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Oficina => D.I.Y - Do It Yourself => Tópico começado por: TesZero em 27 de Janeiro de 2013, 10:23
Obviamente que o melhor método para fazer este procedimento seria quando se muda a junta. Nesse momento então desmontar tudo e limpar, incluindo limpar e rodar válvulas.
Caso tenham já trocado a junta e o barulho de touches continue a afectar o motor, podem sempre desmontar, limpar e montar tudo de novo.
Caso alguma touche não retenha o óleo deverá ser trocada por nova.
1 - Retirar a k7 DI, tampa do motor e os dois vedantes da tampa de válvulas.
2 - Desapertar tensor da distribuição, aproveitando para ver a força e desgaste do mesmo.
3 - Certificar que o motor se encontra no ponto, a marca da tampa da bomba de óleo tem que coincidir com a da poly do motor e as marcas das rodas dentadas da distribuição deverão coincidir com a superficie da colaça. Tal como mostra os traços verdes na foto. Depois disso e já com a corrente aliviada por falta do tensor, retirar as rodas dentadas:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=3181)
4 - Retirar os 20 parafusos que seguram as 2 árvores de cams mais os 2 que seguram o vedante (réla) do antigo distribuidor.
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=3182)
5 - Apontar com muito cuidado o lugar e posição dos apoios da arvore de cams, em caso algum devem de ser trocados do lugar / posição:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=3185)
6 - Retirar e limpar as árvores de cams. Na foto podem ver a massa de montagem de motores, convém aplicar em todos os mecanismos moveis. Quando ligado pela primeira vez o motor estará seco e sem lubrificação, deve de ter esta massa. A vantagem face ao óleo é que não escorre, logo estará lá no mesmo sítio quando dermos à chave na primeira utilização. Depois devemos mudar o óleo para não contaminar o mesmo.
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=3183)
5 - Uma a uma, retiramos as touches e limpamos as mesmas. Não convém tirar mais que uma de cada vez pois corremos o risco de as trocar do lugar. Não convém fazer-lo.
Retiramos a touche e mergulhamos em um liquido de limpeza não abrasivo. Com um íman na parte de baixo da touche fazer-la abrir e fechar dentro do liquido até não haver sinais de sujidade e óleo antigo na mesma.
Depois de bem limpa, mergulhar a touche em óleo novo e fazer-la abrir e fechar várias vezes até que fique cheia de óleo e sem ar no seu interior. Este passo é bastante importante. Fazer-la abrir e fechar 20 vezes no mínimo...
Depois de bem limpas e cheias de óleo novo... voltar a colocar no sítio e limpar a próxima.
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=3184)
Repetir o procedimento em todas as touches e voltar a montar tudo no sítio da mesma forma como foi desmontado.
Atenção especial para não trocar a posição dos elementos desmontados, não ter óleo nas roscas ou parafusos e manter o motor no ponto.
Existe outro método que consiste em desmontar a própria touche e colocar em óleo a ferver para eliminar por completo todo o ar, mas nunca vi ou coloquei em pratica.
Abraço
Fora de piadas abrias uma oficina...
E depois sou eu que falo de coisas estranhas, tu conheces melhor e tens mais prática do teu motor que sei la
E disciplina de documentares tudo e mais alguma coisa
BRAVO
Mais uma vez é simplesmente fantástico...
:|| :||porque não tenho acesso às imagens, podem explicar please
obrigado
Talvez ferraz porque o computador que usa pode estar com alguma restricao interna que nao possibilita ver as imagens....eu vejo-as bem!