Boas Camaradas
De um momento para o outro, fiquei sem limpa para-brisas no intermitente e a bomba do mija mija sem funcionamento. O fusivel esta bom e o limpa para brisas funciona em continuo. Ao carregar na manete para baixo para limpar em automatico, este funciona só enquanto carrego na manete para baixo. Será o automatico avariado?
De salientar que é um Saab 9-3, 2.2 tid de 2003.
Obrigado
Poderá ser avaria ou mau contacto. Se tiveres tempo e disponibilidade, tenta desmontar a manete e limpar com spray de contactos. Por vezes é esse o problema. Se não ficar a funcionar, poderá ser mesmo o módulo avariado.
Abraço
Ok,obrigado. Vou tentar no fim de semana.
Abraco
pode ser o relay... a mim aconteceu com o dos piscas
OT :
UM GRANDE OBRIGADO AO CATROIA ;)
Não sei se existe alguma unidade de controlo para o sistema...
Mas começar por tirar a manete fora e limpar seria um bom começo.
Os limpa vidros penso que não tenha nenhum relé, sendo controlado pelos interruptor da manete... penso eu de que...
Abraço
Boas, Camaradas
ja descobri, em principio, o problema.
Executei como me foi informado, para ver se seria um mau contato, mas nao deu resultado.
Em principio é mais um "dano colateral" do meu CIM, que se encontra com com problemas, pois por momentos consegui por em funcionamento estes dispositivos .
Comprei um CIM, de um carro acidentado e agora estou a espera que consigam colocar outra vez o dito "virgem", ou seja apagar o registo do chassis anterior, para poder instalar no meu.
Mais uma vez, obrigado, pelas ajudas
Abraço
tendo em conta que todos os componentes do volante ligam ao CIM...
é possível que seja disso...
Ao trocares o CIM tens que o reprogramar com um TECH II obrigatoriamente.
Que falhas tiveste que te obrigaram a trocar o CIM?
Abraço
Boas Camaradas
Desculpe a demora . O CIM tem danos, a nivel do controlo do ESP, visto que sempre que viro a direção ele dá-me logo erro. O carro tambem não pode estar muito tempo ao sol ou a altas temperaturas, pois como me aconteceu hoje e tal como no ano passado, pura e simplesmente fico sem radio e sem computador de bordo, sendo necessario fazer uma reprogramação ou atualizaçao do software. Fico igualmente sem os sinais sonoros de aviso, tal como o automatico do "pisca-pisca".
Espero ter-me explicado bem. Qualquer assunto, disponha.
Abraço
Então... tens mesmo que o trocar :|
problema bastante chato :|
Boas Camaradas
Consegui arranjar quem me reparasse o CIM. Vamos ver como fica pois sendo na origem seriam 500 aerios e 3 semanas a espera que ele chegasse.
Em relação ao ter ficado sem radio, o rapaz disse me que em principio seria o "modulo do som", algo que está do lado do pendura, um modulo danificado
Aguardamos então actualização.
:)
Espero que consigas resolver isso :|
Abraço
Boas Camaradas
O ESP da minha viatura parece ja estar resolvido. Agora o que esta a intrigar os tecnicos é o facto do quadrante estar com falhas, não sabendo eles de onde vem essa falha visto ele estar bom. Será da fibra otica?
Passo a explicar. Sempre que esta um pouco mais de calor ele falha, pisca, sendo que o conta rotações volta a zero, a velocidade tbm e os ponteiros do combustivel e temperatura ficam a "zeros", ou seja é como se a chave fosse desligada em andamento. O carro não falha e quando volta tudo ao normal o quadrante fica com a iluminação mais brilhante.
Deverá ser um mau contacto nas fichas atrás do quadrante. Experimenta limpar e voltar a montar. Se não resolver, deverá ser mesmo o quadrante a dar o "tilt".
Abraço
Boas Camaradas
Ele diz que o quadrante está bom, devendo mesmo de ser a fibra otica, visto que quando ele falha, ao darlhe "uma pancadinha de amor" com a palma da mão na coluna do volante, volta ao normal
. Vamos esperar por novos desenvolvimentos
https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=1300.msg8087;boardseen#new (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=1300.msg8087;boardseen#new)
Segundo o camarada Celso, vou experimentar trocar a parte de fora do comando pra ver se produz algum efeito
Boas Camaradas
Não se confirma. Utilizei a chave suplente e continua a dar os mesmos problemas.
Sempre conseguiste arranjar o CIM?
o problema do controlo de estabilidade ficou resolvido com o CIM?
Estes carros têm um problema na cablagem da bateria / alternador, vê o estado da cablagem que passa desde o alternador até à bateria, incluindo a escondida. Mas por norma os problemas aparecem nas conexões.
Confirma com um multímetro a voltagem da bateria com o carro a trabalhar, tem que ser igual à saída do alternador.
Essa questão dos manómetros ficarem malucos já vi num 9-3ss tid, era o cabo da bateria, o alternador carregava 14v mas a bateria só recebia 13v...
Abraço
Boas Camaradas
Desde já agradeço a atenção. A parte engraçada disto td é que não é certo as falhas. Do que pude observar quando a temperatura esta mais estável, volta dos 16º não é tão fácil estas falhas. quando esta frio é mais fácil acontecer. Aquando destas falhas e quando o apagão se prolonga por mais tempo, basta fazer "máximos", um simples piscar e volta td ao normal. Por vezes um segundo antes deste apagão a intensidade da luzes interiores ficam mais intensas e depois dá-se o apagão.
Tenho reparado que o AC se encontra em graus e por vezes fica numa escala de 1 até 9, como mais tarde volta de novo aos graus. E por incrível que pareça as vezes aparece me o aviso que a capota se encontra mal trancada, não sendo um descapotável.
acima de td, gosto do meu Saab ;D
È isto que acontece?
saab 9-3 SS problem (http://www.youtube.com/watch?v=BWzKdY2HBiY#ws)
Boas Camaradas.
Amigo Celso, confirmo.
Sempre que essa ausência de sinal se dá, mesmo com o carro em movimento, basta fazer sinal de luzes, máximos, ou ligar os 4 piscas, fica de novo td a trabalhar. Realmente, no modo night painel, isto não acontece com tanta frequência.
A escala de 1 a 9 é utilizada para a climatização em modo cabrio.
Acontece no meu, mas de modo normal :P é um cabrio :P
Mas chegaste a reparar o CIM, não chegaste? porque parece estar tudo relacionado com o CIM, especialmente por causa da história dos máximos.
Abraço
Já viste os comentários do video postado?
"
I think your MIU is faulty "Main Instrument Unit".. The chip at the back of the unit are known to go wrong.. Full new unit required.. I had similar issues with my 2006 9-3 vector sport which needed a new MIU.. Good luck.."
Sabes se está registado algum erro?
Abraço
Boas Camaradas
Sim, o CIM foi arranjado de outro carro. o ESP esta a trabalhar na perfeição. Julgo que não fica nenhum erro na memoria. Isso dos máximos é o que costumo fazer, pois o carro dessa maneira não conta os km.
Quem me arranjou o CIM, foram uns peritos em centralinas, aqui da minha zona.
Além do CIM deve ter junto a ignição um leitor do imobilizador que se encontra na chave não será dai o problema?
Boas Camaradas
Já tentei com a chave suplente, que inclusivé tem ainda o selo de fabrica e parece me que ainda é pior, faz isto com mais frequencia.
Pode ser entao o leitor do imobilizador do canhao de ignicao com sujidade ou a dar de si... senao funcionava da mesma maneira com as 2 chaves. É so um palpite... :)
Abraço
antes de andares a perder tempo com tentativas..
aconselhava-te a veres se o carro tem algum erro registado.
Abraço
Boas Camaradas
No inicio quando o comprei, fui a Vimoter, representante oficial de Leiria e disseram -me que era um erro que nem os próprios engenheiros da marca sabiam o que se passava. Aconselhavam a trocar toda a cablagem e fibra otica por outra nova, mas que nada era assumido pela marca. Esta em leiria um que começaram o serviço e penso que ficou a meio porque ninguém se chegava a frente com os €. Não fica nenhum erro registado nem durante o diagnostico, visto ser tipo um "pico", não ficando registado. O que me disseram foi que, o melhor , era avariar de vez, e assim já se sabia o que era. :C
Esquecendo a parte que eu sou fanatico de 9000, quanto mais electronica mais confusão :(
Acredito que isso seja um mal geral de grande parte dos novos veiculos a venda. Lembro-me do wisemax ter dado a troca uma 9-3 SC e um 9-3 Aero cabrio por um C250 novo que ao fim de tres meses estava na mercedes com problemas de injectores. Deixo la o C250 avariado a perder dinheiro e trouxe outro C250 para casa que passados 3 meses estava com o mesmo problema ... a ultima vez que soube andava com uma carrinha passat que comprou usada que não lhe tida dado probelmas ate a data.
A electronica dos 9000 é suficiente para mim :D
pareces um colega meu...
"o quê? saabs? para mim só carros a carburador, centralinas e coisas do género só dão problemas... não compro carros com electrónica"
Por ele até os vidros têm que descer à mão, lolol
O caso dele não é comum, tanto que nem a marca soube resolver.
E o caso do wisemax, tal como em outros veículos common rail... é a injecção... 18.000 bars é diferente de usarmos 2.5 ou 3 nos nossos :P
Depois vão os injectores à vida... pois vão :P
Conheço poucos bmw e mercedes a fazerem mais de 150.000 sem trocarem injectores e turbos :P
Não sei se já resolveram o problema, mas só a titulo de deitar mais lenha para a fogueira, deixo aqui um episódio com um discovery que tive e que com 2 anos de vida começou a fazer coisas do género.
Na altura conhecia bem 2 eletricistas muito afamados onde trabalhavam.
Curiosamente trabalhavam em sítios diferentes, um era chefe numa bosch e outro num outro local de marca de prestigio .
Não se conheciam mas moravam relativamente perto de mim.
Para abreviar vou dizer que estiveram em alturas diferentes cada um mais de três horas de roda do jipe com medições e tretas, já envergonhados tiveram que desistir.
Isto não afectava o uso do carro em nada, apenas era chato.
Certo dia estou eu de roda do radio e sem querer toco algures e começa o festival de luzes, segui o caminho e fui dar a uma ficha por detrás do radio com 21 pins, estava cheia de verdete.
Alterava tudo.
É apenas mais uma hipótese.
Fiquem bem.
Boas Camaradas
Obrigado pela dica. Isto continua igual, sim. Deduzo que seja do canhão da ingnição, mas terei de esperar por uma oportunidade para visitar um eletricista de confiança.
Obrigado pela dica. Tomarei apontamento para uma possível pesquisa.
animo.....
Então não há novidades ?
Boas Camaradas
Isto é uma caixinha de surpresas. No outro dia tentei ir trabalhar mas o carro não queria pegar. Primeiro que o conseguisse abrir foi o tanas. Depois de o abrir liguei a chave e a única luz que aparecia era a gestão do motor. Tive perto de meia hora a tentar pôr o carro em marcha e até a chave suplente fui buscar e nada. Uma chave inglesa, retirar os bornes da bateria, esperar uns segunditos e já foste. Liguei-os e pegou logo. O meu mecânico depois ligou-o ao computador e não conseguiu aceder a 100%, mas o que é certo é que o relogio do carro deixou de funcionar( só aparece --:--) e já não voltou a fazer os tais cortes e a tal avaria que se fala neste post.
Ao retirares os bornes da bateria apagaste os erros da ecu e ele ja te deixou pegar...
o problema é que ficas sem saber o que era...
Boas Camaradas
Sim TesZero eu sei. Mas deitei os foguetes cedo demais. Hoje voltou a fazer o mesmo. Tev e uns diazitos impecável, mas falei cedo demais. Normalmente diz-se quando o gabas.... acontece m**da.
Vou tentar ver se consigo fazer no eletricista um check up aos consumos para ver se a bateria é certa pois o alternador esta impecável carrega a 13.7 +-. A bateria é de 74 Há, tem 3 anitos e pode estar cansada e não aguentar para a pedalada. A conselho do meu mecânico já que houve um cliente com um C4 que tinha problemas similares e depois de por uma bateria mais potente deixou de ter problemas.
tens que ver qual é a potência de arranque da bateria... pode influenciar...
por vezes o problema mais chato... tem a solução mais simples...
ouvi casos identicos com o c4..