Ora bem, o intuito deste tópico é dissipar as dúvidas sobre a instalação de linhas de escape de 3" em Saabs Turbo.
Na minha opinião e experiência que tive, faz com que o turbo abra mais cedo, consiga fazer pressão superior e se aguente em rotações mais altas. Isto por si só não prejudica em nada o motor, pois faz com que os gases sejam mais facilmente libertados para o exterior. Não influencia também os segmentos nem nada do género, pois depois de os gases serem expulsos do motor, têm de passar pelo turbo. Em particular nos Saab 9000, só o facto de se fazer o "cotovelo" a seguir ao turbo numa curvatura mais ampla, tem grande vantagem.
Os entendidos que se pronunciem, pois tenho visto por aí algumas duvidas em relação a este assunto.
Abraço
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Ora bem, o intuito deste tópico é dissipar as dúvidas sobre a instalação de linhas de escape de 3" em Saabs Turbo.
Na minha opinião e experiência que tive, faz com que o turbo abra mais cedo, consiga fazer pressão superior e se aguente em rotações mais altas. Isto por si só não prejudica em nada o motor, pois faz com que os gases sejam mais facilmente libertados para o exterior. Não influencia também os segmentos nem nada do género, pois depois de os gases serem expulsos do motor, têm de passar pelo turbo. Em particular nos SAAB 9000, só o facto de se fazer o "cotovelo" a seguir ao turbo numa curvatura mais ampla, tem grande vantagem.
Os entendidos que se pronunciem, pois tenho visto por aí algumas duvidas em relação a este assunto.
Abraço
Hihi este tópico vem mesmo a calhar! agora quem tem linha de 3'' que se acuse para eu tirar as duvidas todinhas! 8))
já agora pergunta parva eu sei mas... Qual o tamanho da Linha original do 9000? 60mm? O:-)
kamuma... o escape de maior diâmetro não te dá mais pressão de turbo...
A pressão de turbo é medida e imposta electronicamente...
A válvula apc controla a pressão de turbo recolhendo valores da ecu.
No teu caso a ecu lê a pressão em tempo real através do sensor Map (Mass air Pressor)...
Portanto, caso não tenhas invenções como "torneirinhas" e coisas do género... o motor controlará sempre a pressão do turbo através da valvula de apc...
Contudo o resto é verdade...
Imaginem um escape de um carro TURBO como uma chaminé...
Quanto menos restritiva esta for... melhor os gases são expelidos...
A consequência menos acumulação de gases...
e o que faz rodar o turbo?
exactamente, os gases de escape...
quanto mais rapidamente os gases forem ecoados... mais rapidamente novos gases podem ser expelidos de dentro do motor, passando pelo turbo, fazendo o mesmo rodar...
Ora... se existe menos acumulação de gases no escape... o turbo vai funcionar com muito menos esforço / resistência...
O turbo fazendo muito menos esforço vamos ganhar:
- pressão do turbo atingida mais cedo
- Duração de pressão máxima de turbo maior
- menos lag
- mais tempo de vida para o turbo
Outro aspecto importante é o material em que vamos fazer / comprar a nova linha...
Se vamos colocar uma nova linha de escape, obviamente que recomendo em inox.
O inox, alem das propriedades conhecidas de anti-oxidação, consegue reter melhor e durante mais tempo o calor, ajudando desta forma a expelir os gases ainda mais rapidamente, obtendo assim os resultados acima mencionados com mais eficiência.
Se estamos a montar um escape novo e tencionamos manter o carro durante muitos anos, devemos pensar a longo prazo. Investindo num sistema anti-oxidável sabemos que nunca mais vamos ter que trocar nada relativo ao escape.
Abraço
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
kamuma... o escape de maior diâmetro não te dá mais pressão de turbo...
A pressão de turbo é medida e imposta electronicamente...
A válvula apc controla a pressão de turbo recolhendo valores da ecu.
No teu caso a ecu lê a pressão em tempo real através do sensor Map (Mass air Pressor)...
Portanto, caso não tenhas invenções como "torneirinhas" e coisas do género... o motor controlará sempre a pressão do turbo através da valvula de apc...
Contudo o resto é verdade...
Imaginem um escape de um carro TURBO como uma chaminé...
Quanto menos restritiva esta for... melhor os gases são expelidos...
A consequência menos acumulação de gases...
e o que faz rodar o turbo?
exactamente, os gases de escape...
quanto mais rapidamente os gases forem ecoados... mais rapidamente novos gases podem ser expelidos de dentro do motor, passando pelo turbo, fazendo o mesmo rodar...
Ora... se existe menos acumulação de gases no escape... o turbo vai funcionar com muito menos esforço / resistência...
O turbo fazendo muito menos esforço vamos ganhar:
- pressão do turbo atingida mais cedo
- Duração de pressão máxima de turbo maior
- menos lag
- mais tempo de vida para o turbo
Outro aspecto importante é o material em que vamos fazer / comprar a nova linha...
Se vamos colocar uma nova linha de escape, obviamente que recomendo em inox.
O inox, alem das propriedades conhecidas de anti-oxidação, consegue reter melhor e durante mais tempo o calor, ajudando desta forma a expelir os gases ainda mais rapidamente, obtendo assim os resultados acima mencionados com mais eficiência.
Se estamos a montar um escape novo e tencionamos manter o carro durante muitos anos, devemos pensar a longo prazo. Investindo num sistema anti-oxidável sabemos que nunca mais vamos ter que trocar nada relativo ao escape.
Abraço
Portanto Repro e filto J&R com Linha de 3'' quantos cv conseguimos obter do motor? consumos?
O que eu falei foi da minha experiência... Quando instalei linha de 3", sem repro, a pressão do turbo subiu. Antes não entrava no vermelho e depois passou a entrar. E sem torneira pah...
Abraço
Não tem lógica isso acontecer...
e no meu T5.5, que como sabes agora tem linha directa em inox... Não acontece isso.
Tens uma imaginação fértil demais :D :D :D
Acabas por ver coisas que não existem :P
Abraço
Ok... é o que tu dizes... Antes de meter ficava a meio do amarelo, depois ficou no vermelho. Que queres que te diga?
Abraço
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Não tem lógica isso acontecer...
e no meu T5.5, que como sabes agora tem linha directa em inox... Não acontece isso.
Tens uma imaginação fértil demais :D :D :D
Acabas por ver coisas que não existem :P
Abraço
Onde tu não vês logica não quer dizer que não exista ...
Se ele meteu a linha de 3" sem catalizador isto pode fazer com que o turbo possa produzir mais pressao, pois ele podia ter catalizador entupido limitava a actuação do turbo pois nao permitia a correcta libertação de gases
Permitindo entrar no vermelho???
fazendo mais pressão que o mapa original?
se não vejo lógica... mostra-ma sff como é que a ecu deixaria...
Abraço
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Permitindo entrar no vermelho???
fazendo mais pressão que o mapa original?
se não vejo lógica... mostra-ma sff como é que a ecu deixaria...
conheces aquele parametro chamado de "overboost" que é defenido por um periodo de tempo que a centralina deixa que a admissão tenha mais pressão do que o limite maximo ou queres que te faça um desenho :)))
Sim...
e o que vai fazer com que ele tenha overboost ao alterar a linha de escape?
Se ele tinha o catalisador entupido... passou a ter tudo livre...
A centralina nunca iria deixar entrar em overboost se a wastegate não foi mexida...
Se temos 2 carro com a mesma gestão electrónica...
se um faz isso e o outro não o que podemos concluir então?
Que sempre que alguém coloque escape directo irá ter mais pressão de turbo?
ou que mantém a pressão regulada pela gestão electrónica?
Abraço
A tua logica é "quadrada" carro nenhum é igual ao outro, e o SAAB 9000 do kamuma não foi sempre dele pelo que não sabes se a wastegate tera sido ou não mexida.
Eu sei que o kamuma pode ter sofrido de efeito "placebo", mas tambem pode ter razao
Smap... é tão simples quanto isto....
O kamuma AFIRMA que ao colocar linha de 3'' aumenta a pressão de turbo...
eu digo que não, justificando porquê...
em que ficas?
aumenta a pressão?
se todos os carros são diferentes, então não é suposto esperarmos nada de alteração nenhuma, porque o que aprendemos até hoje por experiência não é valido pelo motivo que invocas...
A wastegate do Kamuma já estava com desgaste a mais, lembro-me no encontro de alfena ela deixar o turbo fazer pressões aleatórias. O que deve ter acontecido é que como o escape de 3'' deixa passar mais caudal de ar com menos arrastamento, o turbo conseguia rodar mais, mesmo tendo a mesma abertura de wastegate.
O meu 9000 original cortava-me por exesso de pressão de turbo, mesmo depois de reprogramar, hibridar, "escapificar" e apc7-ificar não melhorou, apenas ficou bem quando meti a válvula de wastegate da forge.
Voltando ao tópico, eu tinha linha de 3'', e voltei a meter a original, e o carro parece um arrastão, não faz barulho, mas porra que aquilo não anda. (chega para muitos mesmo assim >:D )
a título de exemplo, pico de pressão 400 rpm mais tarde, e menos baixas (conseguia 0.2bar a 1200 rpm, agora, nada).
Abraço
Epa tu as vezes tens mesmo problemas em entender as coisas :D
escape 3"
O turbo entra mais cedo e consegue realmente rodar ate rotações (de turbo) mais altas. consequencia produz mais ar.
Sim tens razao a centralina tem um limite maximo de pressao, mas se tiveres o overboost defenido a pressão vai passar esse limite.
Se o catalizador esta entupido, entao a centralina ajusta-se (sim porque a centralina tem adaptação) e o carro anda menos. Mudando o escape para 3" e sem catalizador a centralina volta a fazer adaptação e sim pode chegar ao vermelho em overboost sem problema ou tu nao sabes que o manometro de pressao de turbo dos 9000 não é a coisa mais exacta ao cimo da terra.
Não aches que por tu nao sentires diferença os outros não sentem. É o mesmo que a barra Anti-Aproximação tu dizes que não faz diferença nenhuma, eu garanto-te que faz
Nicodemus, colocando a linha original, ficaste a fazer menos pressão?
smap... se alguém te perguntar: "se eu colocar linha directa vou ter mais pressão de turbo?" o que respondes?
Eu tinha a panela central partida, estava quase tapada... ajuda?
e... não tive/não tenho aumento na pressão de turbo...
a minha apc / wastegate parece que está a trabalhar como deve de ser :P
Abraço
Portanto Linha de 3'' (76mm) SIM Original NAO! ta certo começar a juntar os trocos para fazer a troca! ::P
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Portanto Linha de 3'' (76mm) SIM Original NAO! ta certo começar a juntar os trocos para fazer a troca! ::P
já agora offtopic... quando vamos em aceleração é normal o Turbo Cortar? domingo sentir um "corte" de turbo tanto que se ouvia um "troo" :(
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
smap... se alguém te perguntar: "se eu colocar linha directa vou ter mais pressão de turbo?" o que respondes?
Respondo depende de varios factores, não é expectavel, mas sim pode acontecer
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Nicodemus, colocando a linha original, ficaste a fazer menos pressão?
infelizmente sim, ainda não me deu para ajustar a wastegate. mas o mais chocante é que passando as 4000rpm a pressão cai drasticamente.
se o corte for total, tipo como se tirasses o pé do acelerador e voltasses a carregar a fundo, é por excesso de pressão do turbo (acima de ) isso pelo menos no trionic 5
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Nicodemus, colocando a linha original, ficaste a fazer menos pressão?
infelizmente sim, ainda não me deu para ajustar a wastegate. mas o mais chocante é que passando as 4000rpm a pressão cai drasticamente.
se o corte for total, tipo como se tirasses o pé do acelerador e voltasses a carregar a fundo, é por excesso de pressão do turbo (acima de ) isso pelo menos no trionic 5
o que pode provocar essa pressão a mais? se calhar é melhor falar disto no meu topico :>S
Tens 3 hipóteses, ecu, muito improvável, apc avariada, ou válvula de wastegate desgastada ou furada. Tens que testar para ver onde está o erro :-)
Gdinios, Peço-te que faças aqui perguntas unicamente haver com a linha de 3'', se queres perguntar sobre o turbo faz-lo no teu tópico ou num novo tópico (já respondi no teu).
smap, então... estamos a falar a mesma coisa, não é?
Concordamos então que o Kamuma ao iniciar este tópico informando que se discute resultados obtidos após instalar uma linha de 3''... não é certo dizer que se aumenta a pressão de turbo ao instalar o escape... certo?
(Se um carro não tiver a wastegate a funcionar, nem uma repro terá resultados... tudo depende do bom funcionamento dos restantes componentes... óbvio...)
Nicodemus, Perguntei-te se perdeste pressão de pico... obviamente que vais ter pressão mais tarde e durante menos tempo...
No caso que o kamuma aponta é que colocando escape de 3'' se ganha pressão de turbo, entrando no vermelho.
Abraço
eu já só queria um downpipe de 3" :'( ...para já claro ;)
Então quer dizer que tinha a wastegate do 9000 avariada... Mas então também tenho a do Punto, pois quando andei com linha directa, sem mexer em mais nada, ele fazia mais 0,1bar de pressao >:D
Provavelmente o carro estava "preso", tinha outros factores que influenciaram a situação, até porque como sabem passado uns tempos foi mesmo a junta á vida, apodrecida. Portanto não quero dizer que isso aconteça. Ganhar pressão, aconteceu comigo, não foi "efeito placebo".
A questão aqui é saber as vantagens da linha de 3", e o que interessa é que só se vê vantagens em fazê-lo O0 (quer ganhem pressão, quer não) :P
Abraço
O sistema electrónico do Saab eu sei como funciona.
Do punto não.
O que quero dizer com isto tudo é que se vier alguém aqui, como o Gdinis, perguntar se ganha pressão se instalar uma linha de 3''... sabendo nós que a ecu lê os valores da map regulando a apc... a resposta é não..
Agora se tem torneirinhas, ou a wastegate presa, tubos rotos... isso são factores que nada estão ligados à linha de escape...
Abraço
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
O sistema electrónico do SAAB eu sei como funciona.
Do punto não.
O que quero dizer com isto tudo é que se vier alguém aqui, como o Gdinis, perguntar se ganha pressão se instalar uma linha de 3''... sabendo nós que a ecu lê os valores da map regulando a apc... a resposta é não..
Agora se tem torneirinhas, ou a wastegate presa, tubos rotos... isso são factores que nada estão ligados à linha de escape...
Abraço
hihi este tópico é bom não só pela linha mas pela opinião de todos e de facto tirei as duvidas que tinha aqui! melhor impossível! 8))
ora bem...
o tópico está QUENTE e é por aí que vou começar....
o tes deixou implicito, mas explicitanto, downpipe e linha de 3 permite ecoar melhor o calor e o turbo agradece
agora no cerne da contenda... adaptação.... vou convidar o TES a rever a parte PID da programação T5... sim ajusta, mas não é instantáneo e com uma centralina a 16 mhz pode bem não conseguir controlar a tempo... isso e uma wastegate presa ou apertada tb deve ajudar.
SMAP, que dizes?