Serve o presente DIY para demonstrar como podemos trocar os calços traseiros de um 9-5 1ª geração.
Penso que o procedimento seja igual para a geração seguinte assim como para a 1ª geração dos 9-3, mas depois confirmo se tiver que mudar os calços também a um desses.
1- Como é óbvio, devemos aliviar as rodas, levantar o carro, colocar pelo menos 2 preguiças como segurança e retirar as rodas traseiras:
2- Remover a mola(arame) metálica que impede as pastilhas de telintarem segurando as mesmas. Basta puxar com um alicate nas pontas ou fazer alavanca com uma chave de fendas:
3- Fazer recolher um pouco o pistão da maxila abrindo a mesma. Usar uma chaves de fendas fazendo alavanca forçando nas pastilhas velhas:
4- Retirar as tampas plásticas da imagem, desapertar os parafusos com chave umbrako 7 e depois desapertar os parafusos maiores. É natural que os parafusos maiores precisem de alguma força pois são apertados com cola de parafusos. Precisamos da chave 16mm para os desapertar.

5- tendo em conta que já aliviamos o pistão da maxila e já desapertamos os parafusos é su puxar para fora a maxila que sairá facilmente:
6- Como desapertamos os parafusos umbrako podemos retirar a parte de cima das maxilas para mais facilmente retirar as pastilhas gastas. Com esta peça montada conseguimos retirar as gastas, mas nunca conseguiremos colocar as novas:

caso não desapertem os parafusos umbrako podem puxar a peça inteira com os parafusos após retirarem as pastilhas velhas, ela sairá facilmente, contudo vão ter na mesma que a desmontar para montar as pastilhas novas:

Aqui as pastilhas já fora da maxila desmontada:

7- Para colocar as novas pastilhas vamos ter que recolher o pistão da maxila, se não tiver sujidade interna e o óleo dos travões for mudado de forma periódica, deverá ser fácil recolher o mesmo. Podem empurrar-lo com qualquer ferramenta ou usar uma própria que encontram facilmente na Norauto ou outra loja auto:
8- Devem de limpar a maxila o melhor que conseguirem sem usar produtos abrasivos nos vedantes do pistão. Passar uma lixa na zona onde correm as pastilhas para não haver atrito de lixo e poeiras. Fora dos vedantes podem usar liquido de limpeza de travões:
9- Colocar as pastilhas novas, primeiro montar do lado do pistão com a mola da pastilha dentro do mesmo:

e depois a outra pastilha ao lado:
10- Colocar cola de parafusos nos parafusos grandes antes de os apertar. É imperativo que estes parafusos fiquem bem seguros e não desapertem com as vibrações da travagem:
11- Apertar tudo no sítio e... estão os calços trocados:

Como podem ver pelas imagens, era possível termos limpo melhor as maxilas fazendo um melhor serviço.. Mas na altura em que fizemos este DIY ficamos muito tempo na conversa e ficamos com pouco tempo....
Espero que venha a ajudar alguém.
Abraço
Bom (DIY) até parece fácil. O0 O0
Ser fácil é...
suja-se é um pouco as mãos :P
Abraço
Sim, e se for o Tes0 e o Kamuma, na conversa e na treta, demoram 2 horas >:D >:D >:D
Abraço
Tez0 e kamuma a conversa e Tuek a iniciar-se no mundo dos saabistas :D pelo menos as 2 horas
Realmente só faltou aí uma limpeza antes de fazer este serviço.
Bom DIY O0
Faltou foi uma boa limpeza no final...
Mas o tempo que tivemos não nos permitiu isso...
Se poderes da-lhe é uma boa limpeza de chassis nas bombas...
Abraço