Este Diy serve para os proprietários de SAAB´s 9000 já com algum tempo e com necessidade de trocar os tubos de refrigeração. Com o passar dos anos e com a temperatura atingida é normal eles incharem e rebentarem.
1º - É necessário retirar todo o liquido refrigerante do sistema, para isso podem seguir o DIY já escrito para o efeito: DIY - Trocar liquido refrigerante (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=576.0).
2º - Localizar cada um dos tubo e trocar um a um. Cada tubo tem uma abraçadeira metálica em cada ponta. Caso as abraçadeiras estejam degradadas e com sinais de corrosão aconselho a que usem abraçadeiras novas de inox. São mais caras, mas muito mais resistentes ao passar do tempo.

Neste DIY numerei os 8 tubos importantes do circuito.
Podem também trocar os tubos que vão à borboleta da admissão, mas como eu não os uso, não tenho fotos.
Para procederem a esta tarefa precisam unicamente:
- Chave sextavada 10mm (para retirar a blindagem inferior do carro drenando o liquido e para retirar a tampa da saufagem)
- Chave Torx T30 (para retirarem os dois parafusos T30 da blindagem inferior do carro
- Chave sextavada 7mm (ou 8mm dependendo da abraçadeira) para desapertar e apertar novamente as abraçadeiras.
Aqui deixo a legenda dos tubos usados:
(podia ter espalhado os tubos para melhorar a legenda, vou ver se faço com os antigos e depois actualizo)
1 - Tubo que liga do radiador de arrefecimento ao motor.
2 - Tubo que liga do motor ao tubo nr 7 e de seguida ao radiador da saufagem.
3 - Tubo que liga da bomba de água ao radiador de arrefecimento.
4 - Tubo que liga do vaso de expansão ao radiador de arrefecimento.
5 - Tubo que liga do vaso de expansão à bomba de água.
6 - Tubo que liga do motor ao tubo nr 8 e de seguida ao radiador da saufagem.
7 - Não presente na imagem, permite a ligação do tubo nr 2 ao radiador da saufagem.
8 - Não presente na imagem, permite a ligação do tubo nr 6 ao radiador da saufagem.
Aqui uma legenda detalhada de onde ligam os mesmos:

Pormenor da ligação do tubo nr 7 e 8 debaixo da tampa plastica que protege o motor da saufagem e ecu:

Pormenor da ligação do tubo nr 5 e 3 que ligam por baixo do alternador. O tubo 5 liga entre o vaso da expansão e a bomba de agua contornando a corrente dos elementos. Quando o nr 3 liga directamente da bomba de agua ao radiador de arrefecimento.

Após troca de todos as tubagens basta atestar com anti-congelante (nunca usar agua da torneira) que o sistema sangra o ar sozinho através do termostato.
Espero que esteja fácil e entender.
Qualquer dúvida perguntem :D
Abraço
Após troca de todos as tubagens basta atestar com anti-congelante (nunca usar agua da torneira) que o sistema sangra o ar sozinho através do termostato
Não percebo mesmo nada disto :|@
Podes explicar como é isso do sistema sangrar sozinho?
Eu para mudar a agua que tenho no carro , por anticongelante, não tenho nenhum sangrador para sangrar? é só voltar a encher e já tá 8))
Obrigado.
Não... não precisas de sangrar como os "carritos" comuns :P
O termostato tem uma pequena válvula que deixa o ar passar de volta para o vaso de expansão...
, sobe pelo radiador e depois pelo tubinho nr 4 :)
ou seja... deixas o carro aquecer e o liquido vai descer porque o ar vai subir :D
sim... são SAABS :D
Abraço
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Não... não precisas de sangrar como os "carritos" comuns :P
O termostato tem uma pequena válvula que deixa o ar passar de volta para o vaso de expansão...
, sobe pelo radiador e depois pelo tubinho nr 4 :)
ou seja... deixas o carro aquecer e o liquido vai descer porque o ar vai subir :D
sim... são SAABS :D
Abraço
A maior parte dos fords e opel dos anos 90 são assim.
Sangrar é mais para carros franceses.
Mas ao deitar o anticongelante não faz mal apertar com a mão os tubos do radiador para tirar o ar, mas com o motor parado.