Boas amigos,
Alguém mais tem este problema? Teoricamente o meu carro tem 145000kms e não deveria ter este sintoma mas tem folga na coluna da direcção desde a junção articulada ao pé do pedal do travão até ao volante. Já andei a escavar e não consigo perceber bem donde vem este problema e qual a peça com folga. Na junção não é...
Obrigado
Só vendo :(
Como é a folga?
vertical ou horizontal?
consegues descrever um pouco melhor?
No teu modelo, caso nao tenha airbag, o volante é regolavel em altura, poderá ser dessa parte do mecanismo?
ou mais abaixo onde leva o casquilho?
Casquilho caixa de direcção (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=2_314_58_60&products_id=2026)
Abraço
se calhar tb é responsavel por vibração na minha direcção...
Bom amigos, então o problema era o seguinte:
Esta peça a n.º 7

ou em zoom

tinha desaparecido !!!! Não sei se foi defeito de fabrico / instalação / desgaste mas a verdade é que conforme ia puxando a coluna iam caindo farelos da mesma penso eu.
Arranjei uma borracha com as medidas similares e instalei entro o rolamento e a anilha.
Parece Novo !!! espectacular !!! Já posso dizer que tenho uma direcção á maneira... Sem folguinhas e solavancos.
Esta borracha parece apenas de ter a função de servir de apoio antivibrático entre o veio de ajuste da coluna e o rolamento da mesma por isso, até novas info's quem tiver o mesmo problema ( e já encontrei a mesma folga num Saab que queria comprar) aponte para a substituição / criação de uma. Para já o valor a mandar vir dos USA uma borracha ficava em 52€ já com portes, o que a somar ao que tenho de mudar era mais um bago de arroz para contabilizar. De resto, depois de experimentar durante uns km's posso dizer que está uma maravilha. O futuro dirá se tenho jeito para fazer juntas.
Abraços
Informação excelente, obrigado por partilhares comnosco
só é pena não ter sido a tempo do tes ver a minha...
abraços
Boas.
Pelos vistos também estarei a necessitar de uma.
Posso saber onde a posso arranjar?
Cumprimentos,
Boas,
O único local onde encontrei na net á venda é mesmo nos Estados Unidos o que em termos de portes... Upa Upa.
http://www.thesaabsite.com (http://www.thesaabsite.com) e encontras lá a mesma.
Mas desmancha primeiro a direcção e verifica mesmo se é essa junção que está em falta. Se for já ficas a saber que com portes fica pelo menos 52€ pelo que eu aconselho a fazeres uma, tens é de encontrar uma borracha com aquela secção e grossura
Abraço
So um pouco mais de informação sobre o que o lppainco descobriu.
A peça tem o PN 8972374 e não precisam de mandar vir dos USA.
Quando nao encontrarem as peças que precisam basta pedirem uma cotação a PFS - http://www.partsforsaabs.com/quote/quote_request.php (http://www.partsforsaabs.com/quote/quote_request.php) - ou mandar um email para a Neobrothers.
Obrigado pessoal.
Vou hoje de manhã proceder à desmontagem do volante e verificar o estado daquilo.
Postarei depois o resultado.
Obrigado.
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So um pouco mais de informação sobre o que o lppainco descobriu.
A peça tem o PN 8972374 e não precisam de mandar vir dos USA.
Quando nao encontrarem as peças que precisam basta pedirem uma cotação a PFS - http://www.partsforsaabs.com/quote/quote_request.php (http://www.partsforsaabs.com/quote/quote_request.php) - ou mandar um email para a Neobrothers.
e um aviso, na pats for saabs so têm cartão ou transferencia...
NUNCA paguem por transferencia, quase 50 euros de despesas bancárias pq sendo libras pagam-se OPE e não TEI
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Depende do BANCO, eu só pago 16€
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NUNCA paguem por transferencia, quase 50 euros de despesas bancárias pq sendo libras pagam-se OPE e não TEI
Depende do BANCO, eu só pago 16€
então fujam do montepio para OPE's... TEI's ok, 4 euros e pouco, mas OPE roubam... mas olha que o banco que recebe em inglaterra cobrou 13 (o montepio cobrou 37 por emitir)... portanto quando é transferencia com todas as despesas a cargo pagarias 17+13=30
Excelente informação...
Catroia, ao desmontares o teu, podendo, tira fotos se fazes o favor.
Já ouvi algumas queixas deste problema, mas nunca estive perto dos carros para perceber o que se passava.
Nos meus 9000´s nunca tive tais anomalias, felizmente :)
Contudo a borracha com as mesmas medidas que compraste, fazendo o mesmo efeito, é uma solução viável :)
Pensei que a peça fosse metálica pela foto, ainda bem que fizeste o comentário :)
Abraço
boas.. o meu 900 está com a mesma folga :-\, se o problema for o mesmo vou exprimentar com uma peça feita ao torno , se resultar, a mesma deve ficar por menos de 10€, só uma questão , é preciso retirar a coluna fora completa ou dá para desmontar no sitio retrirando o freio com o nº1 ??
cumps ...
Como mostra no esquema, no 9000, tiras o volante, tiras o rolamento de contacto com a buzina (2 parafusos), tiras a peça n.º 10 (é uma anilha de pressão) e com jeito tiras a n.º 9 (é uma junta de borracha que abraça a 7, 8 e 6) e está dentro da 5. Pensava que não saía mas com insistência lá consegui perceber que sai com uma chave de fendas por exemplo.
Se for igual ao meu caso (a peça 7), mas não faças uma peça metálica no torno e sim uma de borracha. Serve de amortecedor entre o rolamento (8) e a coluna (2). Convém ter a espessura certa para não ficar com folga (por defeito) ou para não se esfarelar (por excesso). Mais vale ficar um bocadinho mais solta que muito presa.
Abraços
Então em borracha ou teflon será o ideal, não?
A peça é em borracha ou em plástico?
Sabes as medidas?
Abraço
Em borracha.
As medidas não sei, mas em termos de secção é exactamente a da pega do meu macaco hidraulico (Foi a pega á vida :) eheh) e o comprimento fiz depois á medida, dobrando a parte detrás (que entra mais no eixo) para não fugir do eixo (é por isso que a original tem a forma de um batente atrás)
Abraços