Quem tem um SAAB a gasolina com turbo por certo já terá tido/visto/ouvido de pernes partidos na cabeça do motor.
Eu deparei-me com este problema e não querendo usar os metódos mais comuns/conhecidos de retirar os pernes da cabeça:
Metódo 1 - tirar a cabeça do motor fora e soldar um ferro á ponta do parafuso para depois desapertar a ponta que ainda esta dentro da cabeça
Metódo 2 - com a cabeça do motor montada, soldar um ferro á ponta do parafuso para depois desapertar a ponta que ainda esta dentro da cabeça
Metódo 1 tem riscos de dar cabo da cabeça com ao soldar e sobretudo custos elevados visto que tem que tirar a cabeça de motor fora
Metódo 2 tem riscos de dar cabo da cabeça com ao soldar
Descobri outro metodo que apliquei com 100% de sucesso.
Basicamente tem que fazer 2 peças que depois usam no colector de escape no buraco do perne partido. Estas peças serão usadas como guias para o furo que vão fazer no perne, para depois usarem um "saca-parafusos".
Atenção: devem de usar brocas de cobalto para furarem os pernesFicam aqui as fotos com as explicações visto que uma imagem vale 1000 palavras :D
Esquema para fazer as peças que serviram de guia

Peças para usar como guia

Peça para usar como guia no colector

Furando o perne

Perne furado com broca de 3mm no centro do mesmo


Perne ja retirado usando um "saca-parafusos"




podias ter feito duas peças de guia quando fizeste uma...
ficava bem no veloso
mas boa ideia, muito boa mesmo
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podias ter feito duas peças de guia quando fizeste uma...
ficava bem no veloso
mas boa ideia, muito boa mesmo
Ve lá agora se quando alguem tiver um problema semelhante tenho que ir ajuda-lo a PORTUGAL ...
Se estou a publicar isto é para partilhar conhecimento, o trabalho os outros que o façam :)))
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podias ter feito duas peças de guia quando fizeste uma...
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É como os tapetes... Não é o smap que os faz, apenas os vende :))) :))) :)))
Agora a sério, muito bom trabalho smap... Por acaso foi-me util quando montamos o motor do meu pois ficaram lá uns 2 pernos e foi assim que sacámos...
Abraço
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Abraço
usaste o dele?
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Abraço
usaste o dele?
Claro que não o meu esta ca em Munique, simplesmente usou o mesmo metódo
então ele tem uma guia?
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então ele tem uma guia?
Queres mesmo que responda? se ele disse que usou este metódo ...
Teco...
pegas na primeira imagem do smap e vais a um torneiro..
ele faz-te as guias em 10 minutos... se tiver com paciência para te aturar :D
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Teco...
pegas na primeira imagem do smap e vais a um torneiro..
ele faz-te as guias em 10 minutos... se tiver com paciência para te aturar :D
sempre a bater no esquilo :(
MIIIIC! ++P
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Teco...
pegas na primeira imagem do smap e vais a um torneiro..
ele faz-te as guias em 10 minutos... se tiver com paciência para te aturar :D
Acho que faz em 5 minutos para nao aturar as teorias codificadas do
teco
Ou então envia pelo correio... lolollol
abraço
Referente aos Pernes de escape existe outra opção aos de origem, que alem de mais baratos são mais resistentes.
porque é que os pernes partem?
Devido aos aquecimentos que leva, oxidação e colarem/fundirem com o restante material.
Os pernes podem ser em Ferro ou inox.
Os de inox não são recomendados pelo inox absorver mais o calor, fundindo com o material (óbvio na parte do turbo porque a colaça é aluminio). Contudo não oxidam tendo uma maior resistência.
os pernes não partem só quando lhes mexemos, os do escape especialmente é comum partir ao fim de alguns anos / quilómetros (muitos).
A solução que existe é pernes galvanizados.
Como sabem a galvanização é um processo de revestimento de um metal por outros mais nobres pelo método de eletrodeposição.
Galvanização Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Galvanoplastia)
A vantagem destes pernes é:
- serem resistentes à oxidação
- estarem protegidos pelo material revestidor
- terem ponta para chaves umbraco
ou seja...
- não vão fundir por não serem inox.
- mesmo que colem, pode-se desapertar partindo o material revestidor, saindo na mesma o perne
- não precisamos de usar porca-contra-porca para apertar e desapertar o perne
Neste caso, alem de protegidos, são de resistência 13 superiores aos originais.
Alem de ser importante a escolha dos pernes, é igualmente importante a utilização de massa de cobre. A massa de cobre (dourada) aguenta perto de 1000º impedindo assim que os pernes venham a colar / fundir para facilitar futuras remoções.
Atenção ao excesso de massa, a força de aperto fica completamente alterada devido à lubrificação podendo partir o perne ou rosca.
No que toca a porcas (não são as da imagem) é imperativo que se coloque porcas novas sempre que são desapertadas... as porcas têm um freio na ponta que é destruido ao desapertar, podendo ficar o colector ou turbo soltos ao fim de alguns quilómetros.
Deixo 2 fotos, depois tiro umas melhores:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=1692)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=1693)
Abraço
Onde arranjas os pernos galvanizado?
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Onde arranjas os pernos galvanizado?
Será num "galvão"? O:-) :)))
Não resisti... :)| :)|
Abraço
A última vez que fiz uma piada dessas a posta evaporou, portanto...
VOCÊ É O ELO MAIS FRACO!
ADEUS
Não é por nada... Mas foste comigo comprar-lo Miguel...
Na casa de ferragens entre Alfena e o Maia Shopping...
Onde compraste também o wd40...
Que até estive a ver as caixas de ferramentas...
Abraço
Miguel? Quem é o Miguel?
A caixa de ferramentas? Já tens uma que por sinal é muito boa mesmo... E custou-te "caro" O:-) O:-)
Abraço
Miguel = Teco...
Na altura em que lá fui com o Teco não tinha ainda a caixa de ferramentas, foi antes do natal.
Abraço
Movido para a secção correcta... DIY.
após procura de 20 minutos :)
Abraço
Bom, queres juntar o problema de não caber a broca?
Do género comprem brocas só de X cms
Eu ia explicar com fotos o porquê de este método não funcionar nos 9000...
mas estás com pressa, visto que te expliquei por alto via telemóvel... força :)
explica então tu.
ou isso era uma mensagem unicamente para mim?
se sim, existem PM´s e Chat :)
Abraço
Tes dixit que não consegue enfiar a broca dura
Quando é uma mais curtinho e mole cabe, mas não entra, demasiado mole para o trabalho em causa
Procura agora uma boca dura e curta, senão vai ter de desmontar os fundos para lá ir com a grande e dura
E foi ele que pediu para explicar, factualmente é. Exacto o que digo é eledepoksndira de forma menos humoristica
Alem de não teres percebido o que te disse por telefone...
não sabes explicar o que estas a dizer...
tenho brocas de cobaldo e Hss... não tem haver com a dureza...
e... o meu problema é mesmo das brocas de cobalto serem curtas!!!!
portanto, quando poder tirar fotos explico aqui a razão...
Abraço
pervebi ao contrario, que não chegavam por serem demasiado compridas...
o esquilo errou (mais uma vez)
não é no errar que está o problema...
é na precipitação e "ter que postar algo" :P
por isso respondi o que respondi :)
Abraço
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não é no errar que está o problema...
é na precipitação e "ter que postar algo" :P
por isso respondi o que respondi :)
Abraço
Não, era inicialmente para não te esqueceres de apresentar o problema que encontraste.
Depois foi tentar descrever de forma divertida, e a tua solicitação.
Esta deve ser a única coisa que vou postar hoje (salvo alguma pergunta que sinta que posso ajudar)
Igualmente nos próximos dias e semanas. Se até nesta fui mal entendido mais vale pre reformar-me.
Andas "arreliado" teco... :)| :)| :)|
Os teus posts são sempre bem vindos, ás vezes é que não se entendem bem pois vêm em lingua dos esquilos. Anda lá, não amues... ;)
Abraço
Teco, não te preocupes ...
O TesZero de vez em quando tambem lé coisa na obtusa e escreve na obliqua ... é só esperares um pouco e depois não descanses e dá-lhe :)| que ele merece :D
obrigado pela solidariedade. :)
e para não ser OT
um detalhe sobre a extracção que pode ajudar
http://reparaciones.about.com/od/interiorhomerepair/ss/screw_extractor.htm (http://reparaciones.about.com/od/interiorhomerepair/ss/screw_extractor.htm)
Hooooo florzinha de estufa....
sabes muito bem que as pessoas que prezo digo o que penso, já falamos disso varias vezes pessoalmente...
Muitas pessoas desligo a audição quando estão a ser chatas, porque simplesmente as ignoro...
a ti (e ao smap) digo-te frontalmente quando estas a ser chato, simplesmente por não te ignorar...
Quanto ao teu link, se vires o post inicial do smap, é exactamente isso que estou a usar.
Não tenho tido tempo para ir a minha casa tratar deste assunto :(
mas já comprei mais umas ferramentas, vou ver se consigo tirar aquilo.
Depois de conseguir vou publicar os problemas com que me deparei e como os superei, sabes que tiro fotos a tudo :D
Não leves a mal... senão... se amuares... só tens um remédio...
"desamuar" :P
porque beijos não te dou... (sei bem que é para esses lados que a conversa vá...)
contudo tenho te a agradecer a vontade de ajudar, como sempre, és das pessoas mais disponíveis que conheço :)
Abraço
Agora para finalizar, um jantar á das velas para o teco e o TesZero... Quem apoia? >:D
Abraço
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Agora para finalizar, um jantar á das velas para o teco e o TesZero... Quem apoia? >:D
Abraço
desde que não sirvas vestido de criada francesa acho bem...
Tes, e eu sei que é do que falaste na primeira posta, mas como havia tanto detalhe naquela pode ajudar a clarificar quem o faz.
E sim, podes chamar chato, mas primeiro confirma se há qualquer coisa aproveitável.
p.s. se precisares que vá buscar + qualquer coisa diz
boas ... retomando á conversa dos pernos , costumo tira-los soldando uma porca á ponta do perno que fica na cabeça , depois para evitar problemas aplicam-se porcas em cobre como vem por exemplo nos mercedes , sai sempre direitinho !!! O0
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boas ... retomando á conversa dos pernos , costumo tira-los soldando uma porca á ponta do perno que fica na cabeça
Eu conheço esse metodo, mas para mim que não sei soldar nem tenho maquina descobri o que está aqui explicado e ja me safou no 9-3 da minha mulher
Quim, o maior problema é quando eles ficam partidos dentro da cabeça e não consegues soldar lá nada, tal como aconteceu no meu...
Abraço
Este método resulta sempre , pode é por vezes o sitio não ser o melhor para trabalhar , também só o utilizo em ultimo recurso , depois do macho saca pernos partir e o perno nem se mexer ,pois nem sempre tenho o aparelho de soldar por perto , quando eles estão lá no fundo também dá , têm de ser é com electrodos próprios , que agora de repente não te sei dizer o nome , em que a chamada carepa vai protegendo a rosca..
Agora ultimamente em vez desses machos extratores que tens na fotografia utilizo um bit torx 1/4" , os machos mais finos partem com facilidade por serem muito duros , á mínima torção " PEC " lá se foi um , assim faço um furo e conforme o furo escolho um bit torx 1/4" , entalo-o com umas pancadinhas e normalmente sai rodando com o roquete de 1/4" , por vezes não sai á primeira e tenho de passar para o bit da medida a cima !!! A ideia do SMAP é das melhores e está muito bem explicada ,eu só quis juntar mais uma possível solução para o problema ... O0
essa do bit rox também é muito boa :D
ele fica cravado e ainda por cima podemos aplicar o roquete.
ao dares as pancadinhas para o cravares no perno também estás a soltar o perno :D
muito bem pensado :D :D :D
Obrigado pela informação.
Abraço
Por vezes temos de improvisar , e descobri que se consegue fazer mais força com o bit torx do que com os machos de sacar , para além de que se o partires sai bem mais barato .... O0
Depende... se for da Beta ou da Facon pode não sair mais barato :)
Improviso é o nome do meio dos membros do SAABsPORTUGAL :P
por vezes vejo-me obrigado a desenrrascar e... lá vou conseguindo me safar a mim e outros :D
Mas a trocarmos as ideias é que aprendemos :D
essa do Bit torx ficou registada :)
Abraço