Ao comprarmos um SAAB usado, tal como outro qualquer automóvel, devemos fazer uma boa revisão ao veiculo.
E... obviamente que o vendedor vos vai afirmar que fez a revisão completa ontem... Com óleo caro e filtros ainda melhores que o da marca...
Isto independentemente de o ter feito ou não...
Portanto... após terem feito o investimento da compra, convém salvaguardarem esse investimento e fazerem vocês a revisão para terem certezas de que não correm riscos.
o que convém trocar / ter atenção:
Filtros
- Trocar filtro de combustível
- Trocar filtro de ar
- Trocar filtro de habitáculo
- Trocar filtro de óleo
Fluídos
- Trocar óleo
- Trocar liquido refrigerante
- Trocar óleo de travões
- Trocar óleo de direcção assistida
Outros
- Trocar velas nos carros a gasolina
- Ver e trocar se necessário discos e calços
- Troca de todos os tubos de vácuo
Alguns comentários sobre as operações acima descritas:
- Os filtros devem de ser da marca ou qualidade equivalente, Man ou Bosch por exemplo.
Especialmente os filtros de óleo e combustível.
Aqui alguma informação sobre o filtro de óleo: Link Directo (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=445.0)
- Na troca de óleo utilizar sempre óleo 100% sintético. As garantias de qualidade e de longevidade de vida útil do motor estão mais que provadas aquando a utilização de óleo com qualidade. Sem dúvida alguma vale a pena o investimento.
- Na troca do liquido refrigerados NUNCA utilizar água. Deve-se usar sempre um bom liquido anti-congelante de forma a prevenirmos a oxidação do motor e garantir a lubrificação da bomba de água. A utilização de água como liquido refrigerante é dos procedimentos que mais prejudicam o bom funcionamento do motor.
- Ter atenção ao óleo dos travões, é da manutenção a que se dá menos importância. Este óleo deverá ser trocado a cada 4 anos, sendo recomendado fazer-lo a cada 2 anos.
Em grande parte dos saabs este óleo é responsável pelo sistema hidráulico dos travões e embraiagem.
No caso de SAAB´s 9-3 e 9-5 de 1998 - 2003 - Trionic 7
Sendo estes modelos em concreto susceptíveis a criarem Oil Sludge, é imperativo fazer uma revisão mais profunda garantindo que o motor não sofreu consequências de má utilização dos donos anteriores.
Em primeiro lugar, o que é o Oil Sludge? -> Link Directo (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=446.0)
Nestes modelos, alem da lista descrita devemos:
- Retirar o cárter e limpar todos os resíduos no mesmo.
- Retirar a tampa de válvulas e desentupir todos os tubos de respiro
- Avaliar e trocar se necessário o kit PCV -> Kit pcv (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=407.0)
- Trocar bomba de óleo: bomba de óleo PartsforSaabs (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=2466)
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Após esta primeira manutenção será muito mais seguro circularem com o vosso novo SAAB sem receios e com garantias de maior longevidade do motor.
Qualquer item que achem importante rectificar / acrescentar é favor de postarem comentário.
Actualizarei este post sempre que necessário.
Abraço
manda ver casquilhos e apoios de motor...
e esqueceste de referir anos e/ou kms para pensarem em ver junta e corrente
Tens Razão...
a ver se amanhã acrescento...
agora estou com muito sono :P
Bem lembrado...
especialmente os casquilhos dos amortecedores...
e a corrente é bastante importante também.
Obrigado pelo contributo.
Abraço
eu tento que pelo menos uma percentagem seja útil...mesmo
Eu acabei de comprar um Saab de 98 2.2 Tid 115cv sem ter em conta todas estas questões, e meus amigos.... :'( estou mais que aziado, neste momento até tenho medo do que o meu mecânico venha a ver mais.....para já, tive que comprar uma bomba de embraiagem (para o pedal) visto que as mudanças não me estão a entrar após 400km´s na minha mão, entretanto já comprei tb os filtros de ar, óleo e gasóleo mais o óleo recomendados. Estou a ter mais 2 problemas (que poderão ser apenas um). A luz de check engine está a acender várias vezes (após um pouco acaba por apagar) e sinto que o carro está com muito pouco "power" ou seja, chegando a mudanças altas, o carro não desenvolve. Em reta com o pé todo a fundo não me está a passar os 140 km´s/h (tenho receio que seja o sistema turbo, e que tenha que gastar uma pipa). Alguns conselhos para a minha situação?
A manutenção global do motor vai-te colocar no bom caminho (óleos, filtros, etc).
A questão da performance começa por verificar:
- Tubagens de ar
- Tubagens de vácuo
- Estado/funcionamento da EGR
Estes motor (diesel) acumulam imensa fuligem no colector de escape. Uma limpeza também ajudaria à melhor saída de gases e em consequência, melhor funcionamento do turbo.
O estado da EGR já está agendada, as tubagem de ar de vácuo e do colector de escape vou fazê-las na mesma altura....espero. Estou à espera da bomba para montar, já a mandei vir.
LfTeixeira o meu obrigado, este fórum tem-me sido muito útil, a salvação daquele carro está nos vossos conselhos O0
Abraço
Quase... quase... quase de certeza... será da egr, mas nada melhor que ler o erro!
Abraço
Boas ppl... Comprei um 9-3 2.0T 150cv cabrio, parece-me estar td ok, mas vou fazer o que referiram neste topico e verificar óleos, filtros, velas e td o mais.
A direcção é que me parece um pouco pesada e algo incerta. O que me aconselham?
Pressão dos Pneus??
Pneus que já deviam ter sido trocados?? ( ver a data de fabrico )
Óleo de Direcção a nível??
Folgas nos casquilhos da caixa de direcão?
Deve ser por aí....
Ok, obrigado joseglv. Os pneus e a pressão tão ok, vou verificar óleo de Direcção e pedir para verificarem os casquilhos da caixa de direcção.