Este tópico tem como objectivo esclarecer como se pode eliminar o sistema EGR (Exhaust gas recirculation) num sistema de injecção Jetronic.
Este sistema era bastante usado em carros antes de aparecerem os catalisador e usado hoje em dia em carros Diesel.
O propósito é enviar novamente para a admissão os gases já queimados do escape reutilizando-os.
Benefícios do sistema:
- menos poluição
Prejuízos do sistema:
- Ar mais quente na admissão, menos potência
- ar mais sujo na admissão e consequentemente na câmara de combustão e válvulas também
Retirar tubo de admissão para podermos chegar de baixo do colector de admissão (vermelho) e desapertar a válvula egr e tubo(azul)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=2960)
Tubo de recirculação já fora do carro desapertado em ambas as partes.
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=2961)
Através da válvula egr fazer uma junta cega e junta em cartão para substituir a válvula.
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=2962)
Assim é como o sistema está montado no motor. Gases circulam do escape até à válvula de egr acoplada por baixo do colector de admissão
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=2963)
Aqui tudo o que precisão... O parafuso usado nos carros Trionic ou com catalisador para fechar o orificio do escape, Junta cega metálica + junta de cartão, sensor de temperatura. Eu optei por cortar as ligações do meu sensor de temperatura tornando-o um parafuso comum.
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=2964)
já tudo montado, como vêm fiquei com um tubo de vácuo tapado que activava a válvula egr. É só seguir as tubagens e eliminar as excedentes do sistema.
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=2965)
Aqui a parte dos colectores já com o novo parafuso.
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=2966)
Abraço
2 questões
1. e nos pós 92?
2. não tem algumas vantagems como carro frio?
1. pós 92 não usam Egr... usam catalisador... catalisador fora...
2. Não. eu até uso gpl como podes ver nas fotos... e em menos de 3 min no inverno estava a gpl, logo... a mais de 25º.
Abraço
Humm
Tenho de tratar disto O0
Obrigado.
Boas
Estou também a pensar em retirar (tamponar) a Egr do meu 9000...
Para não alterar muito os componentes do carro, estava a pensar em tamponar o acessorio que está enroscado no colector de escape, ligando na mesma o tubo do sistema... visualmente ficava tudo original, só que os gases de escape deixavam de circular para a admissão...
Haverá algum inconveniente em fazer a alteração desta forma ?
Obrigado
Funcruiser
não tens qualquer inconveniente... muito pelo contrario... é menos lixo no motor...
se fosse a ti mandava fazer uma junta cega como nas fotos em cima e tamponava em cima, ficará muito mais discreto... montas tudo igual, mas com a junta cega entre o coletor de admissão e a válvula de erg. :)
Abraço
Boas
Obrigado TesZero...
A mim é muito mais facil tamponar o acessorio que faz a ligação colector de escape ao bicone do tubo Egr e também fica muito discreto, ninguém consegue ver que a passagem foi tapada..
A junta cega tb. é facil fazer, mas o acesso á montagem é mais complicada, e o resultado final penso ser o mesmo..
Funcruiser
O acesso não é difícil, é mais por ficar mais escondido, mas sim, o resultado é o mesmo... o importante é evitar que os gases de escape cheguem à admissão.
Abraço