Boas malta...
A ver se alguém me vale por aqui...
Sei q a malta é mais entendidos em Opel e tal mas o problema pode ser de qualquer marca, n sou esquisito...
O problema é o seguinte:
Tendo o motor a trabalhar e se for desligando as velas à vez o motor fica a mancar e se demorar a ligar novamente ele vai abaixo.
Até aqui tudo normal...
Certo??
O problema é q no cilindro 2 tiro a vela e nada se passa...
Troquei as posições das velas e o cilindro 2 tem sempre o mesmo sintoma...
A minha duvida é, estará ele a trabalhar em 3 cilindros e ao desligar as outras velas a vez e ele ficar a mancar mas se demorar ele desliga por estar em 2 cilindros??
Eu acho q se ficasse em 2 cilindros q ele desligava logo, n ficava a mancar uns segundos...
Q mais posso testar??
Cumps...
Não sou "expert" mas parece-me que tens apenas 3 cilindros a trabalhar. Pois se nada acontece quando tiras a vela, é porque não está a ser utilizado. E o cabo de velas passa corrente para o cilindro, vês a faísca quando desligas o cabo da vela?
O meu 9000 quando apodreceu a junta, foi a trabalhar em 2 cilindros ::P ::P ::P
Abraço
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Não sou "expert" mas parece-me que tens apenas 3 cilindros a trabalhar. Pois se nada acontece quando tiras a vela, é porque não está a ser utilizado. E o cabo de velas passa corrente para o cilindro, vês a faísca quando desligas o cabo da vela?
O meu 9000 quando apodreceu a junta, foi a trabalhar em 2 cilindros ::P ::P ::P
Abraço
Boas....
Tudo bem??
Ver n a vi, apenas apanhei um esticão nos dedos...
Tambem conta?? >:(
Conta... Quer dizer que está a receber corrente. Experimentaste trocar as velas de cilindro? Acontece o mesmo?
Abraço
Sim, troquei...
Tens a certeza que o distribuidor esta bom? ou que o proprio cabo esta bom? pode estar com mau contacto e quando lhe mexes fazer contacto dai o choque que apanhaste?
Boa ideia...
Vou jantar agora e depois vou trocar o cabo por outro de outro cilindro e ver os sintomas....
Até já...
Bem...
Troquei o cabo 2x e esta na mesma...
E durante o jantar, sim com a barriga cheia penso melhor, lembrei-me q tenho aqui um manómetro de teste de compressão...
Testei em 2 "bons" e deu 800 kPa e o "mau" deu 500 kPa...
Portanto, tem menos compressão...
Mas será grave??
Qual será o valor "NORMAL"??
vou sair daqui a 3 min e só vi o tópico agora...
coloca a vela no cabo fora do motor e liga o carro a ver se vês a faisca no motor.
Se sim... não é ignição...
Não sei de côr a compressão do 96 v4, mas acho que tenho isso em casa...
vou ver se consigo saber para amanha...
Abraço
Compressão: 9.0 : 1
Faz a conversão para pressão kpa que eu estou a sair do trabalho :p
Até amanha
Abraço
Falei com o meu tio q é mecânico, ao telefone e ele disse-me para meter oleo no cilindro 2 pelo orifício da vela e voltar a testar a compressão para saber se serão os segmentos...
Em vez dos 500 deu 600 o q n acho q seja o suficiente para achar q seja os segmentos, pois pode apenas ser o oleo q lhe meti a ocupar espaço e ser esses 100 a mais...
Tez, converter para Bar?
PSI?
N percebi...
1 ATM é mais ou menos a pressão atmosférica isso em Kpa é na ordem do 100 Kpa se não me engano!
=> 9:1 se for assim comprime nove partes a 1 atm para uma parte que penso que deveria ser teoricamente a 9.
=> 9 ATM convertido para pascais da 900 Kpa.
acho q nao pensei mal...
Boas...
Isso da compressão neste momento sei q o cilindro 2 está mal...
Sem ser preciso conversões...
Agora precisava de saber se a vela queima gasolina lá no sitio dela...
Voltei a verificar a válvulas e esta afinadinho... O0
Fui dar uma volta e pareceu-me normal...
Mas o problema persiste... :'(
Cumps...
Se tens uma diferença de compressão entre cilindros, na minha opinião, já é mais do que motivo para trocar segmentos ou pelo menos trocares as juntas das 2 cabeças...
Ao trocares as juntas vais poder rodar válvulas e prevenir que tenhas perda de compressão pelas mesmas...
Podes ter as cedes das válvulas sujas que não te permita fechar por completo uma válvula por exemplo...
Tenho a formula para conversão de rácio de compressão para pressão de combustão em casa...
sei que não é muito certa... mas não sei se tenho documentos ou se arranjo com os dados da pressão para te poder ajudar melhor :|
Mal possa coloco aqui o que arranjar.
Mas como te disse... se tens diferenças para os restantes 3 cilindros... é mais que motivo para abrir...
Abraço
Abrir já não será este ano...
Para o que ele anda...
Falaram me da lubrificação da sedes das válvulas ser deficiente.
Pq no tempo dele a gota tinha chumbo e agora não, isso era para lubrificar.
Vou andar com ele assim pelo menos este verão, depois logo se vê...
e não lhe metes a mistura no combustível?
possivelmente estarão sujas e não vedam... deixando passar compressão :(
Abraço
Meto, quando tenho.
Mas n é fácil arranjar isto...
Bem, segundo os ingleses... a compressão normal do teu 96 v4 será de 10 bars...
UkSaabs (http://www.uksaabs.co.uk/UKS/viewtopic.php?f=12&t=25372)
10 bars são 1000 kilopascal...
Se tens 600... 700... estão muito a baixo...
Não afinaste as válvulas de modo a teres-las "abertas" (abertas... desafinadas...) quando o pistão sobe?
Abraço
Acho q n... :-[
Afinei das 2 maneiras q me ensinaram e tudo bateu certo... ???
Ao colocares o óleo no cilindro... se a compressão se perdesse pelos segmentos penso que terias umas maior diferença na pressão...
Alem das válvulas, não estou a ver por onde raio possas perder mais compressão...
O carburador envia a mistura directamente para cada cilindro ou para um colector de admissão?
A vela fica com gasolina?
O espaçamento das velas (gap) está correcto?
Fizeste o teste que te disse com a vela fora da colaça, mas com o cabo enfiado, dá faisca?
Tive um problema no fosco em que não tinha faisca numa vela por causa de um isolamento no distribuidor.
Abraço
Boas...
Tem colector de admissão...
A vela esta seca quando a tiro...
Tenho de ver isso da vela, mas o cabo sei q tem corrente, n vi a faisca mas sentia, dasss... :||
E como troquei as velas e o resultado foi o mesmo...
Como é isso do isolamento do distribuidor??
Só falhava uma vela??
Como resolveste??
Cumps...
Boas, quando isolei no distribuidor, não tinha faisca na vela...
o rotor dentro do distribuidor não passava a faisca par ao cabo na tampa do distribuidor...
Se tens faisca no cabo, então não tens o distribuidor isolado.
Mas podes sempre tirar a tampa e limpar.
Perguntei-te se tinhas a vela húmida para saber se tinhas lá gasolina...
poderá o carburador não te enviar combustível para esse cilindro?
sendo de colector... duvido... mas dá uma vista de olhos...
continuo a apontar para as válvulas...
Abraço
Boas...
Estive de volta dele novamente e em frio ele manca quando desligo a vela naquele cilindro...
Em quente é que não se nota...
Falta saber se é segmentos ou allguma valvula queimada
Por isso, esta como o aço, apenas com pouca compressão no cil 2...
No proximo inverno trato disto...
É q tenho de tirar o motor fora e n tenho grua...
Cumps....
E...
Se eles estiver a quente...
Se tirares o cabo de velas de um dos outros 3 cilindros ele manca?
Só nesse em questão é que não acontece nada?
Abraço
Boas...
sim, a quente tiro as outras e manca.
A frio se as tiro e demorar a meter ele vai abaixo.
Tera a ver com as compressoes e o esforço, digo eu...
Sim... é a unica lógica que vejo...
é aproveitares a desculpa mesmo para tirares o motor fora e colocares tudo novo...
não sei qual a facilidade de arranjares segmentos, bronzes, juntas para esse motor :|
mas que merecia ficar novo... atendendo ao restante estado... merecia... :)
Precisando de ajuda diz-me...
Abraço
Boas...
Ou más... :'(







Entretanto já raspei os restos de junta da cabeça...
Os pistons é que não têm grande aspecto...
Cumps...
Esqueci-me de dizer os novos sintomas....
Conforme acelerava, a agua no reservatório da agua borbulhava e em aceleração mais forte e continuada, bufava a agua para fora do reservatório da agua...
E não chegou a acusar temperaturas altas...
A cabeça em que o cilindro tinha pouca compressão já foi para o rectificador/torneiro para testar...
Ao que parece, a falta de compressão devia-se à mesma fugir pelo circuito de refrigeração de agua...
Cabeça estalada??
Camisa estalada??
Novidades nos próximos episódios...
Os pistons se não tiverem marcas das velas não tens problemas. Os cilindros se não estiverem riscados também não tens problemas. O carro gastava óleo? Se sim, aproveita e troca os segmentos. Os carros são mesmo assim... Só chateiam...Lol...
Abraço
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Os pistons se não tiverem marcas das velas não tens problemas. Os cilindros se não estiverem riscados também não tens problemas. O carro gastava óleo? Se sim, aproveita e troca os segmentos. Os carros são mesmo assim... Só chateiam...Lol...
Abraço
Boas...
Tudo bem por ai?
Bem, eu para trocar segmentos, tenho de tirar o motor fora e eu n tenho grua, e este motor pesa como o raio, tem de sair com a caixa agarrada...
Dos 2 cilindros a vista, um bom e um mau,q tem falta de compressao, o bom tem um lanho.
N faco a minima ideia de como aquilo aconteceu...
Nem como repara...
Amanha tento tirar foto...
Eu vou tirar a outra cabeça...
Mas queria saber primeiro os valores de compressao deste motor em Kpas.
Os 3 bons marcam 800, a passar um pouquinho...
Gastar oleo, acho q n, pois n se notava no fumo nem cheiro...
O carro anda tão pouco q n dei por isso, pois o oleo tirava o e com uns 1000kms...
A minha sorte ou a dele é q eu gosto disto, mas estasse sempre a gastar guito, e ele não abunda...
Pois... Eu entendo-te bem. O piston tem um lanho? Raios... Tens algum cilindro riscado? Cuidado que se montas e tens algum defeito pode agarrar o motor...
Abraço
A camisa tem um risco largo, uns 3mm largura e uns 2 de profundidade...
Não sei se esse bloco da para encamisar... Não te posso ajudar,mas penso que é um risco montares o motor de novo assim :( Provavelmente será de ter andado a trabalhar com água nos cilindros que riscou...
Abraço
A agua não passava para os cilindros, a compressão é que passava para o circuito da agua...
E é no cilindro errado...
O riscado tinha a compressão de 8 como os outros 2 da outra cabeça, o que tinha apenas 3,5 não tem riscos...
A camisa riscada pode ser devido a segmentos partidos, ou a alguma cena ter entrado pela admissão, mas devido a particulas abrasivas (devido à falta de filtro de ar ou deste mal montado) em principio devia afectar todos os cilindros.
Pra ver se podes rectificar as camisas tens de medir o diâmetro destas, e ver se existem pistões de sobremedida. És capaz de arranjar pois esse motor é ford e foi usado em muitos modelos desta marca, especialmente dos anos 60 e início dos 70.
Eu sei que a malta daqui não gosta muito.... mas se o cilindro já tem uns riscos podias arriscar colocar slick 50 quando mudares o oleo e ver se isso "tapava" as imperfeições....
se o fizeres dá depois feed-back
p.s. quando tinha um honda CRX eu gostei de utilizar de vez slick-50 no óleo para reduzir atrito e melhorar compressão (senti a diferença e quando vendi o carro o motor estava impec)
Sim teco , mas assim so estas a adiar o problema para mais um pouco de tempo.....ja que tem o motor aberto mais vale arranjar de vez.
Na minha opiniao seguia como ja foi dito em cima :
1 - Ver se ha pistons de medida superior e corrigir para a medida a cima , possivelmente com uma pequena correccao a coisa va la.
2 - Nao encontrando os pistons.... encamisar o bloco , e mantem-se os pistons de origem.
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Sim teco , mas assim so estas a adiar o problema para mais um pouco de tempo.....ja que tem o motor aberto mais vale arranjar de vez.
Na minha opiniao seguia como ja foi dito em cima :
1 - Ver se ha pistons de medida superior e corrigir para a medida a cima , possivelmente com uma pequena correccao a coisa va la.
2 - Nao encontrando os pistons.... encamisar o bloco , e mantem-se os pistons de origem.
eu só referi porque alguem tinha falado que seria facil arranjar um bloco para substituir o motor se ele morresse.
e enquanto pau vai e vem (e sendo a opção alterações significativas e caras ao bloco, arranjar outro é opção boa)
Mas sim, é uma ideia de remendo
O que eu sugeri é conhecido na gíria como rectificar o motor. Geralmente a medida mais alta é de 0,50 mm.
E se fôr bem feita o motor fica como novo.
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O que eu sugeri é conhecido na gíria como rectificar o motor. Geralmente a medida mais alta é de 0,50 mm.
E se fôr bem feita o motor fica como novo.
já agora, quanto custa uma coisa dessas e fica bem?
Teco talvez 300 € com os pistões e o trabalho do rectificador, a montagaem fica por conta propria.... O que não falta cá no continente são casas que fazem esse trabalho. Na madeira é que são só meia dúzia.
Pra o dono do carro, vê primeiro os segmentos. Quase de certeza tens um partido e se continuar no motor só vai continuar a desgastar o cilindro e a perder compressão.
Podes optar pelo mais barato que é despolir os cilindros, com uma cena que se monta num berbequim e montar segmentos novos. O que interessa é tirar as esquinas vivas do risco, e assim nao danifica os segmentos novos, mas vai haver sempre uma ligeira fuga dos gases da camara de combustao.
Outra coisa, que é básica, também podes ter os segmentos colados ou muito justos nas suas repectivas caixas.... Isto em todos os cilindros.
Devido a corrosão ou resíduos de oleo e produtos da combustão.