No seguinde DIY tento explicar como calibrar os vidros do 9-3ss sem ter que recorrer a um TECH II.
É comum nos 9-3ss os vidros descalibrarem e a protecção "anti-esmagamento" não permitir que os vidros fechem... ou o façam com dificuldade.
Para os calibrar é simples:
1- Localizar a ficha de ligação eléctrica das 4 portas, junto à dobradiça e baixar o vidro.

2- Desligar a ficha e voltar a ligar-la. Deste modo perderá a memória.
3- Ligar a ignição sem colocar o carro a trabalhar.
5- Carregar no botão para Subir, até subir o vidro todo mantendo durante mais 5 segundos após ele chegar a cima.

Após se largar o botão de subir, o vidro vai descer e subir sozinho e ficará calibrado.
Fazer o mesmo em todas as portas.
Abraço
existe outra forma..
Carro ligado. Baixar e subir completamente os vidros 2 vezes. Á 2ª vez quando os vidros fecham continuar a pressionar os respetivos botões até se ouvir um "bip" e estão calibrados!
Abrax
Não conhecia esse método. :)
E esqueci-me da parte do Bip :P
Sim, faz um Bip no final para confirmar que o vidro está calibrado. :)
Abraço
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
existe outra forma..
Carro ligado. Baixar e subir completamente os vidros 2 vezes. Á 2ª vez quando os vidros fecham continuar a pressionar os respetivos botões até se ouvir um "bip" e estão calibrados!
Abrax
Não consigo fazer segundo esse processo. Calculo que seja por este ser interrompido quando eu subo o vidro e ele volta para baixo, não assumindo correctamente a descida. Já tentei com o botão de bloqueio dos vidros traseiros pressionado e também não deu.
Vou tentar o método mais martelado do Tes!
Muito Bom!
Espero ter aqui a solução para o meu problema do vidro do pendura...
Obrigado pela partilha!!
Sempre as ordens :D
estamos aqui para ajudar :D
Abraço
Obrigado Malta
Já me salvou esta partilha !
;D
Ficamos felizes por termos ajudado :D :D :D
Abraço
Eu limitei-me a desligar a ficha e voltar a ligar.
Depois disso, fiquei sem o impulso automático. Como por milagre, este voltou a programar-se...não percebo como nem porquê. Esperar que os vidros se programem sozinhos não é o conselho mais técnico, mas assim aconteceu!
Também funciona no 95?
Penso que não.
os 9-3ss é que costumam descalibrar...
nos 9-5 nunca vi tal coisa...
Abraço
Nunca tive esse problema... era só curiosidade!
Uma pergunta de um leigo na matéria: é suposto os vidros do 9-3ss fecharem somente estando sempre a pressionar o botão?
É dos poucos pontos negativos que tenho a apontar à SAAB. Quero fechar o vidro apenas com um toque no botão, ao invés de ter de continuar a pressionar o botão até que o vidro se feche completamente. :-\
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Uma pergunta de um leigo na matéria: é suposto os vidros do 9-3ss fecharem somente estando sempre a pressionar o botão?
É dos poucos pontos negativos que tenho a apontar à SAAB. Quero fechar o vidro apenas com um toque no botão, ao invés de ter de continuar a pressionar o botão até que o vidro se feche completamente. :-\
Isso é uma medida de segurança da SAAB, porque existem varios casos de crianças que morreram asfixiadas com sistemas de vidros electricos.
Os casos de crianças que morreram não foram em SAABs, mas a SAAB foi sempre contra esses sistema automatico para subir os vidros. Essa é a razão dos vidros electricos não serem automaticos para subir nos SAABs
????
os 9-3ss fecham sozinhos os vidros, têm é um sistema de bloqueio anti-estrangulamento...
Aliás, este tópico é sobre isso mesmo... quando o teu 9-3 deixa de fazer-lo por algum motivo, seja por ter ficado sem bateria ou qualquer outro fator, tens que os voltar a programar...
Este DIY ajuda nessa situação.
O normal funcionamento deles é subirem e descerem todos apenas com um toque.
Abraço
:) O0 pequenas grandes dicas, obrigado
Boas,
Já tive de calibrar os meus, mas em duas portas, os sintomas apareceram ao mesmo tempo... contudo, quem não quiser desligar a ficha, pode tirar e voltar a colocar o fusivel 5 que se encontra na caixa de fusiveis do lado do condutor.
Desta forma, podem calibrar os vidros em simultâneo.
Fica a imagem com o local exacto do fusível:
http://2.bp.blogspot.com/-x-itvTco_T4/TbRiCgymiFI/AAAAAAAAD3k/-hO8LEB_DaI/s1600/calib2.jpg (http://2.bp.blogspot.com/-x-itvTco_T4/TbRiCgymiFI/AAAAAAAAD3k/-hO8LEB_DaI/s1600/calib2.jpg)
Abraço
Boa noite
Tenho um Saab ys3f 9-3 (carrinha) de 2010 e há cerca de 1 mês que os vidros da frente começaram a "atrofiar". Ou seja, carrego uma vez no botao para os subir e eles, quando fecham completamente, voltam a descer uns 10cm. Desde então que tenho de os fechar aos bocadinhos para que não cheguem a fechar completamente, caso contrário voltam a descer.
Será que alguém me consegue ajudar? A dica da ficha na porta será que resulta?
Agradeço a vossa preciosa ajuda pf 😊😊
Resulta, segue esse procedimento e dá feedback.
Abraço
Boas tardes
Acabei de fazer a calibragem dos meus vidros no meu 93 às, da forma como está descrito atrás (fichas) e com o carro a trabalhar, pois só com as fichas não tinha anti-bloqueio nos da frente, assim fiquei com os da frente completamente normais, mas os de trás abrem só com um toque mas têm de ser fechados através da pressão constante dos botões, ou seja não fecham automaticamente como fechavam, alguém me pode ajudar? Obrigado.