Caríssimos.
Coloquei molas da Kilen no meu 9000. Na mesma altura que troquei as jantes. Mais ou menos desde essa altura sinto uma trepidação no volante a partir dos 110 kmh, assim como falta de sensibilade.
Poderá ser da falta de capaçidade dos amortecedores (versão CSE) para lidar com a firmeza das molas, no caso de os amortecedores estarem demasiado gastos?
Dá-me a sensação que o amortecedor direito da frente tem alguma falta de eficácia. Quando imobilizo o carro de repente, a frente do carro vai abaixo duas vezes. E se largar o volante o carro tem tendencia para fugir para a direita.
Já pus de parte a possibilidade de ser do diferente diametro da manga de eixo e do centro da jante, pois mandei fazer espaçadores á medida de ambas as peças.
Dêm o vosso palpite!
Obrigado.
Chegaste a por anilhas centradoras nas jantes? O pneus eram novos? Alinhaste a direção depois de montares as molas? Viste os cabeçotes dos amortecedores, se estavam gastos? As molas estão fixas no sítio correcto da base e cabeça do amortecedor?
Tens muito por onde ver o porquê de vibrar... Inclusivé se tiveres feito uma travagem em que o pneu tenha gasto num determinado sitio... Os amortecedores estarem gastos provoca-te mais oscilação no carro, mas duvido que provoquem a vibração de que falas ??
Abraço
SE não estou em erro, se tremer a 90 é má calibração das rodas da frente, a 110 é das rodas de tras.
mas de qualquer maneira podes dar uma vista de olhos geral, no meu caso acontecia-me o mesmo e eram as rodas de tras.
com ou sem espaçadores não pode vibrar.
também aponto para as rodas mal calibradas...
quando as colocaste ao sitio ja traziam pneu?
ou colocaste novo e equilibraste as jantes?
Abraço
e as borrachas lixadas a sentirem-se mais?
Para encerrar o assunto fixa a explicação.
O problema residia no facto de, no espaçador o furo da manga de eixo ter um buleado. Esse buleado, que normalmente serve para encaixar as anilhas centradoras da jante, era do mesmo comprimento da manga de eixo, ou seja não existia contacto entre esta e o espaçador, nessa parte de peça. Mandei cortar 5 mm ao espaçador (da parte onde encosta ao cubo da roda) logo o buleado desapareceu e todos os 5mm da manga de eixo ficam em contacto com o espaçador.
Parte das vibrações eram (e são) da própria firmeza das molas. Fiquei a saber que as auto-estradas também têm irregularidades! ::)
Mais ainda, coloquei amortecedores koni desportivos atrás e reparei que, embora mais firme, a traseira ficou com um comportamento mais regular e as oscilações e trepidações são menores. Quando o fizer à frente conto que essas irregularidades das auto-estradas se disfarcem melhor também.
Não percebi muito bem a parte do buleado e dos 5 mm...
Este pessoal tem medo de tirar fotografias, lol
Quanto à suspensão traseira, tens regulado a 50%, pode ficar bem mais firme.
Abraço
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Não percebi muito bem a parte do buleado e dos 5 mm...
Este pessoal tem medo de tirar fotografias, lol
Quanto à suspensão traseira, tens regulado a 50%, pode ficar bem mais firme.
Abraço
There you have!
A castanho tens o cubo, a cinza o espacador. O desenho é tipo "corte"

Quanto á regulação parece-me "au point".
Andei com 5 pessoas no carro + 2 rodas na mala (caso tivesse 3 furos!!) e andei naquelas montanhas russas que são as ruas da baixa do Porto sem problemas! Está firme sem estar desconfortável. Para já, está impec.
Haaa... Agora sim :D
Se quiseres tirar as teimas a 100% testas com as jantes de origem.
Ou com os meus espaçadores.
Já ficas a saber se é das jantes, dos espaçadores ou da suspensão.
:)
Abraço
Com os amortecedores da frente no estado em que estão, só vou saber quando trocar os amortecedores! :D
vai procurando por uns koni´s frontais no ebay...
Abraço