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Oficina => Motor / Escape / Admissão => Tópico iniciado por: TesZero em 05 de Maio de 2013, 11:45

Título: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: TesZero em 05 de Maio de 2013, 11:45
Dump Valve

O que é, para que serve:

A dump Valve ou Bypass valve serve para fazer um escoamento da pressão do turbo quando essa pressão não é necessária.

Está localizada no tubo de admissão de ar entre o colector de admissão e o turbo.

Quando estamos em aceleração, o turbo comprime o ar do exterior enviando o mesmo para a admissão.
Quando retiramos o pé do acelerador a borboleta da admissão fecha, caso a pressão feita pelo turbo não tenha por onde sair, irá danificar o turbo.
Existindo a dump valve, o ar é expelido novamente para a admissão do ar exterior do turbo.

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(sem querer gravei como jpg perdendo qualidade nas letras :( mas como ficou perceptível, mantive)

Como funciona:

A dump Valve é actuada por vácuo.

O estado normal da dump valve é fechado. para se manter fechada existe uma membrana de borracha comprimida por uma mola.
A sua única função é abrir para aliviar a pressão dentro do sistema de admissão. Para cumprir essa função está ligada por um tubo de vácuo ao colector de admissão.

Ou seja, o colector de admissão estando sobre a pressão do turbo, o tubo de vácuo envia pressão para a dump valve ajudando a mesma a estar fechada sobre pressão.
A borboleta do acelerador fechando, é criado vácuo na admissão pelo ar puxado pelos cilindros admitindo ar para a combustão.

Por imagens:

Dump valve:
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Dump Valve desmontada:
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Dump valve fechada ou com turbo sobre pressão:
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Dump valve aberta, com vácuo criado pela desaceleração:
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Problemas comuns com a dump valve:

Com o passar do tempo a dump valve pode deixar de cumprir a sua função, podendo não deixar o ar ser expelido para o exterior.

Por norma o mau funcionamento pode ser originado em dois locais:

- Ligação do tubo de vácuo com defeito:
É normal os tubos de vácuo originais rasgarem ou furarem. O calor dentro do cofre do motor faz com que fiquem ressequidos. Muitas vezes a olho nu parecem bons, mas perdem vácuo e pressão devido à sua degradação. Não estando em perfeitas condições, não permitem que seja feito vácuo abrindo a dump valve.

- Membrana da borracha rota ou desgastada: 
Com o passar dos anos e com o calor no cofre do motor é também normal que a esta membrana apresente anomalias. Estando furada, a admissão ao fazer vácuo sobre a mesma, não produz qualquer efeito, não abrindo.

Como testar a dump valve:

Para testar a dump valve podemos:

- Com o dedo empurrar a membrana para dentro para verificar a força da mola.
- Através da ligação do tubo de vácuo, sugar o ar (com a boca ou com pistola de vácuo) para testar se a mesma apresenta resistência ao ar. Deve-se sentir resistência até a membrana forçar a mola a abrir, caso contrário a membrana encontra-se furada.

Opções à dump valve original (upgrade) :

Existem dump valves melhoradas pelas quais podemos trocar as nossas originais de membrana.
Por norma estas dump valves de upgrade são composta por corpo metálico e não de plástico como a original. Funcionam também com um ou dois pequenos pistões o que garante maior resistência e fiabilidade com pressões de turbo mais elevadas.

Existem dump valves que expelem o ar de novo para o colector do turbo, assim mantendo o mesmo funcionamento que as originais, por norma mais silenciosas:

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Ou então dump valves que expelem o ar directamente para o exterior. A única vantagem destas válvulas é não fazerem recircular o ar já comprimido e consequentemente aquecido. A desvantagem é o som de "PTSSSSSSSS" que se ouve na descarga da mesma sempre que o turbo faz pressão e existe uma desaceleração:

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_______________________________________

Qualquer dúvida referente a esta válvula por favor apresentam neste tópico.

Abraço




Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: Gdinis em 05 de Maio de 2013, 16:02
como sabemos a dump valve ideal para o carro? eu tive uma da Forge que fazia o PSSSSS :))) :))) e o carro não me ficou lá muito bom com ela!
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: SMAP em 05 de Maio de 2013, 16:10
como sabemos a dump valve ideal para o carro? eu tive uma da Forge que fazia o PSSSSS :))) :))) e o carro não me ficou lá muito bom com ela!

Isso foi antes ou depois de teres trocado os tubos de vacuo?
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: Gdinis em 05 de Maio de 2013, 16:13
como sabemos a dump valve ideal para o carro? eu tive uma da Forge que fazia o PSSSSS :))) :))) e o carro não me ficou lá muito bom com ela!

Isso foi antes ou depois de teres trocado os tubos de vacuo?

foi antes, na altura o carro ainda circulava e estava minimamente bom :-\
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: SMAP em 05 de Maio de 2013, 16:27
como sabemos a dump valve ideal para o carro? eu tive uma da Forge que fazia o PSSSSS :))) :))) e o carro não me ficou lá muito bom com ela!

Isso foi antes ou depois de teres trocado os tubos de vacuo?

foi antes, na altura o carro ainda circulava e estava minimamente bom :-\

Não leves a mal isto GDINIZ, mas não me lembro nunca de ter lido que o teu 9000 trabalhasse em condições. Há pelo menos cerca de 2 anos a tentar resolve-los e so agora muito recentemente trocaste os tubos - https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=47.msg1942#msg1942 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=47.msg1942#msg1942)

Isso devia ter sido feito logo, provavelmente se trocasses a dump valve agora nao terias problema algum

Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: Gdinis em 05 de Maio de 2013, 16:34
como sabemos a dump valve ideal para o carro? eu tive uma da Forge que fazia o PSSSSS :))) :))) e o carro não me ficou lá muito bom com ela!

Isso foi antes ou depois de teres trocado os tubos de vacuo?

foi antes, na altura o carro ainda circulava e estava minimamente bom :-\

Não leves a mal isto GDINIZ, mas não me lembro nunca de ter lido que o teu 9000 trabalhasse em condições. Há pelo menos cerca de 2 anos a tentar resolve-los e so agora muito recentemente trocaste os tubos - https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=47.msg1942#msg1942 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=47.msg1942#msg1942)

Isso devia ter sido feito logo, provavelmente se trocasses a dump valve agora nao terias problema algum

isto foi antes do carro ser oficialmente meu foi mais ou menos 5/6 anos atrás a dump valve vinha vindo num Smart fortwo e o meu irmao quis experimentar e o carro nao ficava a funcionar assim muito bem com aquela dump! segundo tive a ver existem varias dump valves com varias medidas poderá ter sido isso!
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: Nicodemus em 05 de Maio de 2013, 16:57
Podia ser a dureza da mola que era errada, se não fizer a força devida a pressão do turbo faz abrir a membrana e a válvula descarrega o ar quando não é suposto acontecer.

é o que eu penso =)

Abraço
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: SMAP em 05 de Maio de 2013, 17:01
Podia ser a dureza da mola que era errada, se não fizer a força devida a pressão do turbo faz abrir a membrana e a válvula descarrega o ar quando não é suposto acontecer.

é o que eu penso =)

Abraço

E provavlemente tens razao porque um T3 faz mais pressao do que qualquer turbo que um smart fortwo tenha  :P
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: Gdinis em 05 de Maio de 2013, 22:18
Podia ser a dureza da mola que era errada, se não fizer a força devida a pressão do turbo faz abrir a membrana e a válvula descarrega o ar quando não é suposto acontecer.

é o que eu penso =)

Abraço

E provavlemente tens razao porque um T3 faz mais pressao do que qualquer turbo que um smart fortwo tenha  :P

SAAB tem T3? pensei que fosse um Garrett 25 :O (sempre pensei que T3 fosse turbo de Golf!)
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: SMAP em 05 de Maio de 2013, 22:20
E provavlemente tens razao porque um T3 faz mais pressao do que qualquer turbo que um smart fortwo tenha  :P

SAAB tem T3? pensei que fosse um Garrett 25 :O

O teu tem T3 os mais recentes ja tem T25
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: Gdinis em 05 de Maio de 2013, 22:26
o T25 nao vem no YearModel 1991? é que o meu é o yearmodel de 1991 pensei que o T3 fosse o de 89 para baixo!
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: SMAP em 05 de Maio de 2013, 23:04
o T25 nao vem no YearModel 1991? é que o meu é o yearmodel de 1991 pensei que o T3 fosse o de 89 para baixo!

Dizes que o teu 9000 é de 1991 aqui, na tua apresentação dizes que é de 1990. Eu achava que era de 1989 :D

Poe o ano de fabrico no modelo do teu 9000 que tens na tua assinatura/perfil para nao termso sempre que andar a procura quando te queremos ajudar
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: Gdinis em 05 de Maio de 2013, 23:11
o T25 nao vem no YearModel 1991? é que o meu é o yearmodel de 1991 pensei que o T3 fosse o de 89 para baixo!

Dizes que o teu 9000 é de 1991 aqui, na tua apresentação dizes que é de 1990. Eu achava que era de 1989 :D

Poe o ano de fabrico no modelo do teu 9000 que tens na tua assinatura/perfil para não termos sempre que andar a procura quando te queremos ajudar

Feitissimo caro amigo!
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: TesZero em 05 de Maio de 2013, 23:39
As dump valves melhoradas têm por norma regulação da pressão da mola...

Ou através de anilhas que diminuem o curso da mola fazendo-a ter mais força... ou então por parafuso (como a minha).

A tua (se era problema da dump valve e não de qualquer outro componente) deveria de estar a deixar sair ar quando estava fechada...

se colocares a de um saab num smart... se calhar nem abre :P lol

quando colocaste a dump valve tapaste o tubo que vai para o turbo? por onde o ar é expelido?
Se não o fizeres, o carro vai a baixo...

Abraço
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: Gdinis em 05 de Maio de 2013, 23:41
As dump valves melhoradas têm por norma regulação da pressão da mola...

Ou através de anilhas que diminuem o curso da mola fazendo-a ter mais força... ou então por parafuso (como a minha).

A tua (se era problema da dump valve e não de qualquer outro componente) deveria de estar a deixar sair ar quando estava fechada...

se colocares a de um SAAB num smart... se calhar nem abre :P lol

quando colocaste a dump valve tapaste o tubo que vai para o turbo? por onde o ar é expelido?
Se não o fizeres, o carro vai a baixo...

Abraço
já não tem essa dump o barulho irritava-me! e já a vendi foi para uma A4 1.8T vendi-a!
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: SMAP em 06 de Maio de 2013, 00:01
já não tem essa dump o barulho irritava-me! e já a vendi foi para uma A4 1.8T vendi-a!

A ti irritava-te, o TesZero adorava ... pelo menos no fosco :D
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: Gdinis em 06 de Maio de 2013, 00:06
já não tem essa dump o barulho irritava-me! e já a vendi foi para uma A4 1.8T vendi-a!

A ti irritava-te, o TesZero adorava ... pelo menos no fosco :D
pa pelo menos aquele som era demasiado alto e irritava-me um pouco
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: TesZero em 06 de Maio de 2013, 00:14
quando queria fazer "pssst" - "psssst" a uma miúda...
acelerava duas vezes...

não sei porque elas viravam sempre a cara para o outro lado...
não digam que é por eu ser feio...
porque tenho vidros escuros...
:P

Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: SMAP em 06 de Maio de 2013, 00:15
já não tem essa dump o barulho irritava-me! e já a vendi foi para uma A4 1.8T vendi-a!

A ti irritava-te, o TesZero adorava ... pelo menos no fosco :D
pa pelo menos aquele som era demasiado alto e irritava-me um pouco

Acho que irrita a qualquer um dos mortais, menos ao TesZero
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: Gdinis em 06 de Maio de 2013, 00:16
quando queria fazer "pssst" - "psssst" a uma miúda...
acelerava duas vezes...

não sei porque elas viravam sempre a cara para o outro lado...
não digam que é por eu ser feio...
porque tenho vidros escuros...
:P

ahahah de facto é uma boa utilidade para a DV! visto que a buzina olha toda a gente menos a miuda gostosa que passou  :))) :))) :)))
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: TesZero em 06 de Maio de 2013, 00:20
Acho que depende muito no carro...

num carro original não aprovo...
acho que fica mesmo mal...

por acaso tenho no meu actual lpt essa dump valve... mas faço tudo por tudo para ela não disparar... grrr uso o turbo ao mínimo :P
Alem disso deita MUITO menos ar que o T3... faz muito menos barulho...

Mas no fosco gostava...
quando viam o carro ficava tudo a olhar pelo rebaixamento, jantes e cor...
disparava a dump valve e pensavam que aquilo tinha 500 cv...
lol

Depois vinham me tocar à campainha de casa para ir picar para não sei onde...
"fazer um comparativo"
lol

Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: Gdinis em 06 de Maio de 2013, 00:29
ahahahha normal xD tambem quando o meu 9000 passava na amadora pensavam que tinha 500cv  :|@ :|@ :|@
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: TesZero em 06 de Maio de 2013, 01:27
pk?
tinhas uma panela rota? lolol
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: Gdinis em 06 de Maio de 2013, 14:14
pk?
tinhas uma panela rota? lolol

Rota? a minha panela parece um chapéu de um Pobre  :))) :))) :)))
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: teco em 06 de Maio de 2013, 22:25
eu estou é com uma fuga na linha de escape... mas como é para trocar...
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: TesZero em 07 de Maio de 2013, 20:34
Teco... obrigado em nome de todos pelo tua preciosa participação neste tópico referente a dump valves...

coloca também essa informação no diário de bordo do teu carro sff. :)
Título: Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
Enviado por: Guest em 08 de Maio de 2013, 00:42
E pronto, voltaste a amuar o esquilo >:D >:D >:D

Abraço