Muitas das normais anomalias são criadas pelos tubos de vácuo existentes nos nossos SAAB´s.
Falhas simples de resolver, por vezes difíceis de diagnosticar.
Com o passar dos anos e com o calor dentro do cofre do motor os tubos de vácuo originalmente de borracha têm tendência a degradarem-se.
Existem vários sensores / mecanismos a fazerem leituras / actuações por vácuo / pressão usando estes mesmos tubos, por exemplo:
- Sensor de pressão
- Distribuidor
- Dump Valve
- Manómetro de pressão de turbo
- Válvula Egr
- Controlador de pressão de combustível
- Sistema de respiro do cárter
- entre outros.
Se têm o vosso carro com mais de 10 anos... aconselho a trocar todos os tubos de vácuo por tubos de silicone.
São muito mais resistentes ao calor e fiáveis.
para testarem os vossos podem escolher um e:
- torce-lo
- dobrar-lo
- esticar-lo
Caso nada se altere e as pontas não estejam rasgadas... o tubo está bom.
Mas com mais de 10 anos dificilmente irão conseguir com que o tubo mantenha o mesmo aspecto.
Avaliando um tubo de vácuo vão perceber nas próximas imagens o que tento transmitir:
Aqui o tubo que liga à dump valve, aparentemente em bom estado.
o carro é um saab 9000 de 1996 com menos de 200.000 kms

Mas... é isto que aparece se o torcermos:


Se o esfregarmos, começa a desfazer-se nos nosso dedos:

Se o dobrarmos:

E se o esticarmos:

Como podem ver este tubo não se encontra em bom estado e enviará dados de vácuo / pressão errados a todos os componentes com que comunique.
Podem ou não aparecer erros de sensores / mecanismos dependendo da gestão electrónica que o carro use.
Por este motivo aconselho vivamente a trocarem TODOS os tubos de vácuo existentes no motor por tubos de vácuo em silicone de 4 mm:

Quanto à cor... já é de acordo com o gosto de cada um... :)
Qualquer dúvida disponham.
Abraço
Vou ver esses tubos , são de 4 mm exterior ? e o interior ? Eu utilizo tubos desses lá na empresa para passar acetona , os que utilizo são transparentes e totalmente em silicone . Depois diz qualquer coisa sobre sábado .
Em todos os saab´s que conheço são de 4mm de diâmetro interno...
o externo pouco importa..
Mas nunca tive um motor igual ao teu para "desmontar" :P
Desliga um e confirma-me sff.
Abraço
Que tubos de silicone usa o meu ng900 ?
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Que tubos de silicone usa o meu ng900 ?
Os mesmos mencionados nas fotos do
teszero
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Que tubos de silicone usa o meu ng900 ?
o teu carro tem tubos de borracha.
Aconselho é a trocares por tubos em silicone.
Se quiseres posso te ajudar com isso.
Precisas de comprar tubos em silicone com 4mm de diâmetro interno.
já devias ter visto isso :P
Sei que é divertido desfrutar do carro após compra :)
Mas é importante uma boa revisão para não corrermos o risco dessa diversão acabar cedo :P
Abraço
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Que tubos de silicone usa o meu ng900 ?
É pedir mto, saber quais e quantos é q usa um 93 2.2diesel, de 1998???
Não sei se o motor 2.2 comunica por vacuo... nunca reparei...
Mas estando junto de um desses motores vou verificar e deixo aqui a resposta.
Se poderes, basta ires ao motor e se tiveres, desligares um e vês o diâmetro.
Abraço
O mecânico onde está o carro para mudar os tubos de vácuo disse ao meu pai que mandou vir uns de 4mm externos e que eram grandes! Será possível!?
os tubos têm 4 mm de diâmetro INTERNO :P
se fossem externo seriam era MUITO pequenos :P
Abraço
Pois isso já eu tinha percebido, daí ter ficado ainda mais confuso!
independentemente do que te disseram.. os tubos de vácuo do teu carro têm 3.8mm (como não vais arranjar de 3.8mm e a diferença é mínima... compras de 4mm)
É tão fácil como chegares ao teu carro, desligas um e olhas para o diâmetro :D
Abraço
Onde posso comprar os tubos? de perferencia em viseu, e quantos metros são necessarios ?
Abraço
E Viseu ainda nao encontrei em lado nenhum. Manda vir do ebay. 4m chegam e sobram. Ficas com algum de reserva ainda.
Abraço
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E Viseu ainda nao encontrei em lado nenhum. Manda vir do ebay. 4m chegam e sobram. Ficas com algum de reserva ainda.
Abraço
Obrigado O0 é que hoje em principio vou a Viseu....
Abraço
.... Disseram me que os originais. Eram de 4 mm .... Mas que deveria colocar de 3 mm pois embora mais dificeis de colocar ficaria melhor...
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.... Disseram me que os originais. Eram de 4 mm .... Mas que deveria colocar de 3 mm pois embora mais dificeis de colocar ficaria melhor...
Os tubos de origem são de 3,8 mm (motores B2x4x e B2x5x a gasolina), por norma só se consegue arranjar de 4 mm em silicone. Desde que sejam em silicone nunca mais tens problemas e mesmo com 4 mm não saem.
E... depende do tubo....
tens que ter noção que nesses tubos não anda só pressão, mas sim vácuo também (tal como o nome dos mesmos o sugere)
se a parede do tubo for muito fina, o que acontece é que o tubo fecha em vácuo, não funcionando correctamente.
4mm, 3,8mm será o ideal.
Abraço
Quais são os tubos indicados para um 2.2 TiD? :)
O 2.2 TiD usa 2 tipos de tubos de vácuo: da bomba de vácuo para as 2 eletroválvulas e de uma destas para o comando da borboleta, são tubos de borracha de 3mm; são iguais aos tubos de retorno de combustível, pelo que podem ser substituídos por este tipo de tubo ou em silicone. Da outra eletroválvula para a válvula do Turbo (no caso do turbo de geometria variável, o anterior 115CV penso que não deve ter este circuito) é um tubo de silicone de 4mm.
Substituí os meus na semana passada e acho que se nota :)
RR
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O 2.2 TiD usa 2 tipos de tubos de vácuo: da bomba de vácuo para as 2 eletroválvulas e de uma destas para o comando da borboleta, são tubos de borracha de 3mm; são iguais aos tubos de retorno de combustível, pelo que podem ser substituídos por este tipo de tubo ou em silicone. Da outra eletroválvula para a válvula do Turbo (no caso do turbo de geometria variável, o anterior 115CV penso que não deve ter este circuito) é um tubo de silicone de 4mm.
Substituí os meus na semana passada e acho que se nota :)
RR
Muito obrigado. Um metro de cada versão chegará para substituir todos os tubos de vácuo? :)
É capaz de ser justo; pede 1,5 m pelo sim pelo não.
RR
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É capaz de ser justo; pede 1,5 m pelo sim pelo não.
RR
Fá-lo-ei. Um aparte: Um dos tubos do intercooler (50157 B - 12786806) rompeu. Encontrei alguns tubos compatíveis no Ebay, mas nenhum em silicone. Qual a melhor opção? :)
Desde já, muito obrigado. ;)
A melhor opção é mesmo em silicone. Tenta encontrar.
Abraço
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A melhor opção é mesmo em silicone. Tenta encontrar.
Abraço
Encontrei já alguns reforçados em kevlar, como aquele do link que se segue. Silicone, nem vê-los. :-\
http://www.ebay.co.uk/itm/261605524379?_trksid=p2055119.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT (http://www.ebay.co.uk/itm/261605524379?_trksid=p2055119.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT)
Pelos nºs que indicas não consigo perceber qual é o tubo no EPC.
A mim rebentou-me um, há uns anos, em andamento. Senti o carro a perder potência, acendeu a luz do motor e entrou em limp mode.
Era o tubo com o p/n 53 25 626. Pediram-me na SAAB cerca de 200 euros, original SAAB em borracha. Mandei vir da partsforsaabs um em silicone por 80 euros e está a bombar até hoje. De aspeto está novo.
Vê se consegues indicar melhor qual o tubo e tenta procurar na neobrothers ou partsforsaabs.
RR
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Pelos nºs que indicas não consigo perceber qual é o tubo no EPC.
A mim rebentou-me um, há uns anos, em andamento. Senti o carro a perder potência, acendeu a luz do motor e entrou em limp mode.
Era o tubo com o p/n 53 25 626. Pediram-me na SAAB cerca de 200 euros, original SAAB em borracha. Mandei vir da partsforsaabs um em silicone por 80 euros e está a bombar até hoje. De aspeto está novo.
Vê se consegues indicar melhor qual o tubo e tenta procurar na neobrothers ou partsforsaabs.
RR
A referência do tubo é esta: 50157 B - 12786806. ;)
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Fá-lo-ei. Um aparte: Um dos tubos do intercooler (50157 B - 12786806) rompeu. Encontrei alguns tubos compatíveis no Ebay, mas nenhum em silicone. Qual a melhor opção? :)
Desde já, muito obrigado. ;)
Quando falamos um tubos de silicone para substituir as tubagens do intercooler é um kit's que se vendem da SAMCO, que neste caso não existem para os motores a Diesel. Deixo aqui um exemplo - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=3331 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=3331)
Estes kit's tem sentido nos motores a gasolina pois são os que são mais mexidos em termos de cavalagem, por norma com um aumento da pressão do turbo fazendo com que as tubagens originais não aguentem a pressão.
No caso dos Diesel nunca vi kit's destes de silicone, o tubo que falas reforçado em kevlar parece-me a melhor opção.
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Fá-lo-ei. Um aparte: Um dos tubos do intercooler (50157 B - 12786806) rompeu. Encontrei alguns tubos compatíveis no Ebay, mas nenhum em silicone. Qual a melhor opção? :)
Desde já, muito obrigado. ;)
Quando falamos um tubos de silicone para substituir as tubagens do intercooler é um kit's que se vendem da SAMCO, que neste caso não existem para os motores a Diesel. Deixo aqui um exemplo - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=3331 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?products_id=3331)
Estes kit's tem sentido nos motores a gasolina pois são os que são mais mexidos em termos de cavalagem, por norma com um aumento da pressão do turbo fazendo com que as tubagens originais não aguentem a pressão.
No caso dos Diesel nunca vi kit's destes de silicone, o tubo que falas reforçado em kevlar parece-me a melhor opção.
Depois de ter efectuado a compra, dei de caras com esta versão em silicone para o Vectra. Em princípio, deverá ser 100% compatível.
http://www.ebay.co.uk/itm/Vauxhall-Vectra-C-DTI-2-0-2-2-Silcone-Intercooler-Turbo-Hose-55352542-/300670592415?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item46015d259f (http://www.ebay.co.uk/itm/Vauxhall-Vectra-C-DTI-2-0-2-2-Silcone-Intercooler-Turbo-Hose-55352542-/300670592415?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item46015d259f)
Agora: ou perco o amor a ~€30, ou deixo o de silicone para outras núpcias... :(||