Boas pessoal,
O turbo que tenho no meu carro é um mitsubishi TE 05, está num B202L, acho que já veio assim de origem.
Eu queria saber mais sobre este turbo, como por exemplo, posso reduzir o Lag daquilo, se meter um downpipe de 3"? o turbo dá para hibridar de maneira a que se reduza o lag? o que é que se pode fazer para dar mais um cavalitos aquilo?
Obrigado.
Simplesmente melhorando o sistema de escape já vais sentir melhorias.
Um downpipe de 3" sem catalizador já irá ajudar.
Claro que se todo o escape for melhorado, ajuda ainda mais.
Vais notar o turbo a trabalhar mais cedo, e como consequencia menos LAG pois vais demorar menos tempo a "encher".
Convem tambem verificares que todas as tubagens de ar e vacuo estão em condições. E tambem, se o intercooler não tem fugas.
Obrigado Lfteixeira,
Mas não sabes se alguem aqui do forum já fez alguma alteração a este turbo?
E estando o carro com jetronic, não devo esperar muitas melhorias, pois não?
Obrigado.
Esta alteração funciona independentemente da programação do carro.
Claro, que com um escape mais livre, poderias aumentar a potencia do carro mais um pouco.
Mas para a questão que pretendes resolver/minorar não precisas de mexer em mais nada.
É uma simples questão de fisica, menos restrição na saida dos gases de escape, mais depressa sobre a pressão do turbo.
Quando instalei a linha de 3" no meu, sem mexer em mais nada, o ponteiro de pressão do turbo passou a entrar no vermelho. Na altura não tinha manómetro com valores mas pelo que me parece, aumentou cerca de 0,15 bar a pressão máxima.
Aconselho a que faças linha completa e ponhas uma panela final para restringir um pouco o barulho.
Abraço
Boas,
O meu carro não tem catalizador, como está já faz um bom barulho, quando lhe meter o downpipe de 3", ainda vai fazer mais barulho, mas se lhe meter a linha completa de 3", não vou poder fazer grandes viagens naquilo...fica toda a gente com dores de cabeça e a minha ... vai rolar... :||
O downpipe, acho que dá para por.
Fazes linha completa até á panela final e metes uma panela directa mas que abafe o som. Senão vai passar de 3" para 2" e vai-te restringir um bocado mais. Em termos de gastos, são mais 2m de tubo, se tanto... Quando ouvires o meu verás que fica bem ;)
Abraço
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Boas pessoal,
O turbo que tenho no meu carro é um mitsubishi TE 05, está num B202L, acho que já veio assim de origem.
Eu queria saber mais sobre este turbo, como por exemplo, posso reduzir o Lag daquilo, se meter um downpipe de 3"? o turbo dá para hibridar de maneira a que se reduza o lag? o que é que se pode fazer para dar mais um cavalitos aquilo?
Obrigado.
Bem pelo que tive a ver tu tens um TE05-12B-6 SAAB PN#8789770
Tu queixaste de lag, pelo que hibridares o turbo nao tem qualquer sentido. O processo de hibridação é para ficares com um turbo com uma compressora maior, quanto maior for a compressora maior sera o lag.
O principal problema que me acho que tu sentes é devido ao teu colector de escape ser de #7 fazendo com que o turbo só começe a trabalhar a rotações altas.
A SAAB foi mudando isso ao logo dos anos
Motores B2x2x - colector de escape de #7
Motores B2x4x - colector de escape de #6
Motores B2x5x - colector de escape de #5
Tornando os motores mais agradaveis de conduzir desde baixas rotações devido a maior binario disponivel
Pelo que percebo tu nao queres ter lag e queres ter um turbo que puxe em altas rotações, isso só com 2 turbos.
Uma coisa que podes alterar/verificar é a dump valve, se a mesma estiver estragada estar a perder ar nas tubagens de admissão. Podes sempre por uma de pistao em que tens varias molas para defenir a pressao que ela aguentaantes de abrir.
Obrigado SMAP,
Desculpa lá a minha carolice, mas eu posso trocar o coletor de escape, não posso? a furação é que tem de ser a mesma, certo? depois de trocar o coletor é que tenho de fazer um downpipe para ligar ao resto da linha, ou só estou a dizer asneiras???
eu acho que eles são ligeiramente diferentes, o TesZero sabe isso melhor porque tem o 9000 fosco (B202L) e o 9000 lpt (B234R)
Fosco

SMAP

PS: eu sou sempre muito focado em 9000 motores B2x4x, pelo que não te consigo dar a certeza
Boas.
Como o smap disse e muito bem, ao hibridares o turbo vais ficar com mais lag ainda.
Esse turbo é muito bom, o problema é que só tem mesmo força em altas...
o meu também é idêntico, é um T03, se vires o meu tópico do fosco vais encontrar a resposta para as questões até agora colocadas...
sobre o escape, vais ver que escrevi la que a diferença do turbo a encher foi muita, o turbo entra mais cedo e com força até mais tarde: Meu diário de bordo - página sobre o escape (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=92.90)
e quanto ao turbo também tens informação e resultados na página imediatamente a seguir: Meu diário de bordo - página sobre o turbo (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=92.105)
Para cada turbo tens um colector... o colector de escape de um TE05 não monta num td04 ou t25...
Para downpipe a falange é igual, ou seja, o do meu T3 tanto monta num t25, como num td04
Uma coisa é certa... depois de andares a fazer alterações de ar / gasolina... não sei como vais corrigir isso no mapa de injecção, no de ignição e no de controlo de turbo :| :| :|
é uma questão obviamente de andares pelo ecu projects e fóruns do género a procurar informação como eu fiz para a Lh 2.2, ou então pagar para uma empresa o fazer, mas aí pagas o que eles pedirem :| :| :|
Ora aqui está a solução:
http://www.ebay.co.uk/itm/SAAB-T3-T4-Turbocharger-all-900-prior-to-1993-and-9000-to-1989-Upgrade-/330926084440?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item4d0cbb5158 (http://www.ebay.co.uk/itm/SAAB-T3-T4-Turbocharger-all-900-prior-to-1993-and-9000-to-1989-Upgrade-/330926084440?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item4d0cbb5158)
Agora é só montar .... O0
Hooo contribuinte...
tu andas a nanar???
isso é o que eu tenho no fosco...
um T3 hibridado com compressora de T4 :)
aqui tens: Diário de bordo - T3 hibridado (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=92.msg7425#msg7425)
Abraço