Este DIY pretende demonstrar como desfardar uma porta de um Saab 9-5.
O carro das fotos é da segunda geração de 9-5´s, não tenho certezas, mas presumo que as outra sejam iguais ou parecidas.
O objectivo de termos desfardado a porta foi porque o vidro não subia totalmente e descia torto... ou seja, uma das famosas rodas verdes que o suportam está partida.
1- Retirar as 3 tampas do suporte da porta e do puxador para ter acesso aos 3 parafusos e desapertar os mesmos.

2- Após desapertar os parafusos desligar e retirar a lampada de iluminação inferior:
3- Com uma chave de fendas grande fazer alavanca de modo a desprender as molas sem danificar nem a chapa, nem a quartela da porta:
4- Depois de desencaixar as molas da quartela temos acesso com a mão a dentro da mesma podendo empurrar os botões da mala e combustível para fora e desconectar-los:
5- Retirar o puxador, basta puxar o mesmo com jeito, só está encaixado no cabo por um linguete:

6- Retirar o plástico que circunda a parte superior da porta, se não retirarmos este plástico não conseguimos desengatar a quartela na calha do vidro. Para retirar puxar o mesmo com muito jeito pois as molas são frágeis, usar a chave de fendas para fazer alavanca muito de leve:

Aqui uma das molas para terem noção de como funcionam e são frágeis. Antes de retirar por completo desligar a fixa do regulador dos retrovisores:

Aqui já sem o plástico:
7- Para retirar a quartela depois de já não ter molas e parafusos a prender a mesma.Só forçar com jeito a mesma para cima para desencaixar da calha do vidro e sai facilmente:
8- Retirar com muito jeito a tela insonorizante. Não a devem de puxar simplesmente. Convém ser descolada na zona da cola devagar para não rasgar e usarmos a mesma cola:
9- Descer o vidro com cuidado até chegar aos acessos da chapa onde conseguiremos retirar as rodas verdes afectadas e substituir por novas:
10- Aqui a calha onde corre a roda traseira que, neste caso partiu:

A roda partida:

Para retirarem a roda têm que a forçar a sair um bocadinho, de maneira a ela "galgar" os batentes da calha, como mostra na seguinte foto:

Estas rodas verdes são falhas comuns nos vidros destes carros...
Já soube de casos em que os donos pagaram em oficinas especializadas um elevador completo... quando deviam somente trocar uma destas rodinhas que custam 6€...
Deixo link da Parts For Saabs onde podem encomendar se necessitarem: Window Regulator Roller (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=3813)
Encaixando a roda verde no seu sitio, é só encaixar o pino do vidro no seu centro e voltar a montar tudo de novo.
Qualquer dúvida... postem...
Abraço
Bom diy, sei que o tópico é antigo mas o problema é actual.
Comprei hoje através da Opel 2 peças destas por €7x2...
:9-5: