olá boa noite, venho desta forma solicitar a vossa ajuda para esta questao.
a bomba injectora do saab, entregou a alma ao criador, visto a reparação ser bastante dispendiosa, resolvi passear por algumas casa de salvados e encontrei uma do mesmo modelo de carro!
é possivel efectuar a troca da mesma?
é necessaria alguma reprogramação?
obrigado desde ja por toda a atenção dispensada.
Pelo que estou a ler deve se tratar de um 9-3 SS.
Antes de mais pq motivo entregou ela a alma ao criador?
Será um curto circuito no solnoide central???
Ou está desgastada? Problemas com vedantes / retentores?
Respondendo à pergunta, em penso que sim que dá, mas vai necessitar de um tech2 para reprogramar (divorciar e casar).
antes do mais obg e boa noite.
segundo o meu mecanico, primeiro eram os vedantes, depois dos vedantes problemas nos avanços a frio...agora acho que foi a electronica...segundo ele tem que ser uma "nova"
onde posso fazer isso de casar/divorciar?
ahhh e outra pergunta agora que me lembro.
desculpem a ignorancia,mas visto a minha bomba inj. ter sido retirada do motor, e depois de alguns testes ter sido recolocada, existe a possibilidade de ela se ter"divorciado" sozinha lol?
???
Sim pode ser ter dado o caso de estar a necessitar de uma reprogramação...
Bom amigo o seu mec. tem tech2? É que nesta fase parece fundamental...
pois...em relação a isso não faço a mais palida ideia,infelizmente foi a primenra vez que tive algum problema relacionado com a injecção...
mas nada que amanha não descubra ou pergunte!
de qualquer das formas sabe-me indicar um local em LX onde possa fazer essa tal reprogramação?
e sim é um SS creio que é o que tem a bosch VP44 de duas fichas ++P
Tem a mesma bomba injectora que eu tenho no meu carro... Quantos km tem o carro?
o carro tem
150.000km
Bom o meu já passou os 250k . Estranho muito a falha nessa bomba com tão poucos km... Pelo que li parece que já foi tentada a reparação desta bomba mas sem sucesso...
A electrónica acoplada é reparável mas recomendo que seja feita por alguém experiente... A avaria mais comum é um curto circuito no solenóide central que executa a abertura do fluxo do gasóleo, isto poderia ser evitado conservando o isolante dos cabos que ligam ao dito solenóide...
A reparação é uma substituição de um componente electrónico que queimou devido à elevada corrente que o percorreu a quando do curto circuito. (O que aconteceu quando teve o problema?)
Bosch VP 44 PSG 16 (http://www.youtube.com/watch?v=STTNDXWEl38#noexternalembed)
basicamente demorava no arranque a frio...varios ciclos de motor de arranque,parecia que desforrava o motor!
depois quando pegava começava a andar e parecia que estava a trabalhar a meio gas, e derepente dava um salto pardo tipo das 1500rotações para as 1900 repentinamente como se tivesse aberto ou começado a funcionar alguma coisa!
depois de quente pegava lindamente sem qualquer problema!
velas vistas, valvula de retenção vista, EGR, descarbonização feita...
tudo na mesma ate chegar onde cheguei agora
Boas
Tendo em conta todo o historial da bomba aconselhava um concessionario autorizado para verificar/reparar a bomba.
Em LX recomendo a Gaspar Auto - http://www.gasparautorepair.com/ (http://www.gasparautorepair.com/)
O TechII é uma ferramenta de diagnostico da SAAB, pouca gente tem.
Pode tambem tentar a BOSCH Car Service - http://www.boschcarservice.pt/aa-pt/pt/bcs/static/pt/start/ (http://www.boschcarservice.pt/aa-pt/pt/bcs/static/pt/start/) - visto a bomba ser Bosch e ninguem melhor que eles para a repararem.
boas a todos...
problema resolvido...bomba nova :(
obg a todos pela ajuda
Bomba nova? Pois, realmente é chato... Já agora, em quanto ficou o estrago e onde o resolveste?
Abraço
Olá Nuno, criaste o tópico na secção das apresentações.
Não sendo uma apresentação foi movido para a secção correcta: Motor / Escape / Admissão.
Enviada Pm ao dono do tópico.
Quanto a oficinas em Lisboa tens aqui um bom tópico:
Oficina(s) no Distrito Lisboa?? (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=667.0)
No entanto, conforme perguntou o kamuma, como ficou resolvida a situação?
Abraço
antes do mais obg e as minhas desculpas pelo post incorrectamente colocado.
em seguimento as vossas perguntas desculpem o lapso mas não foi nova foi recontruida :S
quanto as oficinas em questao, foram duas:
auto sebi e auto gaspar car repair (Paulo és o maior)!!
depois de ter passado pelasmaos destes senhores pufff tudo ok e como novo...por enquanto lololol.
E a conta fui alta?
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auto sebi e auto gaspar car repair (Paulo és o maior)!!
depois de ter passado pelasmaos destes senhores pufff tudo ok e como novo...por enquanto lololol.
Ainda bem que resolveste o problema na Gaspar Auto, o Paulo é o
pjplopes (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?action=profile;u=18) deste forum.
Ainda bem que já conseguiste resolver, mas em custo, podias dar aí uma noção para se houver alguém com o mesmo problema que tu, já saber o que o espera... O0
Abraço
pois que basicamente é o seguinte as senhoras injectoras,alteram de modelo para modelo e sendo o meu um 93 2.2 tid SS, a bomba é uma bosh VP44 psg16, e este modelo particularmente é um bocadito caro e propicio a avarias electricas...mas existem saab com modelos mais caros e complexos...no entanto posso indicar que me pediram 1700€ por uma recondicionada...ao que eu prontamente disse: ehhh pahhh vao roubar pa estrada (para não dizer outra coisa).
pelo que resolvi começar a puxar por alguns conhecimentos e a coisa ficou por metade...sem garantia é certo,mas a andar como nunca :)
Se bem que metade de 1700€ é um valor alto na mesma sempre é mais simpatico do que 1700€.
Mas o que interessa é que o SAAB ja funciona correctamente
850 + mao de obra = +- 1000€
Uma bombada... Das grandes!!!
Quase que dava para comprar um carro inteiro para peças :|
bolas....
por isso ninguém aceita fazer reprogramações nessas bombas :|
Abraço
Acho que não é bem esse o motivo...
ora bolas.... podia ter feito negócio.....
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ora bolas.... podia ter feito negócio.....
Se tens uma Bomba para vender, em vez de dizeres isso aqui anuncias na secção de vendas para as pessoas saberem de outra forma ninguem vai advinhar :D
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ora bolas.... podia ter feito negócio.....
Se tens uma Bomba para vender, em vez de dizeres isso aqui anuncias na secção de vendas para as pessoas saberem de outra forma ninguem vai advinhar :D
acho que não a vendo, é a melhor garantia de mais 10 anitos sem chatices, já está com a programação para o meu carro e é so trocar vedantes...
ou se eu retomar a minha saga com as PSG16 pode ser cobaia....
nunca tens 2 ou 3 ideias contraditórias na vida? especialmente quando os a€ros davam jeito?
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nunca tens 2 ou 3 ideias contraditórias na vida? especialmente quando os a€ros davam jeito?
Tenho muitas ideia contraditórias na vida, mas a frase foi tua nao minha :D
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nunca tens 2 ou 3 ideias contraditórias na vida? especialmente quando os a€ros davam jeito?
Tenho muitas ideia contraditórias na vida, mas a frase foi tua nao minha :D
é verdade e já a esclareci, tive a sorte de apanhar uma bomba a bom preço numa altura que precisava e a outra garante-me que não tenho À pressa de gastar 800/1000€ ou despachar o 2.2.
Boas!
Estive a ler todo o tópico porque infelizmente estou com o mesmo problema...a bomba injectora, seguindo me informaram, deu as últimas...Basicamente o meu SAAB (9.5 - 2.2 de 2004) parou de um momento para o outro e nunca mais pegou...nesse dia. No dia seguinte voltou a pegar como se nada fosse, mas acabou por parar novamente (a sorte durou pouco....). Orçamentos pedidos...quase 3000€ por uma bomba injetora nova e 2200€ por uma reconstruída. Ou seja....estou a ver a minha vida a andar para trás :(||
Alguma sugestão...por favor?
Calma! O carro parou porque a bomba parou em andamento? Ou deixou de pegar?
Confirmar se tem gasóleo no deposito. Boia pode ficar encravada num plástico que se parte com os anos...
Confirmar se tem combustível a sair pelos tubos que ligam aos injectores pelas pontes? Neste caso devem desapertar a ligação à ponte para ver se ao dar à chave ele verte gasóleo...
Em que mecânico está? Ele tem tech2? Tem conhecimentos SAAB?
Boas,
Não faço ideia se fazem alguma coisa a essas bombas mas também não custa perguntar, de resto e por outras situações só posso dar feedback positivo deles.
http://www.bba-reman.com/ (http://www.bba-reman.com/)
Caso se confirme que seja a bomba (tal como mencionou o Orlando, pode não ser), penso que o Veloso em braga saiba como as reparar. (ou local que o faça barato), é uma questão de levares o carro a alguém que mexa em SAABs (com tech 2 de preferência, para te dar um diagnóstico certo).
https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=58.0 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=58.0)
Abraço
Olá Orlando e TesZero!
Desculpem, só agora vi a mensagem :-[ o link do email encaminhava sempre para a apresentação...
O carro não parou em andamento, ele simplesmente deixou de pegar...vou agora ao mecânico e confirmo já as hipóteses que levantaste Orlando. Ele está na Mourauto (Bosch car service), aqui de Santa Maria da Feira.
Obrigado Svidinha, estou a tentar esgotar as opções para reparar a bomba ou substituir por uma usada. Caso nada funcione, lá terá de ser :-\
TesZero, qual o contato do Veloso de Braga? Talvez ele desempate a dúvida que coloquei noutro lado:
"já me disseram que só dá se a referência for a mesma (o que faz sentido), outros disseram que só dá se vier de um SAAB, porque se vier de um Opel, mesmo que seja a mesma referência, o software é diferente e já não dá para codificar e outro ainda disse que desde que estivesse na gama de referências que forneceu (para aí umas 6...) dava, porque são meras evoluções da primeira. Estou a ficar :>S"
Já encontrei o contato aqui no Forúm! :)
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Já encontrei o contato aqui no Forúm! :)
não era difícil :P
deixei-te o link com o contato no meu ultimo post :P
:)
Vê o que ele te diz. :)
lol...afinal já tinha falado com ele ontem! Estou a ficar maluco... :|@
Foi o Sr. Veloso que me disse que a bomba teria que ser de um SAAB, porque se fosse de um Opel não dava para codificar. Podia até ser de referência diferente :) Por isso, vou tentar a tal bomba do SAAB, apesar de não ter o mesmo N/P. Vou rezar................. ::)
Pronto! Agora é que foi o fim da picada :(||
Ligou-me o mecânico e afinal enganou-se a tirar o N/P da bomba (que???!!!!!)
Afinal é uma 0470 504 226..........................Já não sei se chore ou se ria....
A bomba não deu! :'( espero que me devolvam o €€€ :'(
Preciso de uma com a referência 0470 504 226...nova ou usada...o carro está na bosch car service da Feira, mas eles entram de férias amanhã...se o cliente for compreensivo, levo é o carro ao Sr. Veloso para ele ver...mas gostava de já ter uma ideia de onde posso arranjar a bomba...
O Veloso não te falou em reparares a bomba?
O melhor era mesmo passares lá com o carro para ele ligar ao tech II... imagina que é algo desligado e andas a gastar tempo e dinheiro?!?!?
Boa noite, alguma novidade no que toca ao problema mgribeiro?
Encontrei isto:
http://www.sos-compteur.fr/opel-general-motor/reparation-du-boitier-psg5-et-psg16-des-pompes-injection-bosch.html (http://www.sos-compteur.fr/opel-general-motor/reparation-du-boitier-psg5-et-psg16-des-pompes-injection-bosch.html)
http://www.vp44diesel.de/en/price-list (http://www.vp44diesel.de/en/price-list)
:)| abaixo a roubalheira
As bombas que equipam o Zafira 2.0 e o SAAB 2.2 logicamente tem programações diferentes, mas mecanicamente são iguais. Eu tinha noção, pelo que vejo errada, que o TechII conseguira programar a centralina que equipa a bomba (centralina montada na bomba injectora).
Não estou a dizer que seja possível, mas duvido que não seja possível trocar a parte electrónica de uma bomba para outra. Ou seja pegar numa bomba de um Zafira 2.0 e trocar a parte electrónica por uma de um SAAB, fazendo com que a programação fique correcta para trabalhar num SAAB.
Bom...a bomba não deu, pq eu fui aldrabado, venderam-me uma já estragada, tinha um perno partido! O Senhor Veloso disse que a bomba deveria vir de um SAAB, por causa de toda a programação. Entretanto já falei novamente com ele hoje e ele precisa saber o código da avaria, porque tal como diz o TesZero, quem sabe se a bomba original até pode ser reparada! A oficina onde o carro está ficou de me dizer o código...estou à espera :-\
Orlando, relativamente aos links, reforça o que tenho reparado nos últimos tempos com este assunto. De vez em quando parece-me que afinal somos um país rico, a avaliar pelos preços da oferta interna... :( É estranho compensar enviar uma bomba para o estrangeiro para ser reparada, parece impossível...
SMAP, pois...eu também parti do principio que o que o Tech II faria era programar para o SAAB, logo não interessaria de onde ela vinha porque seria "apagado" por assim dizer (desde que tivesse a referência compatível claro). Mas pelos vistos é mais complexo :o
Não existe código de avaria, a bomba simplesmente perde a pressão...O Sr. Veloso vai falar com o técnico de bombas dele para ver o que poderá ser e se tem salvação...!
E novidades?
Olá! Peço desculpa pela ausência motivada pela melhor razão do mundo...férias O:-)
Bem, as novidades são as seguintes: a viatura foi devolvida!
Contextualizando........o senhor veloso está a ver se consegue arranjar uma bomba, mas até ao momento infelizmente ainda não foi possível encontrar uma compatível. Entretanto, o cliente ficou um pouco assustado, porque amigos e vizinhos começaram a alertar para a possibilidade de ser sempre complicado arranjar peças para uma marca que deixou de ser fabricada. Dado que para ele a escolha do carro caia simplesmente no facto de ter caixa automática, optou por trocar por outro. Por um lado tive pena, mas por outro agora deixa-me mais tempo para tratar convenientemente desta situação, eu já andava demasiado stressado, não via um desenvolvimentos, já não sabia o que dizer ao cliente, que ainda por cima precisava mesmo do carro.
Enfim, podia ter sido pior :)
Ok. Vai nos deixando feedback da resolução do problema.
Em alfena esta um saab 93 2.2 aparetemente direito. Ja ligaram a saber se a bomba eta boa?
http://alfena.olx.pt/optica-saab-93-iid-457136013 (http://alfena.olx.pt/optica-saab-93-iid-457136013)
O numero é esse.
O prognóstico mais recente será levar o coitado a Braga e por 2.500€ fica novo...tenho andado a arrastar a coisa sempre na expectativa de surgir outra alternativa....
Bom Dia
Aproveito a oportunidade para cumprimentar.
Uma duvida ao ler as mensagens Em relação a Bomba Inj. para o Saab 9-3 2.2 2002, é esse o preço?
Abraço
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Aproveito a oportunidade para cumprimentar.
Uma duvida ao ler as mensagens Em relação a Bomba Inj. para o SAAB 9-3 2.2 2002, é esse o preço?
O Preço de qualquer bomba injectora será sempre alto, em qualquer que seja a marca, não é um exclusivo SAAB ... Mas consegue-se procurar fora de PORTUGAL e encontrar melhores preços.
Para além da discussão neste tópico (nas 4 paginas) podes tambem ler este - Bomba Injectora para SAAB 95 2.2 (2 fichas) (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=1863.0)