Os 9000 de 1994 a 1998 usaram 3 tipos de caixas de Velocidades:
- FM51 - pelo que sei só foram usadas nos modelos com motor B204S que so existiram em 1994
- FM54 - Standard nos 2.0
- FM57 - Standard nos 2.3
Nesta tabela tem as relações de caixa em cada mudança
Caixa | 1ª | 2ª | 3ª | 4ª | 5ª |
FM51 | 15 | 7,8 | 5,2 | 4 | 3,1 |
FM54 | 13,7 | 7,1 | 4,5 | 3,6 | 2,8 |
FM57 | 12,2 | 6,3 | 4 | 3,2 | 2,5 |
Aqui tem a explicação matematica para explicar a velocidade do SAAB em função da rotação e relação de caixa usada
Voltas de roda por minuto = Voltas de motor por minuto / relação de caixa
Voltas de roda por minuto = 3000 / 2.5 (caixa FM57 em 5ª)
Voltas de roda por minuto = 1200
Voltas de roda por segundo = Voltas de roda por minuto / 60 (numero de segundos por minutos)
Voltas de roda por segundo = 1200 / 60
Voltas de roda por segundo = 20
Distancia percorrida por uma volta completa de um roda = 2 * pi (valor matematico) * raio da roda
Distancia percorrida por uma volta completa de um roda = 2 * pi (valor matematico) * 316 mm (205/55 R16 - 9000 Aero)
Distancia percorrida por uma volta completa de um roda = 1985,4865570687493267083906182326 (mm)
Distancia percorrida por uma volta completa de um roda = 1,985 (metros)
Distancia percorrida por segundo = Distancia percorrida por uma volta completa de um roda * Voltas de roda por segundo
Distancia percorrida por segundo = 1,985 * 20
Distancia percorrida por segundo = 39,7 (metros)
Distancia percorrida por hora (metros) = Distancia percorrida por segundo * 3600 (numero de segundos por hora)
Distancia percorrida por hora (metros) = 39,7 (metros) * 3600 (numero de segundos por hora)
Distancia percorrida por hora (metros) = 142920 (metros)
Distancia percorrida por hora (KM) = Distancia percorrida por hora (metros) / 1000 (numero de metros por KM)
Distancia percorrida por hora (KM) = 142920 (metros) / 1000 (numero de metros por KM)
Distancia percorrida por hora (KM) = 142,920 Km/h
Aqui fica as velocidade em KM/h tendo por base a velocidade de caixa e a rotação de motor

PS: No Excell que usei para criar a imagem as rodas defenidas são as que tenho actualmente no meu 9000 (215/45 R17), que tem um raio de 312,6 mm e não 316 mm (como na explicação matematica).
O meu "grande dilema" é... ter a caixa que gaste menos aos 100 km/h...
1º - porque é a velocidade a que normalmente circulo e, antes que gozem, não me chateia nada...
2º - porque faço cerca de 3.000 kms - mês.
Então, segundo a tua tabela...
A 100 km/h com as referidas caixas irei a:
FM51 - que tenho actualmente instalada: 100 km/h às 2369 rpms
FM54 - que tenho para instalar de lado: 100 km/h às 2369 rpms
FM57 - A que gostaria de ter: 100 km/h às 2121 rpms
Caraças... tens certezas desses valores???
atendendo que a transmissão é composta por rodas dentadas que não alteram de tamanho...
por exemplo... se às 1000 rotações vais a 100... ao dobro da rotação tens que ir obrigatoriamente ao dobro da velocidade... ou seja, 2000 - 200 km/h (exemplo claro)...
Olha o caso dos valores da FM51 que colocas-te..
As 2000 vais a 84,41 km/h... logo, as 4.000 terias que ir ao dobro, 168,82 e nunca 152,49...
Ou tens os dados mal os dados da FM54 ou na FM51...
e... tinha ideia que aos 100 km/h na FM57 iria a menos rotação... ou seja, que entre a FM54 e a FM57 a diferença de rpms a 100 km/h seria superior...
Confirma que também vou confirmar o mesmo...
Abraço
Como disse irei mais tarde expor a forma de calculo para ter este valores. Estes valores são com as rodas com as dimensoes originais.
Eu depois publico o excell para poderem alterar a vontade.
Mas olha que o que publiquei esta bem, basta veres que as 6000 rpm em 5ª a velocidade é sempre o dobro da velocidade as 3000 rpm em 5ª, provavelmente as tuas contas para veres a rotação a 100 Km/h é que estão mal
Então...
como é que em 5ª às 1500 e 2000 rpms a velocidade é igual na FM51 e na FM54 e depois difere?
conforme te disse em cima, na FM51 As 2000 vais a 84,41 km/h... logo, as 4.000 terias que ir ao dobro, 168,82 e nunca 152,49...
Aos 100 km/h as rpms nunca serão iguais na FM54 e FM51, portanto essa relação não pode estar correcta...
Pelo menos para os cálculos das rotações que me interessa...
Abraço
Ainda bem que estavas atento, nao tinha actualizado no excell as 2 primeiras colunas da caixa de velocidades FM51 e como era uma copia da FM54 estava igual.
Corrigido no topico inicial
Ok... assim já faz sentido...
uma diferença de 500 rpms a 100 km/h já é bom para os consumos.
Ou seja, recalculando, a 100 km/h vou às seguintes rotações:
FM51 - que tenho actualmente instalada: 100 km/h às 2623 rpms
FM54 - que tenho para instalar de lado: 100 km/h às 2369 rpms
FM57 - A que gostaria de ter: 100 km/h às 2121 rpms
Abraço
Editado topico inicial com a explicação matematica que estava em falta
peço desculpa pela pergunta ignorante mas como se altera a caixa de velocidades assim? da forma que falam parece fácil ::) já agora, em 3º velocidade, sinto um grande puxão na caixa... isso será o que? apoios? O:-)
É fácil... Tiras uma e metes a outra :) Literalmente...
Sentes um puxão? Que género de puxão? Faz barulho?
Abraço
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peço desculpa pela pergunta ignorante mas como se altera a caixa de velocidades assim? da forma que falam parece fácil ::)
Ninguem altera caixas, estamos a falar das relações de caixas existentes nos SAAB 9000. Ou seja a relação entre carretos e os veios da caixa.
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já agora, em 3º velocidade, sinto um grande puxão na caixa... isso será o que? apoios? O:-)
Isso é muito generico para perceber, mas podes sempre verificar os apoios de motor/caixa do teu 9000. A caixa so tem 1 apoio e como esta ligada ao motor pode ser sempre um dos restantes apoios
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peço desculpa pela pergunta ignorante mas como se altera a caixa de velocidades assim? da forma que falam parece fácil ::)
Ninguem altera caixas, estamos a falar das relações de caixas existentes nos SAAB 9000. Ou seja a relação entre carretos e os veios da caixa.
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já agora, em 3º velocidade, sinto um grande puxão na caixa... isso será o que? apoios? O:-)
Isso é muito generico para perceber, mas podes sempre verificar os apoios de motor/caixa do teu 9000. A caixa so tem 1 apoio e como esta ligada ao motor pode ser sempre um dos restantes apoios
ahhh já percebi amigo! obrigado, fui ver os apoios e de facto estão com um pouco de mau aspecto :|| :||
São relativamente baratos e estando uns estragados... estragas os outros por esforço...
Abraço
por falar em apoios de motor e casquilhos... que empresa referiste?
A minha caixa é a FM51, mas os valores não batem muito bem, ou seja, a 158km/h no ponteiro sensivelmente vai as 4000 rpm ai tudo bem o erro normal, mas depois as 4500 rpm o erro quase que desaparece.
Uma vez estabilizei o carro um bocado depois dos 210 km/h no máximo a 215 km/h e no GPS ia a marcar 212 km/h fiquei na altura com a sensação que o erro diminuiu com o aumentar da velocidade ???
Também pode depender dos pneus e jantes que uses (medida).
Abraço
Medida normal 195/60 R15
Sempre que ando mais rapido esqueço me sempre de ver a velocidade real quando passa dos 200. só acho estranho é que o erro devia aumentar e naquele caso que referi ia com um erro de +/- 3 km/h ao 215 km/h sensivelmente .
Não necessariamente... Pode não aumentar. Depende da informação que o sensor enviar.
Todos os velocímetros são aproximados.
Abraço
Daquilo que já medi, o ponteiro da velocidade nos 9000 é muito certinho.
Não se esqueçam que os gps´s também não apontam velocidades reais... :P
Em trionic 5, (1993 - 1998) existe um mapa de correcção de velocidade mediante o raio do pneu usado...
Como é óbvio a relação mecânica das rodas dentadas da caixa não é alterada, mas muitas vezes mudamos de pneus e altera a relação.
Isso pode ser corrigido:

Como podes ver este mapa está calibrado para um pneu 195/55/15 que tem um raio de 297,5 mm.
Pneu 195/55/15:
Parede lateral: 107,3 mm
Raio:
297,8 mmDiâmetro: 595,5 mm
Circunferência: 1870,8 mm
Nr de voltas por cada quilometro percorrido: 535 voltas
Abraço