Para quem vai fazer reprogramações em Trionic 5 existe algo muitas vezes descurado e que faz toda a diferença.
Todos os turbos tem uma wastegate, esta é responsavel por libertar pressao do turbo acima de determinada pressao dentro do colector do turbo.
Para mapas de Centralinas originais a pressao dentro do colector de admissão ira no maximo ate 1 bar, mas quem faz ate stage 3 a pressao vai ate 1,35 bar.
Se nao ajustarem a valvula de wastegate nunca conseguiram atingir a pressao defenida no mapa para o colector de admissão.
Estas são as pressões base da valvula de wastegate a que so turbos vem defenidos, e também o valor de pressão que é adicionado ou diminuido conforme apertem ou desapertem a porca da haste da wastegate.

Baseado nos valores da imagem acima convem ajustarem a valvula de wastegate para sensivelmente metade da pressão que esta defenida no mapa da centralina.
Stage 1 = 1,15 bar defenido na centralina = no minimo devem de ajustar para 0,55 bar
Stage 2 = 1,25 bar defenido na centralina = no minimo devem de ajustar para 0,6 bar
Stage 3 = 1,35 bar defenido na centralina = no minimo devem de ajustar para 0,65 bar
Não vale a pena apertarem a valvula para valores superiores de metade do valor defenido no mapa, pois só vão obter overboost que será cortado pela valvula de APC
PS: Os valores de ajuste são validos para Garrett T25 e Mitsubishi TD04 com valvulas de wastegate de origem e nao para valvula do genero da forge motorsports com molas com mais resistencia.