita gente) não é tão bom quanto o mais recente, dai ter usado o sietma mais recente na reconstrução da FM57 que tenho no meu 9000
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E... essa tal "peça em cima" que será a anilha cónica, após esmagada então fica com o aspecto real de uma anilha da próxima foto, certo?:

A peça da desta foto nao tem nada que ver com a anterior isso é uma anilha que existe nas caixas de 9-3/9-5 mas que não existe nas caixas de 9000. Para pores essa anilha que vai reforçar o carreto da 3ª velocidade teras que levar o veio a um torneiro para ele alterar para poderes usar a anilha
Qual o part number dessa anilha então?
podes acrescentar ao teu tópico sff?
Outra coisa que se deve de mudar sempre são os rolamentos da caixa, ainda estou a tentar perceber quantos e quais são...
pelo que pude apurar nos meus únicos 20 minutos de sossego de hoje... existem 6:
2 iguais no diferencial
2 no veio secundário
2 no veio principal, 6 no total...
tenho ver melhor para ter certezas... tendo deixo aqui o part number da porca que temos que colocar nova obrigatoriamente e dos rolamentos
LOL
desta foi o TES0 a levar bocas por ler na diagonal
e ele bem precisa de ter cuidado com a caixa
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desta foi o TES0 a levar bocas por ler na diagonal
Eu sempre disse que bastava esperares um pouco, mas tambem tem direito a se enganar :D
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desta foi o TES0 a levar bocas por ler na diagonal
Eu sempre disse que bastava esperares um pouco, mas tambem tem direito a se enganar :D
eu sei, quem julgas que me meteu os tubos de cima e de baixo da APC invertidos?
mas houve duas atenuantes
1. invertido pode agradar a alguns
2. andamos não sei quanto tempo às voltas de uma tampa de suporte de papel higiénico
3. ... eu estava a falar
mas eu ri-me nesta porque é um tema que deve ser de particular interesse para quem partiu já uma... reforçar para não rebentar... outra
Em relação a este assunto SMAP, a folga que falas na caixa é perceptível na condução?
Isto é, por exemplo, quando alivias e voltas a carregar no acelerador sentes aquela folga como se de uma homocinética com folga se tratasse? É isso?
Sinto essa folga e tenho a percepção que se trata de algo interno na caixa e não nas transmissões dado que já substitui as homocinéticas.
Abraço.
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Em relação a este assunto SMAP, a folga que falas na caixa é perceptível na condução?
Isto é, por exemplo, quando alivias e voltas a carregar no acelerador sentes aquela folga como se de uma homocinética com folga se tratasse? É isso?
Sinto essa folga e tenho a percepção que se trata de algo interno na caixa e não nas transmissões dado que já substitui as homocinéticas.
Eu sou preventivo ...
Eu nunca tive um problema desses, nem com a caixa original FM54 e com a FM57 que reparei antes de por no 9000 fiz este procedimento para evitar dar cabo da caixa com a descarga do 19T
Ok!
Eu noto isto não só no meu mas nos outros também, uns mais e outros menos.
No meu T16 sentia isso... era folga no diferencial...
Acabei por trocar a caixa toda e resolvi o problema...
Quase que tens que fazer ponto de embraiagem em todas as velocidades para não sentires o "bater" dos carretos, não é?
Abraço
Ai sim? Pá, ainda não está tipo isso mas ao acelerar e tirar logo o pé, voltando a acelerar posteriormente sente-se essa folga.
Como disse, noto muito isso nos 9000, uns mais outros menos. Não há solução sem ser trocar caixas por outras usadas até estas darem o berro?
A minha andou anos assim, nunca deu o berro, mas era um desconforto tremendo e o desgaste da embraiagem que durava 100.000 kms :P
Por isso troquei-a...
Claro que podia reparar a caixa e gastar dinheiro nisso, mas troquei por uma usada que me custou 100€ e estava muito boa.
Abraço
No meu caso foi "pedrada" a mais......os carrectos (os 2) da 5 ficaram assim.
(http://i87.photobucket.com/albums/k157/darioglv/IMG_0644.jpg) (http://s87.photobucket.com/user/darioglv/media/IMG_0644.jpg.html)
A pessoa que me reparou a caixa , foi a mesma que me preparou o motor , disse que em todo o tempo que trabalhou na SAAB nunca tinha visto nada assim.... :o
Ficaram tao lisos como a minha cabeca!
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No meu caso foi "pedrada" a mais......os carrectos (os 2) da 5 ficaram assim.
A pessoa que me reparou a caixa , foi a mesma que me preparou o motor , disse que em todo o tempo que trabalhou na SAAB nunca tinha visto nada assim.... :o
Ficaram tao lisos como a minha cabeca!
A tua caixa tem uma construção diferente pois é pre-94, não sei até que ponto isto se aplica.
O carreto da 5ª nos 2.3 (1994-98) costuma ganhar folga na zona que toca o veio primário