Decidi converter um TD04 de 15T para 19T e falei com o catavares que efectou todo o trabalho
Comprei as peças a melett, excepto a "compressor housing" que supostamente nao se vende. Comprei uma "compressor housing" no ebay para usar como modelo para hibridar a minha 15T original. Aqui ficam algumas fotos
Como estava
(http://img819.imageshack.us/img819/5713/fotografia395.th.jpg) (http://img819.imageshack.us/i/fotografia395.jpg/)(http://img521.imageshack.us/img521/4426/fotografia397.th.jpg) (http://img521.imageshack.us/i/fotografia397.jpg/)(http://img846.imageshack.us/img846/9748/fotografia399.th.jpg) (http://img846.imageshack.us/i/fotografia399.jpg/)(http://img685.imageshack.us/img685/8578/fotografia400.th.jpg) (http://img685.imageshack.us/i/fotografia400.jpg/)
(http://img80.imageshack.us/img80/6545/fotografia401.th.jpg) (http://img80.imageshack.us/i/fotografia401.jpg/)(http://img811.imageshack.us/img811/1301/fotografia412.th.jpg) (http://img811.imageshack.us/i/fotografia412.jpg/)(http://img84.imageshack.us/img84/9528/fotografia413.th.jpg) (http://img84.imageshack.us/i/fotografia413.jpg/)(http://img256.imageshack.us/img256/3163/fotografia414.th.jpg) (http://img256.imageshack.us/i/fotografia414.jpg/)
(http://img543.imageshack.us/img543/5374/fotografia416.th.jpg) (http://img543.imageshack.us/i/fotografia416.jpg/)(http://img10.imageshack.us/img10/7773/fotografia418.th.jpg) (http://img10.imageshack.us/i/fotografia418.jpg/)(http://img828.imageshack.us/img828/2876/fotografia419.th.jpg) (http://img828.imageshack.us/i/fotografia419.jpg/)(http://img204.imageshack.us/img204/5924/fotografia420.th.jpg) (http://img204.imageshack.us/i/fotografia420.jpg/)
(http://img263.imageshack.us/img263/3066/fotografia421.th.jpg) (http://img263.imageshack.us/i/fotografia421.jpg/)(http://img11.imageshack.us/img11/358/fotografia422.th.jpg) (http://img11.imageshack.us/i/fotografia422.jpg/)
durante a limpeza
(http://img12.imageshack.us/img12/9329/fotografia424.th.jpg) (http://img12.imageshack.us/i/fotografia424.jpg/)(http://img197.imageshack.us/img197/9109/fotografia426.th.jpg) (http://img197.imageshack.us/i/fotografia426.jpg/)(http://img571.imageshack.us/img571/4633/fotografia428.th.jpg) (http://img571.imageshack.us/i/fotografia428.jpg/)(http://img109.imageshack.us/img109/4148/fotografia463.th.jpg) (http://img109.imageshack.us/i/fotografia463.jpg/)
(http://img163.imageshack.us/img163/1989/fotografia464.th.jpg) (http://img163.imageshack.us/i/fotografia464.jpg/)(http://img808.imageshack.us/img808/9607/fotografia467.th.jpg) (http://img808.imageshack.us/i/fotografia467.jpg/)(http://img20.imageshack.us/img20/4211/fotografia470.th.jpg) (http://img20.imageshack.us/i/fotografia470.jpg/)(http://img832.imageshack.us/img832/3120/fotografia423.th.jpg) (http://img832.imageshack.us/i/fotografia423.jpg/)
As peças novas
(http://img717.imageshack.us/img717/4981/fotografia445.th.jpg) (http://img717.imageshack.us/i/fotografia445.jpg/)(http://img17.imageshack.us/img17/2946/fotografia446.th.jpg) (http://img17.imageshack.us/i/fotografia446.jpg/)(http://img339.imageshack.us/img339/5119/fotografia447.th.jpg) (http://img339.imageshack.us/i/fotografia447.jpg/)(http://img41.imageshack.us/img41/7164/fotografia448.th.jpg) (http://img41.imageshack.us/i/fotografia448.jpg/)
Comparando / montando peças
(http://img85.imageshack.us/img85/4246/fotografia274.th.jpg) (http://img85.imageshack.us/i/fotografia274.jpg/)(http://img215.imageshack.us/img215/6286/fotografia450.th.jpg) (http://img215.imageshack.us/i/fotografia450.jpg/)(http://img717.imageshack.us/img717/5962/fotografia451.th.jpg) (http://img717.imageshack.us/i/fotografia451.jpg/)(http://img221.imageshack.us/img221/3701/fotografia452.th.jpg) (http://img221.imageshack.us/i/fotografia452.jpg/)
(http://img191.imageshack.us/img191/9076/fotografia471.th.jpg) (http://img191.imageshack.us/i/fotografia471.jpg/)(http://img827.imageshack.us/img827/3256/fotografia472.th.jpg) (http://img827.imageshack.us/i/fotografia472.jpg/)(http://img190.imageshack.us/img190/6156/fotografia481.th.jpg) (http://img190.imageshack.us/i/fotografia481.jpg/)(http://img12.imageshack.us/img12/8292/fotografia453.th.jpg) (http://img12.imageshack.us/i/fotografia453.jpg/)
(http://img585.imageshack.us/img585/7262/fotografia454.th.jpg) (http://img585.imageshack.us/i/fotografia454.jpg/)(http://img811.imageshack.us/img811/834/fotografia455.th.jpg) (http://img811.imageshack.us/i/fotografia455.jpg/)
Compressor housing stock versus a 19T
(http://img833.imageshack.us/img833/108/fotografia475.th.jpg) (http://img833.imageshack.us/i/fotografia475.jpg/)(http://img811.imageshack.us/img811/6366/fotografia476.th.jpg) (http://img811.imageshack.us/i/fotografia476.jpg/)(http://img33.imageshack.us/img33/4089/fotografia477.th.jpg) (http://img33.imageshack.us/i/fotografia477.jpg/)
(http://img51.imageshack.us/img51/5205/fotografia478.th.jpg) (http://img51.imageshack.us/i/fotografia478.jpg/)(http://img707.imageshack.us/img707/3860/fotografia479.th.jpg) (http://img707.imageshack.us/i/fotografia479.jpg/)(http://img688.imageshack.us/img688/9880/fotografia480.th.jpg) (http://img688.imageshack.us/i/fotografia480.jpg/)
Compressor housing hybrid versus a 19T
(http://img197.imageshack.us/img197/1354/fotografia482.th.jpg) (http://img197.imageshack.us/i/fotografia482.jpg/)(http://img17.imageshack.us/img17/8330/fotografia483.th.jpg) (http://img17.imageshack.us/i/fotografia483.jpg/)(http://img7.imageshack.us/img7/2685/fotografia484.th.jpg) (http://img7.imageshack.us/i/fotografia484.jpg/)
(http://img813.imageshack.us/img813/9788/fotografia485.th.jpg) (http://img813.imageshack.us/i/fotografia485.jpg/)(http://img21.imageshack.us/img21/159/fotografia487.th.jpg) (http://img21.imageshack.us/i/fotografia487.jpg/)(http://img209.imageshack.us/img209/5069/fotografia488.th.jpg) (http://img209.imageshack.us/i/fotografia488.jpg/)
Resultado final
(http://img820.imageshack.us/img820/394/fotografia593.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/820/fotografia593.jpg/)
(http://img703.imageshack.us/img703/5848/66949782.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/703/66949782.jpg/)
(http://img151.imageshack.us/img151/2279/21122468.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/151/21122468.jpg/)
(http://img846.imageshack.us/img846/1175/22348171.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/846/22348171.jpg/)
(http://img17.imageshack.us/img17/7096/12145857.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/17/12145857.jpg/)
(http://img856.imageshack.us/img856/919/64058376.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/856/64058376.jpg/)
Peças melett, referes-te ao kit de vedantes e reconstrução?
ou a melett vende mais artigos para turbos (compressoras, turbinas e assim?)
rezo pela tua caixa de velocidades (mesmo reforçada)
Binário que estais no céu...
tende piedade dos carretos da caixa de velocidades do smap...
Abraço
Bom trabalho Smap, continua e ainda precisarás de asas no teu 9000 :D Diz-me uma coisa, em termos práticos, qualquer um o pode fazer, desde que tenha as "ferramentas" adequadas correcto? Em em termos de €€€€, quanto fica uma brincadeira dessas em material, por alto, claro...
Abraço
este smap é pior que um esquilo nas coisas que faz!!!
o TD04 já não chegava? Se sobraram peças avisa que se calhar vejo se apanho um TD04 normalzinho para por no meu
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
este smap é pior que um esquilo nas coisas que faz!!!
o TD04 já não chegava? Se sobraram peças avisa que se calhar vejo se apanho um TD04 normalzinho para por no meu
Ainda nao pus nos classificados, mas eu tenho um TD04 usado para venda
Óóóhhhh Smap, e então em peças e material em quanto fica essa brincadeira?
Abraço
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Óóóhhhh Smap, e então em peças e material em quanto fica essa brincadeira?
Muito dinheiro :D
Mas nao tem qualquer interesse para ti com um motor 2.0
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Óóóhhhh Smap, e então em peças e material em quanto fica essa brincadeira?
Muito dinheiro :D
Mas nao tem qualquer interesse para ti com um motor 2.0
:(:(:( "Ganda noia", e para o Garret T25? Há alguma coisa? Já ouvi falar em reforçar o turbo com um kit mas nunca o encontrei para venda...
Abraço
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Óóóhhhh Smap, e então em peças e material em quanto fica essa brincadeira?
Muito dinheiro :D
Mas nao tem qualquer interesse para ti com um motor 2.0
:(:(:( "Ganda noia", e para o Garret T25? Há alguma coisa? Já ouvi falar em reforçar o turbo com um kit mas nunca o encontrei para venda...
Não percebeste, nao tem interesse o 19T. Para ti com um motor 2.0 um TD04 15T é muito bom
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Óóóhhhh Smap, e então em peças e material em quanto fica essa brincadeira?
Muito dinheiro :D
Mas nao tem qualquer interesse para ti com um motor 2.0
:(:(:( "Ganda noia", e para o Garret T25? Há alguma coisa? Já ouvi falar em reforçar o turbo com um kit mas nunca o encontrei para venda...
Não percebeste, nao tem interesse o 19T. Para ti com um motor 2.0 um TD04 15T é muito bom
Isso já tinha eu percebido...Sou lento mas nem tanto ;)
A minha questão foi em relação ao T25, pois a do TD04 implica mais alterações, como as tubagens, enquanto que manter o T25 não implica mais alteração nenhuma. Por isso perguntei se haveria maneira de o "melhorar" :D
Abraço
Para o t25 podes hibridar como fez o nicodemus.
Compressora do t28 e ficas com um t24/t28.
Mas... vais ter o turbo a entrar um pouco mais tarde... mas com muita mais força :D
O do nicodemus também é um 2.3.. mas não vejo assim grande diferença entre encher um turbo ou outro quando falamos de 300cc de diferença...
o meu fosco é 2.0 e puchava bem um t3/t4 :D
Abraço
Pois... O do nicodemus ficou uma pipa de massa. Onde posso fazer isso? É um caso a estudar tendo em conta o preço, pois também tenho de ter em conta o TD04. Se puder fazer em casa mandando vir as peças, melhor ainda 8) 8) 8) 8)
Abraço
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Pois... O do nicodemus ficou uma pipa de massa. Onde posso fazer isso? É um caso a estudar tendo em conta o preço, pois também tenho de ter em conta o TD04. Se puder fazer em casa mandando vir as peças, melhor ainda 8) 8) 8) 8)
Abraço
já tens lista de peças em inglês e português para passar de t25 para td04
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Pois... O do nicodemus ficou uma pipa de massa. Onde posso fazer isso? É um caso a estudar tendo em conta o preço, pois também tenho de ter em conta o TD04. Se puder fazer em casa mandando vir as peças, melhor ainda 8) 8) 8) 8)
Tu insistes ... compra um TD04 em bom estado é melhro do que um hibrido. qualquer hibrido nesse motor vais perder muita a baixa rotação
Pois... e em quanto ficam as tubagens e o turbo? Já só tenho 99.99eur para gastar no Aero Kamuma ;D ;D ;D ;D ;D
Abraço
Em relação à caixa a melhor solução é comprar uma suplente como eu fiz para o carro não ficar parado mt tempo. A última que eu reparei não durou 20000Km, mas agora com as alterações espero que dure um pouco mais...
héhé... as 1400 rpm o meu turbo já está a fazer 0.2 bar. as 2200 já pico a 1.3... e acredita que não tem pior spool-up que o TD04 15G. Nem vou falar das altas... porque o meu t25 é um "boi", faz sempre muita pressão até ao corte.. acredita, não trocava o meu por um td04. Alem de já ter levado muita muita guerra nunca falhou (até agora, não é... lol)
@Kamuma, para teres a mesma coisa que eu, tenta arranjar na net o kit 360º e o kit de reparação (Mellett ou Garrett, prefiro o Garrett) e a copressora do t28, ou no máximo a compressora do "disco potato", que é o gt28rs. Tenho por aí o part number. Depois é mandar alargar a tampa de admissão e o lado do core onde anda a compressora e já está. Acho que consegues isso tudo por menos de 300€, eu paguei 507€ (fui comido sim) mas sei que não podia encontrar melhor sítio para fazer um trabalho desses tão bem feito.
Abraços
Ok Nicodemus... Thx ;D ;D ;D
Posta aí, aliás, quando puderes e se puderes, abres um topico sobre isso para não ficar misturado com o td04 ;)
Abraço
Vou abrir um tópico, mas não tenho muitas fotos do trabalho, contrariamente ao Smap onde podes ver tudo.
abraço
Kamuma acorda para a vida, tu tens um 2.0
Nicodemus um 2.0 não produz o mesmo ar que um 2.3 o spoll up dele vai ser mais tarde
Eu acordei quando arranjei um Saab :D :D :D
Então mas hibridar o T25 é má ideia? É isso? No meu casa, claro...
Abraço
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Eu acordei quando arranjei um SAAB :D :D :D
Então mas hibridar o T25 é má ideia? É isso? No meu casa, claro...
Hibridar um T25 não é má ideia, desde que não vas para uma compressora tão grande como a do nicodemus. A compressora que o nicodemus pôs só da par motores 2.3
Nãããão... dá para qualquer coisa, o único contra é um spool-up mais lento. Mas em contra partida tambem reduz o risco de surge.
Conheço uma pessoa, que teve um t28 no seu 200 sx (1.8t) e depois voltou ao t25 hibridado como o meu. e posso te garantir que ele estava mesmo muito satisfeito. Se atrasou o pico de pressão de umas 500 rpm foi muito, mas deve ter sido menos (comparando ao t25 stock)
E outro num alfa 166... mas esse não suportou a carga e o Alfa Morreu. lol
É mesmo Alfa Morreu... Overdose de carga :D :D
Ok... Quando chegar a altura logo vejo a melhor opção, até porque ainda não experimentei assim ;D ;D
Abraço
Nissan 200sx - 1,072 kg - Motor 1.8
SAAB 9000 - 1,475 kg - Motor 2.0
Não que relações de caixa tem um e o outro
Mas olha de qualquer de qualquer das formas mais que 1,35 Bar (stage 3 que o kamuma ja tem) tem que mudar de injectores.
Tu (nicodemus) tambem ficaste com um stage 3 com 1,35 bar embora o mapa de ambos seja diferente o maximo que voçês tem 1,35 bar. O kamuma vai ter 1,35 no limite do turbo, e tu tens 1,35 bar com relativa facilidade e a mais rotações.
Depois tens a qestão que é muito mais facil ficares com um turbo mal hibridado do que um reparado.
Para reparar é so usar componentes estudados e plug and play
Para hibridar nada é plug and play, tens que mandar abrir a compressora e mandar cortar as pás da turbina. Basta teres um "sapateiro" a fazer isto e nunca teras um turbo de jeito.
Não é facil a decisão, mas claramente num 2.0 se arranjares um TD04 a bom preço vais ficar com mais banda de rotação. E olha que os TD04 são mais resistentes que os T25 pelo que sei.
E quem hibrida um T25 é para ter algo ao nivel de um TD04.
Se queres comparar hibridados um TD0419T sera sempre melhor que um T25/T28.
O t25 é muito pequeno para conseguir o output do 19t. nem pensar! o máximo que se consegue é mesmo a compressora do disco potato, depois disso, alem de não caber, nunca da vida daria equilibrio nem saída de gases.
O TD04 já um 360º, o garrett não, daí, comparando ambos os turbos originais, o mitsubishi é mais resistente.
quando falei no nissan, comparei o spool do t25 stock e do híbrido montados no mesmo motor. ;)
Agora, quem tiver um t25 e quiser mais cavalos, se conseguir um td04 barato e em bom estado, compensa muito mais. Mas basta terem o prato de fogo empenado e a turbina a roçar nele, já não compensa reparar se tiverem um t25 em bom estado.
Olha, o t25 que saiu do CDE, já está montado noutro motor, o turbo não tinha folgas nem rachadelas nem nada a apontar. e já ia a 346 000kms ;D
Resumindo, é tudo questão de orçamento.
Abraço
é fazer contas...
gt25 + kit reforçado + compressora + trabalho
ou
td04 + kit reforçado + tubagens
o que sair mais barato ´boa solução para ambos..
Abraço
isto de chegar à barreira dos 300 cvs sustentáveis parece carote (quer dizer, nada comparado com carros de 300 cvs mas face ao custo inicial)...
já agora vou buscar um dos meus vícios mentais favoritos.... agua metanol :) arrefece, reduz knock e é bem bruto
comentários de quem já tenha feito ou visto?
ninguém fez ou viu...
tu ainda não andavas cá... deve de ser essa a razão :D
o custo que tens para colocar o carro com 300cv será o mesmo de uma manutenção aproximadamente...
o meu turbo para reparar/hibridar paguei na altura 400€
se mandares abrir o teu, repares e colocares um kit reforçado... andará por isso :D
acima dos 300cv é que poderá começar a ficar mais carote pois o td04 começa a ficar insuficiente... e um gt35 começa a ficar carote :D :D :D + injectores
Abraço
ora então se calhar iremos ver...
smap, como o mais crítico em qualidade é o cartridge, que dizes disto?
http://www.ebay.co.uk/itm/Volvo-Saab-TD04-19T-Turbo-Compressor-Housing-Upgrade-/370677461154?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item564e1930a2 (http://www.ebay.co.uk/itm/Volvo-Saab-TD04-19T-Turbo-Compressor-Housing-Upgrade-/370677461154?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item564e1930a2)
Hooooo Teco...
mas tu nem ainda consegues colocar o 15T no teu carro e já queres transformar isso num 19T?
e a parte quente? como solucionavas?
deixa-te de invenções!!!
Abraço