SAABsPORTUGAL

Oficina => Motor / Escape / Admissão => Tópico começado por: Guest em 14 de Fevereiro de 2013, 00:24

Título: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: Guest em 14 de Fevereiro de 2013, 00:24
Em conversa com o Gdinis deparei-me com uma questão que ele me fez. Perguntou qual os danos por andar com óleo a mais no motor...
Eu encontrei isto e aqui fica o contributo:

"Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma (mais ou menos consoante a qualidade do óleo, mas espuma sempre) que poderá ser suficiente para diminuir a pressão de óleo (a bomba começa a aspirar ar e não apenas óleo).

Essa diminuição de pressão poderá ser suficiente para danificar bronzes da cambota, outras peças sujeitas a grandes pressões e poderá ainda ocasionar uma deficiente lubrificação do veio da turbina. Por outro lado, o excesso de óleo poderá danificar retentores e originar fugas para o exterior do motor.

Entretanto a falta de lubrificação adequada no veio da turbina poderá ocasionar a rotura dos seus rolamentos e/ou vedações permitindo a passagem de algum óleo para o lado do compressor. Este começará a aspirar esse óleo e a alimentá-lo em direcção ao intercooler - colector de admissão - válvulas de admissão - câmara de combustão.

O óleo é um excelente combustível, portanto irá começar a arder nas câmaras de combustão. Como cada vez há mais alimento (óleo), o motor continua a acelerar mesmo que tires o pé do acelerador e mesmo que tires a chave da ignição, pois o processo já se tornou auto-suficiente.

Isso acabará quando consumir todo o óleo, quando o motor partir ou quando o conseguires desligar de vez, seja abafando a entrada de ar com um pano grande (casaco, etc.) que não seja chupado lá para dentro, seja travando e engrenando uma relação alta de caixa (5ª, 4ª) e obrigando assim o motor a "ir abaixo" por não conseguir arrancar travado e nessa relação alta de caixa. Só que nem sempre há o necessário sangue-frio para proceder desta forma ou as pessoas até nem sabem ou não se lembram de o fazer naqueles primeiros segundos, e depois já é tarde.

O óleo em contacto com uma turbina em brasa iniciará um incêndio, o mesmo se pode passar quando o motor parte e o óleo contacta com o colector de escape muito quente. Daí à propagação das chamas para o interior do habitáculo pode ser uma questão de minutos.

Isto será um cenário quase limite e dantesco, mas pode acontecer."

Abraço
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: teco em 14 de Fevereiro de 2013, 03:48
Penso que nos diesel... Especificamen e o 2.2 o problema é menor
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: Guest em 14 de Fevereiro de 2013, 09:43
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Penso que nos diesel... Especificamen e o 2.2 o problema é menor
Como assim? Que diferença há?

Abraço
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: TesZero em 14 de Fevereiro de 2013, 10:33
Kamuma... não sei onde raio foste desencantar esse post...

mas... tem tudo haver menos com o assunto do tópico...

ou seja...

o assunto é o excesso de óleo...

o autor do tópico escreveu sobre problemas de perda de pressão de óleo e 3 linhas somente sobre o problema do excesso de óleo...

Sem falar que o autor deve de ser militar e ter chegado de uma missão onde teve exposto a grande violência...

isto é a minha opinião, claro...
mas ao dar a minha opinião explico sempre o porquê de para mim ter lógica de forma contraria, e aqui vai então a minha avaliação do post:

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Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma (mais ou menos consoante a qualidade do óleo, mas espuma sempre) que poderá ser suficiente para diminuir a pressão de óleo (a bomba começa a aspirar ar e não apenas óleo).

Antes de mais....
é mesmo assim que a cambota é lubrificada!!! a "chapinar" no óleo....

podes ver aqui como funciona um motor 4 tempos... How Stuff Works - Internal Combustion Engine (http://auto.howstuffworks.com/engine1.htm)

Coloca a animação a correr e vê como e onde se desloca a cambota...

Sim... a cambota é mesmo lubrificada a chapinar no óleo...

Agora... avaliemos por fotos... tu que já tiraste fora o teu carter sabes bem que a cambora fica com parte mergulhada no óleo...

A cambota:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=3099)

e... o carter:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=730)

Como sabes e podes ver na imagem... o carter é "plano", especialmente para passar o escape por baixo e depois afunila, cria um fundo, onde está o tubo de pesca...

o tubo de pesca vai buscar sempre o óleo à parte mais baixa do motor...

Como é que vai apanhar ar? especialmente se tiver óleo a mais?
poderá acontecer se tiver óleo a menos... óbvio...
mas a mais????

Se assim fosse... se fizesses uma curva apertada o que acontece ao óleo? pela força centrifuga, não mexe??? :|
Obviamente mexe... se mexe e não apanha ar... porque iria apanhar ar nessa situação???
pouco plausível, não?

tudo isto leva-me a questionar....
o autor desse tópico alguma vez tirou um cárter na vida? :|

especialmente por isto:

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Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma.

Será que bate também claras em castelo?????  :o

_____________________________________________________

No que toca a consequências sobre a falha de pressão de óleo...
sim... é assim que funciona em casos extremos...
não é imediato como transparece o post (pelo menos a mim deu a entender tal) mas poderá em casos extremos acontecer...

Quanto ao processo de explosão/combustão se tornar auto-suficiente....
acho muito difícil isso acontecer em um motor de injecção electrónica...
o motor teria que estar mesmo muito... mas muito mau para isso acontecer...
turbo mesmo com muita passagem (teria que passar por intercooler para chegar à admissão) ou os segmentos já não existirem...

Portanto... quanto a esse post face ao assunto estipulado... se isto fosse o caçador de mitos diria... BUSTED!!!!
(mas não é o caçador de mitos e não passa da minha opinião)

Agora... coloquei os factos, tenham a vossa :D

_______________________________________________

Obviamente ninguém vai colocar mais 50% ou 100% do óleo necessário ao ponto de chegar à parte de baixo dos pistões...

isso iria mesmo dificultar o movimento da cambota e pistões... imaginem porquê...

Abraço




Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: Guest em 14 de Fevereiro de 2013, 11:12
A pertinência deste tópico deve-se ao facto do User Gdinis me ter informado que se encontrava com o sistema de locomoção da sua viatura extremamente lubrificado ao ponto de ter o conteúdo de duas basilhas de óleo... Lololol... Claro que como sou leigo na matéria fiz a posta... >:D

Abraço
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: TesZero em 14 de Fevereiro de 2013, 11:16
O objectivo do tópico (assunto) eu percebo...
não percebi é o assunto dentro do post que citaste, lol... em que de todo o post citado só 3 linhas se referia ao assunto exposto...

8 litros de óleo?????
ele deitou até sair por fora?

HOOOOOOOO GONÇALO!!!! pensavas que estavas a atestar o depósito????
era até sair óleo pela vareta?

tira esse óleo e coloca ao nível...

OMG!!!!! e não é o teu irmão mecânico? :P

OMG!!!!!!!

Abraço
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: Guest em 14 de Fevereiro de 2013, 11:22
Pois... Lá esta uma reacção equivalente a minha...lol...  Além de que já esta assim a um ano e só fez 26km. Claro que lhe disse para trocar o óleo e filtro...

Abraço
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: TesZero em 14 de Fevereiro de 2013, 12:14
ninguém no bom juízo coloca 8 litros de óleo no motor!!!

por alguma razão existe nível de óleo na vareta......

No meu caso, embora o carro leve 3,75 com filtro...
eu coloco sempre os 4... não vou deitar fora 0,25....

Mas... não estou a atulhar o motor com óleo...

Abraço
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: Guest em 14 de Fevereiro de 2013, 12:20
Ele disse-me e passo a citar "o carro anda com PELO MENOS 2 litros a mais de óleo" e depois perguntou-me se poderia ser por isso que o carro estava "preso"...
Várias razões para estar preso:
-óleo a mais
-estar parado (ou fazer 26km num ano)
-velas gastas
-etc

Abraço
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: TesZero em 14 de Fevereiro de 2013, 12:23
Se não tem a maf a funcionar...
como sabe se o carro está preso ou não? :|
Se a maf não lhe mede o ar e consequentemente não faz a injecção correcta... como haveria o carro de desenvolver ?  :>S  :>S  :>S  :>S  :>S

mais uma vez...

GONÇALO!!!!!

OMG!!!!!
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: Guest em 14 de Fevereiro de 2013, 12:30
Ele disse que já tinha a maf a funcionar... está um video dele no youtube com o ralenti certo, o problema, segundo ele, é que faz um "poço" de vez em quando ao baixar as rotações...

Saab 9000 (http://www.youtube.com/watch?v=ch0mINzJyU4#ws)

Abraço
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: TesZero em 14 de Fevereiro de 2013, 12:36
então que venha ao fórum, actualize o diário de bordo e exponha o problema, pode ser que o consigamos ajudar...

Abraço
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: Guest em 14 de Fevereiro de 2013, 12:46
Foi o que lhe disse... mas ele disse que não tem tido tempo para vir ao fórum... Daí eu ter tentado ajudá-lo mas pelo Facebook. Com a vossa ajuda, claro, fiz este post...

Abraço
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: Lfteixeira em 14 de Fevereiro de 2013, 16:25
Isto é o que o kamuma estava a falar:
epic diesel engine fail (http://www.youtube.com/watch?v=Fw2r_lIRgpY#)
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: Guest em 14 de Fevereiro de 2013, 17:17
Yep... Isso e ibizas... Eeheh...

Abraço
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: Nicodemus em 14 de Fevereiro de 2013, 18:31


1- Entretanto a falta de lubrificação adequada no veio da turbina poderá ocasionar a rotura dos seus rolamentos e/ou vedações permitindo a passagem de algum óleo para o lado do compressor. Este começará a aspirar esse óleo e a alimentá-lo em direcção ao intercooler - colector de admissão - válvulas de admissão - câmara de combustão.

2- O óleo é um excelente combustível, portanto irá começar a arder nas câmaras de combustão. Como cada vez há mais alimento (óleo), o motor continua a acelerar mesmo que tires o pé do acelerador e mesmo que tires a chave da ignição, pois o processo já se tornou auto-suficiente.

3- O óleo em contacto com uma turbina em brasa iniciará um incêndio, o mesmo se pode passar quando o motor parte e o óleo contacta com o colector de escape muito quente. Daí à propagação das chamas para o interior do habitáculo pode ser uma questão de minutos."


AÍÍÍÍÍÍ HOMEM! lol.



1- Se o óleo sair pela admissão, não há temperatura suficiente para chegar ao "flash point" que é pouco mais de 100º, logo o óleo sai líquido. Por isso, para que o óleo líquido consiga encher intercooler+ tubagens... boa sorte. Se ele conseguir atingir o FP e evaporar já é plausível, mas duvido que mesmo assim passasse o intercooler.

2- O óleo é mau combustível, num motor a gasolina não sei se iria queimar, e mesmo que conseguisse, a vela iria encharcar e o motor parar. no diesel é muito mais fácil, o óleo vai queimar sob pressão realizada na câmara de combustão.

3- já apaguei muitos cigarros em latas/depositos/recipientes com óleo. E o cigarro apaga-se. o cigarro (sem puxar) atinge 580º... e mesmo assim apaga...

Ora, é como disse o Pedro, o gajo estava mesmo nervoso quando disse isso. lol

Abraço
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: SMAP em 14 de Fevereiro de 2013, 22:23
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Foi o que lhe disse... mas ele disse que não tem tido tempo para vir ao fórum... Daí eu ter tentado ajudá-lo mas pelo Facebook.

Lol, que treta ...

GDinis perdoa-me la dizer-te isto, mas se tens tempo para expor o problema ao Kamuma tambem tens tempo para expor no forum ... Ou voçês fizeram uma chamada voz/video no facebook, acredito mais que tenha escrito ...

Claro que és livre de fazer o que bem entenderes com o teu tempo, não me entendas mal. Mas para mim isso só indica que preferes o Facebook ao forum :D, o que tambem não tem mal nenhum ...
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: Guest em 14 de Fevereiro de 2013, 22:27
Mas como somos uma comunidade de entreajuda, cá estão as soluções para o rapaz :)

Abraço
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: teco em 14 de Fevereiro de 2013, 23:36
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no diesel é muito mais fácil, o óleo vai queimar sob pressão realizada na câmara de combustão.



exactamente o que eu tinha dito,  num diesel o excesso é rapidamente queimado sem grandes consequencias
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: TesZero em 14 de Fevereiro de 2013, 23:46
Não teco....
é exactamente o contrario...

por ser queimado é que entra em auto-alimentação....

a combustão é dada pela compressão e não como nos gasolina que é por explosão criada pela vela...

como o nicodemus disse e bem, nos de gasolina a vela encharcava e não havia explosão...

nos diesel era a mesma coisa que estivesses a acelerar a fundo...

ou conseguias deitar o carro "abaixo" ou rebentava o motor.

Abraço
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: teco em 14 de Fevereiro de 2013, 23:50
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Não teco....
é exactamente o contrario...

por ser queimado é que entra em auto-alimentação....

a combustão é dada pela compressão e não como nos gasolina que é por explosão criada pela vela...

como o nicodemus disse e bem, nos de gasolina a vela encharcava e não havia explosão...

nos diesel era a mesma coisa que estivesses a acelerar a fundo...

ou conseguias deitar o carro "abaixo" ou rebentava o motor.

Abraço



estou a falar de ligeiro excesso, nem um esquilo é estupido a ponto de decidir "encher o deposito" a óleo a uns trocos valentes... é pela linha superior e acabou.

depois andar com bidão no carro que o 2.2 foi feito para ir queimando (especialmente a puxar)

p.s. quem não consiga ver um dipstick é um dickhead
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: TesZero em 14 de Fevereiro de 2013, 23:59
parece que o Gdinis foi até acabar o óleo de casa...

ainda bem que não tinha à mão um bidão de 200 lts :P
e não se lembrou do óleo de cozinha :P

Abraço
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: Ramess em 19 de Junho de 2015, 15:05
Apenas para acrescentar algo extra

Recentemente troquei oleo no meu carro num mecanico.
Colocaram aprox 4 litros como é correcto, e ficou em linha com o maximo.
Mas depois em repouso absoluto lá subio 2 a 3 mm acima do max.
Dizem voces nada de mais...

Pois. Nao é bem assim. No 9-5 2.0 T a frio começou a fazer um barulho por baixo do carro como se fosse arrastar da corrente. E um barulho bem FORTE. Pensei eu q coincidencia e era hora trocar corrente ou era tensor da mesma q precisava ser esticada. Fazia barulho durante cerca de 40 a 60 seg.  APENAs A FRIO.

Tirei cerca de 1mm de oleo na vareta. E durava cerca de 20seg o barulho desagradavel.
No entanto apos ficar completamente lineado com o maximo ou abaixo do maximo O BARULHO COMPLETAMENTE DESAPARECEU. Por isso quando disserem q 1 ou 2 mm acima do maximo nao faz mal... Lembrem-se desta historia.  Sei q nao foi por mal do mecanico . O oleo q usou (bidao) era de 5l. E de facto durante a colocacao ficou em linha com o maximo. E ate se aguardou para descer todo. Quando saí de lá tinha cerca de 1mm acima do maximo o q possivelmente na maioria dos carros nao tem mal.

Possivelmente irao dizer q foi apenas coincidencia.
Tenho serias duvidas. Isto nao foi tudo testado num dia. E é grande coincidencia ter andado com esse barulho ate ao preciso momento em q retirei o excesso eo "voilá" ficou de novo impecavel (espero q nao tenha arranjado é problemas futuros ).

Mas acho muito estranho ter sido "pao pao qeiijo queijo". Nao veirifiquei apenas 1 ou 2 vezes em arranque a frio. Outra coisa. O oleo q saiu para nivelar no max foi de facto muito pouco. Possivelmente 0,2L  ou nem isso. Mas fica o relato. E falo de um barulho INTENSO. Em comparacao agora é suave e tenho desde q mudei as valvulas EVAP pelas do tunning da SAAB o carro tem consumos fantasticos e um trabalhar fantastico
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: castelar em 19 de Junho de 2015, 18:03
Sempre a aprender  O0
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: joseglv em 19 de Junho de 2015, 19:08
O maior problema de óleo a mais nos carros é sempre a pressão adicional a que alguns retentores e vedantes estão sujeitos... e com isso o babar pelos retentores e consequente ida ao "médico dos carros" para diagnóstico, imobilização e arranjo.
Essa é 90% das vezes o que acontece ao carro e quando é visto a tempo.
Os outros 10% são as situações caóticas que podem acontecer.
A auto-alimentação é muito ocorrente especialmente nos diesel.
Para quem não sabe fica uma explicação:
A Ignição num carro a Diesel faz-se pelo aumento de temperatura gerado pela compressão do diesel na camera de combustão ( nos a gasolina, estão sempre dependentes da faísca das velas ). Se quizerem experimentar, depois de colocar um carro a Diesel a trabalhar, desliguem a bateria... e verificarão que o carro continuará a trabalhar.
O fenómeno de auto-combustão ocorre não só porque a compressão dos Diesel é muito mais alta ( comparada com os a gasolina ) mas porque a temperatura permite que o ciclo esteja em funcionamento continuo no motor.
Isto é já um caso cada vez mais raro...
Antigamente nos sistemas mais primitivos a diesel, havia quem colocasse um copo de óleo de 2tempos num depósito cheio de diesel para "lubrificar" as bombas injectoras. Esses carros estavam mais sujeitos a essa auto-detonação.

Respondendo á questão do tópico, óleo a mais num motor pode obrigar a desmontar o motor para trocar todos os vedantes e rolamentos ( e todo o dano que isso cause ).

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se  - obrigado pelo teu feedback... sempre preferi ter 1mm a menos do que 1mm a mais ( mesmo por causa de tudo o que escrevi acima ) mas assim ainda reforças mais a minha maneira de pensar.
Olha, afinal as valvulas EVAP sempre fizeram o efeito ;-)
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: Ramess em 21 de Junho de 2015, 19:31
Pois
Obrigado pelo post Galvao

Nao foi mais de 1 a 2 mm.
Para ser sincero ate tinha ideia (como a nossa agulheta tem aquela esfera acima do maximo fica dificil perceber) que podia estar lineado com o maximo. Mas direi 1 a 2mm.

O oleo que tirei para ficar abaixo do maximo (nao medi) nao deve ter sido 0,2 litros. Ou seja muito pouco. E repara q ao tirar isto ja ficou abaixo (nao é diferença ate limite maximo).

Tenho receio de ter criado algum dano. Mesmo q tenha estado assim por tao pouco tempo. Agora nao faz baruho a frio mas parece-me (espero ser plicologico mas nao é) por vezes apos ficar a quente (apos arranque) ouvir um barulho leve por vezes de corrente. No entanto depois de usar o carro o barulho fica perfeito... Ou seja deixar aquecer o carro por exemplo ate 60 a 80º temperatura liquido refrigeracao . Sem barulhos. Nessa altura com motoir ja mais calmo parece por vezes ouvir uma suave corrente. No entanto se depois andar com carro barulho desaparece e fica mais silencioso. O oleo tambem q uso nao é o mesmo q anteriromente. Nao sei ate q ponto oleo diferente (mesmo q dentro dos recomendados ) possa dar trabalhar diferente.

Fica a pergunta. Será o esticador de corrente ?
Em termos de consumos e andamento esta OK. O carro apos troca das valvulas EVAP  bebe menos. Os consumos estao optimos

perungta 2 ? Quando falas em rolamentos é os da corrente certo ?
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: Ramess em 21 de Junho de 2015, 19:46
Apenas outra questao
Ja li (nao sei se em carros diesel) q na realidade oleo a mais baixa a pressao e nao aumenta. Achei sempre demasiado estranho. Como se o circuito fosse maior (mais oleo) na realidae a pressao diminui pq a bomba oleo tem de fazer circular mais oleo.

Tem tambem qem indique q ate 1/4 acima da parte maxima da marca (consideranto 1 unidade a barra completa) q tambem nao faz mal.

O que no meu caso colocou-se a mais foi algo residual. E mesmo assim vejam...
Alias a espera e espassamento para ver oleo na barra foi a correcta. E quando sai da oficinal nao tinha qq barulho e carro estava a "frio" (frio no sentido umas 3 horas parado q nos saab quer dizer q está ainda a 50ºc liquido refrigeracao). Nao verdadeiro pegar a frio.

Muito estranho... :(|| :(||
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: Dhc em 22 de Junho de 2015, 12:33
Experimenta bater um ovo durante muito tempo... fica semelhante ao aspecto que óleo a mais no motor tem, espumoso.
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: SMAP em 22 de Junho de 2015, 12:35
Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-seSe quizerem experimentar, depois de colocar um carro a Diesel a trabalhar, desliguem a bateria... e verificarão que o carro continuará a trabalhar.

Num carro a gasolina, se desligares a bateria depois dele estar a trabalhar tambem continua pois o alternador produz energia suficiente.
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: joseglv em 22 de Junho de 2015, 12:52
Desculpa... disse "retentores e rolamentos" e queria dizer retentores e vedantes
Em casos que não é visto a tempo óleo a mais pode causar componentes gripados pela falha dos retentores e vedantes, há peças que deixam de ser correctamente lubrificadas e outras que o óleo estraga... por exemplo posso dizer-te que se o retentor da cambota do lado da embraiagem se danificar com o óleo a mais, o óleo que passa para a embraiagem acaba por destruir a mesma... ou se os vedantes de válvulas se danificarem, há passagem de óleo para a câmera de combustão...

No teu caso, não te preocupes. Foi detectado a tempo e como tiraste os 200ml ( quase uma bejeca ) não causou dano. Para causar os danos atrás descritos, tinhas que detectar um forte cheiro a óleo queimado, vários sítios onde o carro começava a babar óleo e a deitar fumo azul pelo escape.

Quanto aos barulhos, eles devem ser verificados sempre a quente, até mesmo porque como há muitos óleos e com características diferentes uns dos outros. A simples mudança de marca de óleo pode significar um diferente funcionamento por causa dos aditivos que cada marca usa. Aliás mesmo dentro da mesma marca há aditivos diferentes para óleos diferentes...

Quanto ás outras perguntas/observações... não acredito e não recomendo.
Não acredito até porque se tens mais óleo em um determinado recipiente fechado, a pressão aumenta ( por isso é que os retentores e vedantes vão à vida )
Não recomendo porque se era possível meter 1/4 de óleo a mais , as varetas servem para quê?!? Além disso 1/4 de óleo a mais nos nossos carros é 1 Lt de óleo... se já notas barulhos com 200 ml...  ;)
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: joseglv em 22 de Junho de 2015, 13:10
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Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-seSe quizerem experimentar, depois de colocar um carro a Diesel a trabalhar, desliguem a bateria... e verificarão que o carro continuará a trabalhar.
Num carro a gasolina, se desligares a bateria depois dele estar a trabalhar tambem continua pois o alternador produz energia suficiente.

Naõ tenho a certeza, por isso não te vou contrariar.
O meu "teste" foi feito há muito tempo num carro de tecnologia arcaica comparada com os nossos Saab por isso...

A maioria dos carros usa a bateria apenas para dar corrente ao motor de arranque e depois do carro estar a trabalhar, o alternador fornece a corrente necessária ao funcionamento do carro e reposicionamento da corrente na bateria. No entanto, a bateria serve sempre como um ponto de referência da voltagem necessária para o funcionamento dos vários circuitos electricos ( incluíndo a ECU ) os quais sem esse ponto de referência simplesmente não funciona.
Além disso o alternador produz muito mais que os 12v que a bateria fornece.... e de certeza que há circuitos que "fritam" se lhe aplicares voltagem/Ah a mais...
E também há o casos em que o alternador ao relantim simplesmente não consegue produzir corrente suficiente ao todo o funcionamento do carro...
E mesmo que se consiga retirar a bateria, colocar uns cabos a um Booster e colocar a trabalhar, não quer dizer que esteja a funcionar como deve de ser.... há carros que ao passar os 20km/h simplesmente desligam....

Nota: Não façam o teste de desligar a bateria nos vossos carros.... pode fazer mal....
Nota2: o carro funcionar sem bateria ligada depende dos esquemas electricos que cada marca utiliza em cada modelo
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: Ramess em 22 de Junho de 2015, 17:22
Pelos meus calculos devo ter retirado cerca de 250 a 300ML de oleo total.
No entanto essa retirada colocou oleo abaixo 1/10 da barra ou ate ligeiramente menos.

Ou seja oleo deveria ter a mais seria entre 150 e 200ML
Eu tenho sinceramente receito de ter danificado algo.
O trabalhar mesmo a quente é silenciono e trabalhar suave. Os consumos sao bons.

Sinceramente estou fo***. Mas o mecanico nao teve culpa. É a mania de encher sempre ate ao maximo. É o q fazem todos (embora tem quem recomende apenas 3/4 para evitar isto).  Fez tudo como normal. Alias oleo esteve a escorrer enquanto estavamos a trocar as valvulas EVAP. Ou seja tempo de conversa + troca valvulas esteve cerca de 1 hora e meia a vazar o oleo. Depois colocou-se pelo maximo (talvez ligeiramente mais mas cerca de meio milimetro ou nem tanto)... A questao é q nestes carros como sabem ele demora a baixar muuito o oleo todo ate ao carter. vÊr oleo passado 30 minutos apos desligado ou apenas ir ver no dia seguinte tem diferrença mais de 1mm...

E antes q perguntem só uso filtros oleo da marca... Só se tiver defeito

Pode ser coincidencia o barulho mas acho estranho tanto coincidencia.
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: joseglv em 22 de Junho de 2015, 17:57
Sinceramente não acredito que tenhas feito estrago... Se é só por isso e como a quente está tudo ok, podes ficar desansado. ;)
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: Dhc em 22 de Junho de 2015, 23:48
Um motor a gasolina não funciona a queimar óleo, afoga! se tirares a bateria a um SAAB a gasolina ele simplesmente desliga-se, como o Zé disse e bem, o alternador fornece amperagens e voltagem superior à carga da bateria, os circuitos eléctricos/electrónicos estão limitados a valores com pouca variação e também protegidos contra sobrecargas (relés e fusíveis por ex.), por isso se desligares o alternador, ele anda até esgotar a bateria, se desligares a bateria simplesmente para!! a/s centralina/s está/ão ligada/s à bateria (que normalmente deve fornecer corrente estabilizada) e não ao alternador.
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: Dhc em 23 de Junho de 2015, 00:01
Antes que surjam mais dúvidas, num motor a gasolina o óleo não mantém o motor em funcionamento simplesmente porque não atinge a mesma pressão (compressão do diesel é superior quase em dobro de um gasolina) dentro do cilindro, além de que isola a vela e esta por sua vez simplesmente não faz faíscamento. Além disso, os óleos minerais ardem mais facilmente, os sintéticos (que presumo que todos usem nos nossos meninos...) podem ser elevados a temperaturas perto dos 500º sem entrar em combustão (a gasolina arde a cerca de 150º), num motor diesel a queima do combustível efectua-se a temperaturas superiores a 600º.
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: SMAP em 23 de Junho de 2015, 08:54
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Um motor a gasolina não funciona a queimar óleo, afoga! se tirares a bateria a um SAAB a gasolina ele simplesmente desliga-se, como o Zé disse e bem, o alternador fornece amperagens e voltagem superior à carga da bateria, os circuitos eléctricos/electrónicos estão limitados a valores com pouca variação e também protegidos contra sobrecargas (relés e fusíveis por ex.), por isso se desligares o alternador, ele anda até esgotar a bateria, se desligares a bateria simplesmente para!! a/s centralina/s está/ão ligada/s à bateria (que normalmente deve fornecer corrente estabilizada) e não ao alternador.

Sinceramente no 9000 nunca testei, mas garanto-te que o meu Citroën AX desligo a bateria e ele continua a funcionar.
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: Ramess em 23 de Junho de 2015, 13:39
Apesar de nao introduzir nenhuma informacao util , no 9-5 quando o alternador deu o berro o ano passado, recordo-me q a bateria conseguia o manter  o carro a trabalhar durante alguns minutos. Se totalmente carregada ate permitia uma viagem de alguns kms. Mas sempre a avisar q iria ficar brevemente sem corrente e ate tenho ideia q puxava menos (possovilmente controle electronico para gastar menos bateria)
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: joseglv em 23 de Junho de 2015, 15:55
Lá está... o alternador dando o berro, o carro funciona até esgotar a capacidade da bateria... mas retirando a bateria do circuito, o carro não trabalha.

O meu pai conta-me uma história de uma desempanagem feita nos moldes que o Ramess estava a contar...

Num 9000 o Alternador berrou.
Para levar para a oficina e trocar o alternador, levaram um 9000 bom e quando lá chegaram trocaram a bateria com a do 9000 com o alternador avariado. Levaram um booster e siga viagem.

A viagem demorava o tempo que a bateria suportasse o carro. Durante a viagem, a bateria que estava sem carga ( o alternador não carregava ) recuperava no 9000 bom e a bateria do 9000 bom colocava-se no outro carro para fazer mais uns quantos km. Foram feitas umas quantas trocas até chegar à oficina.

A maior dificuldade nisto foi qe a desempanagem foi feita à noite.... e o 9000 que tinha o alternador estragado tinha que vir com consumos electricos mínimos... o que implica fazer a viagem sem ligar as luzes...
Deve ter sido divertido... o da frente iluminava o caminho normalmente... o de trás simplesmente seguia com a referência do da frente! :o
Não é impossível ( experiência própria ) mas é uma viagem com os nervos à flor da pele e a adrenalina nos pincaros!
:|@
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: Dhc em 24 de Junho de 2015, 00:18
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Um motor a gasolina não funciona a queimar óleo, afoga! se tirares a bateria a um SAAB a gasolina ele simplesmente desliga-se, como o Zé disse e bem, o alternador fornece amperagens e voltagem superior à carga da bateria, os circuitos eléctricos/electrónicos estão limitados a valores com pouca variação e também protegidos contra sobrecargas (relés e fusíveis por ex.), por isso se desligares o alternador, ele anda até esgotar a bateria, se desligares a bateria simplesmente para!! a/s centralina/s está/ão ligada/s à bateria (que normalmente deve fornecer corrente estabilizada) e não ao alternador.

Sinceramente no 9000 nunca testei, mas garanto-te que o meu Citroën AX desligo a bateria e ele continua a funcionar.


Sérgio, mas quantas centralinas tem o teu AX?? Num 9000 a bateria dura poucos quilómetros, chega a ser irrisório o percurso possível, depois também depende da temperatura ambiente exterior, o tipo de via em que circulas, o trânsito etc etc, deves saber também que em torno dos 7.5/8 volts num 9000 simplesmente para, exactamente para fazer a protecção do sistema eléctrico. Se desligares a bateria num 9000 e deixares apenas o alternador a funcionar, não te esqueças que o mesmo debita cerca de 14.5 volts para aprox. 130Amp, com flutuações possíveis de carga, o que normalmente origina graves problemas em seguida, como por ex. torrar uma centralina, perda momentânea ou constante do ABS entre outras :(, alguns destes pressupostos eu já os vivenciei ao longo do uso dos 9000 que já tive/tenho. Digo mais, todos os problemas que o meu aniversário tem dado são fruto de experiências loucas que por vezes faço, precisamente para avaliar o resultado  :|@, a última resultou num caracol (o quente) do turbo em fragmentos, por puxar a caravana com o CC ligado a 90 kh numa subida com inclinação de 8º e 4.5 km de comprimento...
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: SMAP em 24 de Junho de 2015, 07:48
Mas alguém leu o que eu escrevi? onde é que eu falei de SAABs ou mesmo 9000?

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Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-seSe quizerem experimentar, depois de colocar um carro a Diesel a trabalhar, desliguem a bateria... e verificarão que o carro continuará a trabalhar.

Num carro a gasolina, se desligares a bateria depois dele estar a trabalhar tambem continua pois o alternador produz energia suficiente.

O joseglv estava a falar de motores de gasóleo de uma forma geral, não dos motores que estão nos SAABs. Eu também estou a falar de motores de gasolina de uma forma geral, não de nenhum SAAB.

Genericamente qualquer carro com motor a gasolina e ou gasóleo consegue trabalhar sem bateria, só com a corrente gerada pelo alternador no caso dos motores a gasolina.

Como é obvio os carros mais actuais que estão cheios de electrónica são mais sensíveis a trabalhar sem bateria, mas garantidamente qualquer veículo equipado com motor a gasolina com carburador e bomba de gasolina mecânica trabalha com a bateria desligada só com a corrente gerada pelo alternador.
Título: Re: Consequências de óleo a mais no motor
Mensagem de: Rui em 24 de Junho de 2015, 10:42
Em termos genéricos, é como o SMAP diz: qualquer motor deve ser capaz de trabalhar sem bateria e apenas com o alternador, pelo simples facto de que se assim não fosse isso significaria que o carro consome mais energia elétrica do que aquela que produz, o que faria com que ao fim de algum tempo, mesmo com bateria, esta viesse a descarregar e o funcionamento do veículo interrompido. Isto em tese geral. Claro que na prática as coisas são um pouco diferentes, pela diferença entre as especificações de corrente elétrica requeridas pelos diversos sistemas dos carros e aquela que um alternador é capaz de entregar.
Para ajudar à festa, apenas acrescento que também em tese geral o funcionamento de um motor a gasolina exige mais eletricidade que um motor diesel, pelo facto de a combustão do primeiro se fazer à custa das velas, ao passo que no segundo se verifica uma combustão desencadeada pela pressão atingida pela mistura ar-combustível no interior dos cilindros, portanto sem necessitar de nenhuma ajuda "exterior".

Rui Ribeiro