SAABsPORTUGAL

Oficina => Motor / Escape / Admissão => Tópico começado por: Sncrespo em 16 de Abril de 2013, 20:18

Título: Problema estranho em Saab 96 V4...
Mensagem de: Sncrespo em 16 de Abril de 2013, 20:18
Boas malta...

A ver se alguém me vale por aqui...
Sei q a malta é mais entendidos em Opel e tal mas o problema pode ser de qualquer marca, n sou esquisito...

O problema é o seguinte:
Tendo o motor a trabalhar e se for desligando as velas à vez o motor fica a mancar e se demorar a ligar novamente ele vai abaixo.
Até aqui tudo normal...
Certo??

O problema é q no cilindro 2 tiro a vela e nada se passa...
Troquei as posições das velas e o cilindro 2 tem sempre o mesmo sintoma...

A minha duvida é, estará ele a trabalhar em 3 cilindros e ao desligar as outras velas a vez e ele ficar a mancar mas se demorar ele desliga por estar em 2 cilindros??
Eu acho q se ficasse em 2 cilindros q ele desligava logo, n ficava a mancar uns segundos...

Q mais posso testar??

Cumps...
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Guest em 16 de Abril de 2013, 20:22
Não sou "expert" mas parece-me que tens apenas 3 cilindros a trabalhar. Pois se nada acontece quando tiras a vela, é porque não está a ser utilizado. E o cabo de velas passa corrente para o cilindro, vês a faísca quando desligas o cabo da vela?

O meu 9000 quando apodreceu a junta, foi a trabalhar em 2 cilindros ::P ::P ::P

Abraço
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Sncrespo em 16 de Abril de 2013, 20:25
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Não sou "expert" mas parece-me que tens apenas 3 cilindros a trabalhar. Pois se nada acontece quando tiras a vela, é porque não está a ser utilizado. E o cabo de velas passa corrente para o cilindro, vês a faísca quando desligas o cabo da vela?

O meu 9000 quando apodreceu a junta, foi a trabalhar em 2 cilindros ::P ::P ::P

Abraço

Boas....

Tudo bem??

Ver n a vi, apenas apanhei um esticão nos dedos...

Tambem conta??  >:(
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Guest em 16 de Abril de 2013, 20:26
Conta... Quer dizer que está a receber corrente. Experimentaste trocar as velas de cilindro? Acontece o mesmo?

Abraço
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Sncrespo em 16 de Abril de 2013, 20:30
Sim, troquei...
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: SMAP em 16 de Abril de 2013, 20:32
Tens a certeza que o distribuidor esta bom? ou que o proprio cabo esta bom? pode estar com mau contacto e quando lhe mexes fazer contacto dai o choque que apanhaste?
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Sncrespo em 16 de Abril de 2013, 20:34
Boa ideia...

Vou jantar agora e depois vou trocar o cabo por outro de outro cilindro e ver os sintomas....

Até já...
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Sncrespo em 16 de Abril de 2013, 21:26
Bem...

Troquei o cabo 2x e esta na mesma...

E durante o jantar, sim com a barriga cheia penso melhor, lembrei-me q tenho aqui um manómetro de teste de compressão...
Testei em 2 "bons" e deu 800 kPa e o "mau" deu 500 kPa...
Portanto, tem menos compressão...
Mas será grave??
Qual será o valor "NORMAL"??
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: TesZero em 16 de Abril de 2013, 22:00
vou sair daqui a 3 min e só vi o tópico agora...

coloca a vela no cabo fora do motor e liga o carro a ver se vês a faisca no motor.

Se sim... não é ignição...

Não sei de côr a compressão do 96 v4, mas acho que tenho isso em casa...

vou ver se consigo saber para amanha...

Abraço

Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: TesZero em 16 de Abril de 2013, 22:03
Compressão: 9.0 : 1

Faz a conversão para pressão kpa  que eu estou a sair do trabalho :p

Até amanha

Abraço
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Sncrespo em 16 de Abril de 2013, 22:34
Falei com o meu tio q é mecânico, ao telefone e ele disse-me para meter oleo no cilindro 2 pelo orifício da vela e voltar a testar a compressão para saber se serão os segmentos...

Em vez dos 500 deu 600 o q n acho q seja o suficiente para achar q seja os segmentos, pois pode apenas ser o oleo q lhe meti a ocupar espaço e ser esses 100 a mais...

Tez, converter para Bar?
PSI?

N percebi...
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: orlando em 16 de Abril de 2013, 23:29
1 ATM é mais ou menos a pressão atmosférica isso em Kpa é na ordem do 100 Kpa se não me engano!

=> 9:1 se for assim comprime nove partes a 1 atm para uma parte que penso que deveria ser teoricamente a 9.
=> 9 ATM convertido para pascais da 900 Kpa.

acho q nao pensei mal...
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Sncrespo em 17 de Abril de 2013, 19:32
Boas...

Isso da compressão neste momento sei q o cilindro 2 está mal...
Sem ser preciso conversões...

Agora precisava de saber se a vela queima gasolina lá no sitio dela...

Voltei a verificar a válvulas e esta afinadinho...  O0

Fui dar uma volta e pareceu-me normal...

Mas o problema persiste... :'( 

Cumps...
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: TesZero em 17 de Abril de 2013, 23:15
Se tens uma diferença de compressão entre cilindros, na minha opinião, já é mais do que motivo para trocar segmentos ou pelo menos trocares as juntas das 2 cabeças...

Ao trocares as juntas vais poder rodar válvulas e prevenir que tenhas perda de compressão pelas mesmas...
Podes ter as cedes das válvulas sujas que não te permita fechar por completo uma válvula por exemplo...

Tenho a formula para conversão de rácio de compressão para pressão de combustão em casa...
sei que não é muito certa... mas não sei se tenho documentos ou se arranjo com os dados da pressão para te poder ajudar melhor :|

Mal possa coloco aqui o que arranjar.

Mas como te disse... se tens diferenças para os restantes 3 cilindros... é mais que motivo para abrir...

Abraço
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Sncrespo em 17 de Abril de 2013, 23:29
Abrir já não será este ano...
Para o que ele anda...
Falaram me da lubrificação da sedes das válvulas ser deficiente.
Pq no tempo dele a gota tinha chumbo e agora não, isso era para lubrificar.

Vou andar com ele assim pelo menos este verão, depois logo se vê...
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: TesZero em 17 de Abril de 2013, 23:43
e não lhe metes a mistura no combustível?

possivelmente estarão sujas e não vedam... deixando passar compressão :(

Abraço
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Sncrespo em 18 de Abril de 2013, 00:00
Meto, quando tenho.
Mas n é fácil arranjar isto...
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: TesZero em 18 de Abril de 2013, 00:29
Bem, segundo os ingleses... a compressão normal do teu 96 v4 será de 10 bars...

UkSaabs (http://www.uksaabs.co.uk/UKS/viewtopic.php?f=12&t=25372)

10 bars são 1000 kilopascal...

Se tens 600... 700... estão muito a baixo...

Não afinaste as válvulas de modo a teres-las "abertas" (abertas... desafinadas...) quando o pistão sobe?

Abraço
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Sncrespo em 18 de Abril de 2013, 03:05
Acho q n...  :-[

Afinei das 2 maneiras q me ensinaram e tudo bateu certo... ???
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: TesZero em 18 de Abril de 2013, 04:22
Ao colocares o óleo no cilindro... se a compressão se perdesse pelos segmentos penso que terias umas maior diferença na pressão...
Alem das válvulas, não estou a ver por onde raio possas perder mais compressão...

O carburador envia a mistura directamente para cada cilindro ou para um colector de admissão?
A vela fica com gasolina?
O espaçamento das velas (gap) está correcto?

Fizeste o teste que te disse com a vela fora da colaça, mas com o cabo enfiado, dá faisca?

Tive um problema no fosco em que não tinha faisca numa vela por causa de um isolamento no distribuidor.

Abraço

Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Sncrespo em 19 de Abril de 2013, 03:17
Boas...

Tem colector de admissão...
A vela esta seca quando a tiro...

Tenho de ver isso da vela, mas o cabo sei q tem corrente, n vi a faisca mas sentia, dasss... :||
E como troquei as velas e o resultado foi o mesmo...

Como é isso do isolamento do distribuidor??
Só falhava uma vela??
Como resolveste??

Cumps...
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: TesZero em 19 de Abril de 2013, 14:07
Boas, quando isolei no distribuidor, não tinha faisca na vela...
o rotor dentro do distribuidor não passava a faisca par ao cabo na tampa do distribuidor...
Se tens faisca no cabo, então não tens o distribuidor isolado.
Mas podes sempre tirar a tampa e limpar.

Perguntei-te se tinhas a vela húmida para saber se tinhas lá gasolina...
poderá o carburador não te enviar combustível para esse cilindro?
sendo de colector... duvido... mas dá uma vista de olhos...


continuo a apontar para as válvulas...

Abraço
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Sncrespo em 21 de Abril de 2013, 23:27
Boas...


Estive de volta dele novamente e em frio ele manca quando desligo a vela naquele cilindro...
Em quente é que não se nota...

Falta saber se é segmentos ou allguma valvula queimada

Por isso, esta como o aço, apenas com pouca compressão no cil 2...
No proximo inverno trato disto...
É q tenho de tirar o motor fora e n tenho grua...

Cumps....
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: TesZero em 22 de Abril de 2013, 10:33
E...
Se eles estiver a quente...
Se tirares o cabo de velas de um dos outros 3 cilindros ele manca?
Só nesse em questão é que não acontece nada?

Abraço
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Sncrespo em 22 de Abril de 2013, 13:49
Boas...

sim, a quente tiro as outras e manca.
A frio se as tiro e demorar a meter ele vai abaixo.
Tera a ver com as compressoes e o esforço, digo eu...
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: TesZero em 22 de Abril de 2013, 13:56
Sim... é a unica lógica que vejo...

é aproveitares a desculpa mesmo para tirares o motor fora e colocares tudo novo...

não sei qual a facilidade de arranjares segmentos, bronzes, juntas para esse motor :|

mas que merecia ficar novo... atendendo ao restante estado... merecia... :)

Precisando de ajuda diz-me...

Abraço
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Sncrespo em 24 de Janeiro de 2015, 19:27
Boas...

Ou más...  :'(


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Entretanto já raspei os restos de junta da cabeça...

Os pistons é que não têm grande aspecto...

Cumps...
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Sncrespo em 24 de Janeiro de 2015, 19:45
Esqueci-me de dizer os novos sintomas....

Conforme acelerava, a agua no reservatório da agua borbulhava e em aceleração mais forte e continuada, bufava a agua para fora do reservatório da agua...

E não chegou a acusar temperaturas altas...

A cabeça em que o cilindro tinha pouca compressão já foi para o rectificador/torneiro para testar...

Ao que parece, a falta de compressão devia-se à mesma fugir pelo circuito de refrigeração de agua...
Cabeça estalada??
Camisa estalada??

Novidades nos próximos episódios...
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Guest em 24 de Janeiro de 2015, 19:52
Os pistons se não tiverem marcas das velas não tens problemas. Os cilindros se não estiverem riscados também não tens problemas. O carro gastava óleo? Se sim, aproveita e troca os segmentos. Os carros são mesmo assim... Só chateiam...Lol...

Abraço
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Sncrespo em 25 de Janeiro de 2015, 00:46
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Os pistons se não tiverem marcas das velas não tens problemas. Os cilindros se não estiverem riscados também não tens problemas. O carro gastava óleo? Se sim, aproveita e troca os segmentos. Os carros são mesmo assim... Só chateiam...Lol...

Abraço

Boas...

Tudo bem por ai?

Bem, eu para trocar segmentos, tenho de tirar o motor fora e eu n tenho grua, e este motor pesa como o raio, tem de sair com a caixa agarrada...

Dos 2 cilindros a vista, um bom e um mau,q tem falta de compressao, o bom tem um lanho.
N faco a minima ideia de como aquilo aconteceu...
Nem como repara...

Amanha tento tirar foto...

Eu vou tirar a outra cabeça...
Mas queria saber primeiro os valores de compressao deste motor em Kpas.
Os 3 bons marcam 800, a passar um pouquinho...
Gastar oleo, acho q n, pois n se notava no fumo nem cheiro...
O carro anda tão pouco q n dei por isso, pois o oleo tirava o e com uns 1000kms...
A minha sorte ou a dele é q eu gosto disto, mas estasse sempre a gastar guito, e ele não abunda...
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Guest em 25 de Janeiro de 2015, 02:17
Pois... Eu entendo-te bem. O piston tem um lanho?  Raios... Tens algum cilindro riscado? Cuidado que se montas e tens algum defeito pode agarrar o motor...

Abraço
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Sncrespo em 25 de Janeiro de 2015, 02:36
A camisa tem um risco largo, uns 3mm largura e uns 2 de profundidade...
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Sncrespo em 25 de Janeiro de 2015, 18:42
Aqui vêm se os riscos...
São 2, mas nem é tão fundo nem tão largo como descrevi antes...

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Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Guest em 25 de Janeiro de 2015, 18:45
Não sei se esse bloco da para encamisar... Não te posso ajudar,mas penso que é um risco montares o motor de novo assim  :( Provavelmente será de ter andado a trabalhar com água nos cilindros que riscou...

Abraço
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Sncrespo em 25 de Janeiro de 2015, 19:14
A agua não passava para os cilindros, a compressão é que passava para o circuito da agua...
E é no cilindro errado...
O riscado tinha a compressão de 8 como os outros 2 da outra cabeça, o que tinha apenas 3,5 não tem riscos...
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Marco Gonçalves em 12 de Fevereiro de 2015, 20:31
A camisa riscada pode ser devido a segmentos partidos, ou a alguma cena ter entrado pela admissão, mas devido a particulas abrasivas (devido à falta de filtro de ar ou deste mal montado) em principio devia afectar todos os cilindros.

Pra ver se podes rectificar as camisas tens de medir o diâmetro destas, e ver se existem pistões de sobremedida. És capaz de arranjar pois esse motor é ford e foi usado em muitos modelos desta marca, especialmente dos anos 60 e início dos 70.
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: teco em 12 de Fevereiro de 2015, 22:06
Eu sei que a malta daqui não gosta muito.... mas se o cilindro já tem uns riscos podias arriscar colocar slick 50 quando mudares o oleo e ver se isso "tapava" as imperfeições....

se o fizeres dá depois feed-back

p.s. quando tinha um honda CRX eu gostei de utilizar de vez slick-50 no óleo para reduzir atrito e melhorar compressão (senti a diferença e quando vendi o carro o motor estava impec)
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: darioglv em 13 de Fevereiro de 2015, 10:04
Sim teco , mas assim so estas a adiar o problema para mais um pouco de tempo.....ja que tem o motor aberto mais vale arranjar de vez.
Na minha opiniao seguia como ja foi dito em cima :
1 - Ver se ha pistons de medida superior e corrigir para a medida a cima , possivelmente com uma pequena correccao a coisa va la.
2 - Nao encontrando os pistons.... encamisar o bloco , e mantem-se os pistons de origem.
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: teco em 13 de Fevereiro de 2015, 15:22
Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Sim teco , mas assim so estas a adiar o problema para mais um pouco de tempo.....ja que tem o motor aberto mais vale arranjar de vez.
Na minha opiniao seguia como ja foi dito em cima :
1 - Ver se ha pistons de medida superior e corrigir para a medida a cima , possivelmente com uma pequena correccao a coisa va la.
2 - Nao encontrando os pistons.... encamisar o bloco , e mantem-se os pistons de origem.

eu só referi porque alguem tinha falado que seria facil arranjar um bloco para substituir o motor se ele morresse.

e enquanto pau vai e vem (e sendo a opção alterações significativas e caras ao bloco, arranjar outro é opção boa)

Mas sim, é uma ideia de remendo
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Marco Gonçalves em 13 de Fevereiro de 2015, 16:24
O que eu sugeri é conhecido na gíria como rectificar o motor. Geralmente a medida mais alta é de 0,50 mm.

E se fôr bem feita o motor fica como novo.

Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: teco em 13 de Fevereiro de 2015, 16:32
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O que eu sugeri é conhecido na gíria como rectificar o motor. Geralmente a medida mais alta é de 0,50 mm.

E se fôr bem feita o motor fica como novo.

já agora, quanto custa uma coisa dessas e fica bem?
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Marco Gonçalves em 13 de Fevereiro de 2015, 17:15
Teco talvez 300 € com os pistões e o trabalho do rectificador, a montagaem fica por conta propria.... O que não falta cá no continente são casas que fazem esse trabalho. Na madeira é que são só meia dúzia.

Pra o dono do carro, vê primeiro os segmentos. Quase de certeza tens um partido e se continuar no motor só vai continuar a desgastar o cilindro e a perder compressão.

Podes optar pelo mais barato que é despolir os cilindros, com uma cena que se monta num berbequim e montar segmentos novos. O que interessa é tirar as esquinas vivas do risco, e assim nao danifica os segmentos novos, mas vai haver sempre uma ligeira fuga dos gases da camara de combustao.
Título: Re: Problema estranho em SAAB 96 V4...
Mensagem de: Marco Gonçalves em 13 de Fevereiro de 2015, 17:22
Outra coisa, que é básica, também podes ter os segmentos colados ou muito justos nas suas repectivas caixas.... Isto em todos os cilindros.

Devido a corrosão ou resíduos de oleo e produtos da combustão.