Os casquilhos traseiros da suspensão frontal são os mais desgastados de toda a suspensão.
É usual haverem SAAB´s 9000 com barulhos vindos da suspensão quando passamos em paralelo.
Um "Tac - Tac - Tac" seco.
Isso é por norma sinal que é preciso substituir estes casquilhos ou da barra estabilizadora...
1 - Primeiro temos que retirar a tampa protectora onde fixa o apoio. Desapertar os dois parafusos traseiros com um chave 14, os dois frontais com chave 13. Dos lados tem 2 pequenos que servem de guias, muito úteis para montar de novo, por norma são parafusos torx T25. Não estão presentes em todos os modelos, por norma só os encontramos em SAAB´s 9000 entre 1985 e 1992.

Este será o aspecto da chapa protectora fora:
2 - Desapertar a porca que segura o apoio ao veio do braço da suspensão. Se for a porca original será necessário uma chave de bocas 18mm.

Após desapertar a porca é só tirar a porca, a anilha de suporte e o casquilho fora.
Veio já sem o casquilho:

Quando desmontarem o casquilho, se for o original, podem ver que a parte côncava do casquilho (parte virada para cima na próxima foto) está montada de modo a que fique apontada para trás. É assim que deve de ser montada:
3 - Colocar novo casquilho no sitio e apontar a porca apertando somente até encostar. Como referido em cima, o casquilho é montado com a parte da curvatura virada para a traseira do carro. Nunca usar a mesma porca. A porca tem um sistema de anti-desaperto que vai se desfazendo conforme a desapertamos. Portanto, usar sempre porcas novas caso estas tenham sistema anti-desaperto:

Aspecto final de tudo já montado de novo:

Após baixar o carro, com as rodas já no chão sem macaco e preguiças devemos fazer peso na suspensão para que ela baixe e volte à sua posição normal.
Só depois, com a suspensão no lugar e com o carro no chão apertar totalmente a porca que prende o casquilho e que só apontamos no passo
3.
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Caso tenham alguma das porcas moídas, nunca devem de fazer nova rosca trocando o parafuso.
Caso tenham atenção ao facto, o parafuso é oco e triangular, isto para se partir em caso de colisão poupando as pernas dos ocupante.

O que devem de fazer é:
1- levantar o tapete, retirando a tampa plástica da lateral:
2 - E aceder à tampa dos respectivos parafusos. Se forem os da frente tiram a tampa em cima, caso sejam os traseiros, a tampa mais pequena de baixo:
3- Retirar as porcas moídas e soldar novas. Assim podem usar novamente os mesmos parafusos que dificilmente ficam moídos.
Aqui o exemplo da chapa dos parafusos da frente:

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Qualquer dúvida é só perguntar.
Abraço
Afinal foi tomar café mas foi com a gaja... Lol...
Abraço