Aditivos Óleo
Existem muitos aditivos de óleo comercializados, podemos encontrar na Norauto ou até em superfícies comerciais tipo Continente e Jumbo.
O que estes aditivos dizem fazer é basicamente diminuírem o atrito aumentando a lubrificação e baixando o consumo. Com isto dizem diminuir o desgaste do motor.
Embora estes aditivos digam ser muito bons... porque é que as marcas não os recomendam?
alem disso... porque dizem nos próprios manuais para o evitarem?
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=2948)
Exemplo do manual do Saab 9-5 de 2005 (era o que tinha à mão)
O segredo destes aditivos é usarem como principal composto "Polytetrafluoroethylene" (http://en.wikipedia.org/wiki/Polytetrafluoroethylene)(nem sei como se chamará em Português... lol) bem... chamemos-lhe Teflon... Teflon é uma das marcas desse mesmo produto.
Este produto é adicionado no aditivo e tem como função cobrir as peças de fricção do motor.
É comum encontrarmos este produto por exemplo em frigideiras anti-aderentes conforme podem ver no link que deixem 2 parágrafos acima.
Se o "teflon" cobrisse somente pistões por exemplo, peças que estão sobre stress mecânico seria óptimo... Contudo o produto circula por todo o sistema de óleo, incluindo micro condutas, touches hidráulicas, e paredes do motor... A probabilidade de ir tapando esses mesmos orifícios é grande, fazendo assim baixar a pressão de óleo... Obviamente isso não é bom para o motor... baixando a pressão do mesmo estamos a descurar a lubrificação do motor.
Li alguns testes sobre estes produtos, a maioria comprova que a publicidade não é enganosa... realmente a ficção baixa, o consumo baixa e a cavalagem sobe... mas não dizem que o desgaste também aumenta... assim como baixa drasticamente a pressão do óleo... ou mesmo que a contaminação de ferro no óleo duplica...
Se "teflon ou Zinco fossem realmente necessários no óleo do nosso motor... porque é que marcas premium de óleos como a Mobil não colocariam logo de fabrica esses componentes nos seus óleos?
Em suma....
Usem um bom óleo de motor, 100% sintético...
Caso tenham fugas de óleo, folga de segmentos... abram o motor e coloquem o motor como deve de ser... nem sempre no poupar está o ganho... Um bom óleo irá prevenir que esse tipo de manutenção drástica aconteça muito, mas muito mais tarde do que se usarem um óleo mineral / semi-sintético ou de baixa qualidade...
Aditivos Gasolina
Por normal os aditivos de gasolina não passam de detergentes que permitem limpar as tubagens e injectores.
Fica mais barato comprar um desses aditivos do que retirar os injectores e mandar limpar... óbvio...
Mas se eles conseguem eliminar a sujidade, o que farão às tubagens de borracha e O-rings dos injectores?
Não é que não sejam eficientes, muitos deles funcionam bem, especialmente em carros diesel com remoção de fumos...
Contudo o barato, mais uma vez pode sair caro... caso tenham a tubagem de combustível ou o-rings resequidos, junta de colaça a precisar de ser trocada... imaginam a despesa que vão ter por causa do uso de um produto abrasivo?
Por vezes os carros custam a colocar a trabalhar de manha (ou depois de longos periudos de tempo), normalmente este problema está associado a válvulas anti-retorno com a membrana de borracha resequida/danificada. Assim como o-rings dos injectores ou qualquer outro componente que evite a entrada de ar no sistema de combustível baixando o a pressão existente no mesmo.
Ao colocarmos o carro a trabalhar o combustível tem que chegar da bomba até aos injectores. Se tiver ar ou falta de pressão teremos que dar mais vezes à chave até que chegue lá o combustível para ser queimado. Por vezes sem sucesso devido ao estado de degradação destes vedantes.
Pela lógica, se com o tempo o material já se desgasta, compensará ainda usar detergentes abrasivos no sistema de combustível?
A minha opinião é de que não... penso que esse dinheiro deva ser aplicado de longe a longe 50.000 - 50.000 ou até mais um pouco numa limpeza eficiente de injectores com troca de o-rings e filtros.
Desta forma têm garantias de que os injectores estão realmente limpos, com o débito uniforme entre todos e testados a nível de eficiência.
Podem para aumentar o tempo entre manutenção de injectores e limpeza de todo o sistema utilizar combustível de qualidade e evitar bombas "low-cost" onde a mudança de filtros não é regular ou existe probabilidade de contaminação, com água por exemplo.
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esta é a minha opinião sobre aditivos de óleo e combustível, caso queiram acrescentar ou corrigir algo é favor de postar comentário :)
(não li antes de postar, saio daqui a 2 minutos... fui :P )
Abraço
Nessa perspectiva é de.fugir desses produtos....
Saindo
Sim... é a minha opinião... a nao ser que o carro ja esteja tão mau que "seja o que deus quiser". Contudo reforço, é a minha opiniao, se divirgir de alguem pode sempre apresentar o seu ponto de vista
na minha expeiencia os de teflon no óleo sentiam-se bem (pelo menos o slick 50) e usei regularmente no crx sem motivo de queixa e com agrado (e andei 8 anos com ele e estava impecavel quando foi)... talvez haja motores mais sensiveis a entupimento que outros e o risco deve existir..... talvez seja pior nos mais modernos, maior precisão, menos folgas, canais mais estreitos, enfim.
nos detergentes para combustível penso que não seja dificil encontrar detergentes que não prejudiquem as borrachas, abrasivo não deve ser, pode é reagir... repara que a BP coloca detergente em todos... que me digas para fugir de plodutos da loja chinesa ou mais violentos, sim, mas de marcas mais conhecidas não sei se o risco existe.
como disseste e bem ao kamuma ele ja tinha a junta lixada
De todos os aditivos, apenas os incrementadores de octanas é que recomendo. Os outros funcionam mas so recomendo se amecânica do carro estiver toda a 100%.
Abraço
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De todos os aditivos, apenas os incrementadores de octanas é que recomendo. Os outros funcionam mas so recomendo se amecânica do carro estiver toda a 100%.
Abraço
evidente que se o carvão estiver a funcionar como junta.... LOL
digamos que é um bom teste antes de comprar um carro, um passeio com limpa injectores e gasolina limpinha... se estourar foi por estar seguro por carvão
o chamado "teste kamuma"
aumentadores de octanas? minino, a maioria das vezes estás a falar de alcool metilico ou um primo qualquer... esses sim as borrachas odeiam, se me disseres que enches com mistura, vais bombar e depois drenas tudo e metes gasolina normal estou como diz o outro...(pouco tempo, pouco desgaste das borrachas) agora deitar no tanque e deixar dias a lixar tubagens?
Existe um incrementador de octanas da "NOS" que no meu corsa gsi funcionava na perfeição (estoiru-me 3 panelas centrais enquanto o utilizei), o carro andava que era uma maravilha :D
Era disto
http://www.ebay.co.uk/itm/Nos-Octane-Booster-Racing-Formula-355ml-Racing-High-Octane-Booster-BOX-of-12-/181062396976?pt=UK_Vehicle_Oils_Lubricants_Fluids&hash=item2a2828ec30 (http://www.ebay.co.uk/itm/Nos-Octane-Booster-Racing-Formula-355ml-Racing-High-Octane-Booster-BOX-of-12-/181062396976?pt=UK_Vehicle_Oils_Lubricants_Fluids&hash=item2a2828ec30)
Abraço
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Existe um incrementador de octanas da "NOS" que no meu corsa gsi funcionava na perfeição (estoiru-me 3 panelas centrais enquanto o utilizei), o carro andava que era uma maravilha :D
Era disto
http://www.ebay.co.uk/itm/Nos-Octane-Booster-Racing-Formula-355ml-Racing-High-Octane-Booster-BOX-of-12-/181062396976?pt=UK_Vehicle_Oils_Lubricants_Fluids&hash=item2a2828ec30 (http://www.ebay.co.uk/itm/Nos-Octane-Booster-Racing-Formula-355ml-Racing-High-Octane-Booster-BOX-of-12-/181062396976?pt=UK_Vehicle_Oils_Lubricants_Fluids&hash=item2a2828ec30)
Abraço
contem entre outros nitrometano e "Liquid nitromethane will attack some forms of plastics, rubber, and coatings "
Quando ulilizava isso, era ate ficar com o carro sem combustivel...durava umas 4 horas no maximo no deposito...eheheh
Abraço
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Quando ulilizava isso, era ate ficar com o carro sem combustivel...durava umas 4 horas no maximo no deposito...eheheh
Abraço
exactamente o que eu sugeri como unica utilização aceitável ;)
Claro... nem tem logica outro genero de utilização. Penso que ninguem usa disso para andar no "para arranca". Aí é que seria um perfeito disparate...
Abraço
e mesmo assim saibam que estão a reduzir significativamente a vida das borrachas (e possivelmente de outros componentes)
Em relação aos aditivos de óleo nunca usei (sempre utilizei óleos sintéticos) , mas para limpeza de injectores sim e restante sistema de alimentação de gasóleo. Mas reparei e fiz alguns testes com o BMW sortia mais efeito nas viagens mais longas, Mangualde - Faro pois neste aditivos recomenda-se senão me engano 30 minutos pelo menos as 3000 rpm´s. Logo aproveitava para limpar o sistema 1 vez por mês utilizando a A25, A23 e a A2, já que na Via do Infante e no IP2 não se consegue.
Sentia o a resposta do carro na vinda Faro - Mangualde.
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Sim, eu sei disso, por isso disse que aditivos nem no oleo nem no combustivel, mas o de octanas é diferente, não? É como por gasolina 98 ou 95... Digo eu...
Abraço
No tópico do óleo coloquei lá o link daqui... porque se estás a perguntar sobre aditivos de gasolina, existe este tópico para tal :P
o outro é sobre óleo :P
Não tenho opinião sobre os aditivos de octanas, já experimentei e nunca senti resultados.
Penso que dependa da composição e da agressividade para os vedantes e tubagens.
Abraço
Tens razão... Pensei ter posto aqui... :-X Sorry, my bad... O0
Então como justificas andar a gasolina 98 se a 95 é mais barata? ???
Abraço
já te disse no outro tópico, existem 2 tipos de aditivos:
- os aditivos com que o combustível / óleos são fabricados... em que são testados para não haver anulamento de efeitos entre eles ou não estragarem nada...
- os aditivos que depois colocamos nós nos depósitos sem terem sido testados pelas marcas e que, especialmente no caso dos óleos, tendo diferentes composições não se sabe cientificamente quais os resultados a esperar...
Para te ser sincero quanto à diferença entre gasolina 95 e 98... Não sei se justifica ou não...
O que sei é que a gasolina 95 não tem 95 octanas... e que a 98 também não as tem 98 octanas...
Actualmente os postos até têm que ter descrito "entre x e y octanas"..
O que sei é que quando abri o meu motor do fosco com 210.000 aproximadamente que sempre circulou com sc98 da galp e bp... o motor estava limpo... outros ao lado todos pretos e com metade ou menos dos meus quilómetros...
Não noto diferença na performance ou consumos... Mas sei que é melhor, mais aditivada e que terei menos desgaste e mais limpeza a longo prazo... são esses os motivos pelos quais só uso Sc98.
Abraço
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O que sei é que quando abri o meu motor do fosco com 210.000 aproximadamente que sempre circulou com sc98 da galp e bp... o motor estava limpo... outros ao lado todos pretos e com metade ou menos dos meus quilómetros...
e o GPL não ajudava a limpar?
mas é verdade que nos 2.2 tid faz toda a diferença
Sim, o Gpl é sem duvida o mais limpo de todos os combustíveis :)
o que tiver sujo... fica limpo :)
incluindo sujidade que já faz de junta em motores "paridos"... por isso é que há "inteligentes" a afirmarem que o gpl lhes deu cabo do carro...
Abraço
Bem, para fundamentar ainda mais o que escrevi no primeiro post...
Está provado em tribunal que a publicidade do Slick 50 é publicidade enganosa...
Foi simplesmente provado cientificamente...
é de 1997 mas só vi agora...
Portanto, evitem aditivos no óleo... não estraguem o motor...
Um bom óleo é melhor que qualquer aditivo...
Quaker State Subsidiaries Settle FTC Charges Against Slick 50 (http://www.ftc.gov/opa/1997/07/slick.shtm)
Abraço