para quem tem dúvidas e ainda pense que no GPL tem perdas significativas de potência, um bom comparativo feito por um amigo meu:
Audi A3 3.2, Gasolina vs GPL em banco de potência - The Car Lounge (http://www.youtube.com/watch?v=sZKLaXB3_kM#ws)
Tenho que procurar em casa. (E perguntar ao Teszero!)
Eu tenho os testes de potencia do meu SAAB, ainda original, feitos a gasolina e a GPL.
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Tenho que procurar em casa. (E perguntar ao Teszero!)
Eu tenho os testes de potencia do meu SAAB, ainda original, feitos a gasolina e a GPL.
boa, posta aí que é sempre bom haver info.
quando o serra der o "tudo ok" ao meu carro (vou la 5ªf) e assim que puder, vou fazer o teste no meu :)
eu ja testei com o meu a uns anos atras e obtive mais com GPL do que com gasolina, e estamos a falar de valores na ordem dos 380 CV
A coisa de 2 anos vi no forum Audipt um user o Aga que têm um A4 1.8T de 150 cv a GPL em que foi ao banco de potência com o carro dele e acho que debitou a GPL 155 cv e senão me engano a gasolina 95 foi cerca de 148 cv. Belo tópico O0
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Tenho que procurar em casa. (E perguntar ao Teszero!)
Eu tenho os testes de potencia do meu SAAB, ainda original, feitos a gasolina e a GPL.
boa, posta aí que é sempre bom haver info.
quando o serra der o "tudo ok" ao meu carro (vou la 5ªf) e assim que puder, vou fazer o teste no meu :)
Entre os testes, faz reset à centralina.
Porque caso contrário vais com os valores de adaptação de um combustivel para o outro e o resultado não vai ser o melhor.
Idealmente vai a GPL para lá e faz o teste a GPL primeiro.
Depois reset e teste a gasolina.
Reaper eu acho que nao devias de fazer teste nenhum ate teres a centralina programada para o TD04 especificamente. Mudaste o turbo mas nao mudaste a centralina, existem diferenças entre um mapa base de um B205E/L para um mapa base de um B205R em termos de ignição, spoolup de turbo, etc. No teu caso entao que nao tens mapas base, mas mapas "tuning" existem mais diferenças pelo que seria preferivel fazer o teste depois da centralina reprogramada para obteres melhores resultados.
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Reaper eu acho que nao devias de fazer teste nenhum ate teres a centralina programada para o TD04 especificamente. Mudaste o turbo mas nao mudaste a centralina, existem diferenças entre um mapa base de um B205E/L para um mapa base de um B205R em termos de ignição, spoolup de turbo, etc. No teu caso entao que nao tens mapas base, mas mapas "tuning" existem mais diferenças pelo que seria preferivel fazer o teste depois da centralina reprogramada para obteres melhores resultados.
Eu já tenho a centralina para o TD04, o Filipe já me a mandou há 3 semanas e ela já está no carro, tudo instalado quando o turbo foi trocado :) .
De qualquer forma eu não vou fazer o teste já enm vou puxar pelo carro até fazer uns 1000 km ou assim com o turbo novo, estou tipo Paulo Bento, com muita tranquilidade ;)
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Eu já tenho a centralina para o TD04, o Filipe já me a mandou há 3 semanas e ela já está no carro, tudo instalado quando o turbo foi trocado :) .
De qualquer forma eu não vou fazer o teste já enm vou puxar pelo carro até fazer uns 1000 km ou assim com o turbo novo, estou tipo Paulo Bento, com muita tranquilidade ;)
Não sabia.
Em relação ao turbo novo não preocupes muito com uma rodagem ao mesmo, está mais que rodado pois para ser equilibrado roda a cerca de 100.000 rotações por minuto. Se a questão é ver como esta o motor em si depois do problema que tiveste com o GT17, então sim faz tudo com tranquilidade :D
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Eu já tenho a centralina para o TD04, o Filipe já me a mandou há 3 semanas e ela já está no carro, tudo instalado quando o turbo foi trocado :) .
De qualquer forma eu não vou fazer o teste já enm vou puxar pelo carro até fazer uns 1000 km ou assim com o turbo novo, estou tipo Paulo Bento, com muita tranquilidade ;)
Não sabia.
Em relação ao turbo novo não preocupes muito com uma rodagem ao mesmo, está mais que rodado pois para ser equilibrado roda a cerca de 100.000 rotações por minuto. Se a questão é ver como esta o motor em si depois do problema que tiveste com o GT17, então sim faz tudo com tranquilidade :D
yup, é mesmo por causa do motor, ver se está tudo ok. Na 5ªf vou lá ao serra para ele fazer uma vistoria para ver se não há fugas nem nada adicional de problemas. Como vou para o algarve no fds está-se a tentar evitar que ele volte de reboque novamente . A "morte" do 1752 não foi pacífica e ficamos com algum receio que os gajos do reboque tivessem agravado alguma coisa. Em princípio está tudo ok mas o seguro morreu de velho :)
1. o tipo não diz que injectores tem nem que pressão no difusor...
reparem que em termos de binário falamos de menos de 2% de diferença!!!, basicamente as ultimas 500 rotações o gpl não acompanha mas não salta (e ainda antes sofre)
2. no consumo apesar de ele referir 23% (coerente com o que conheço do meu), tb sei que a gás se dá mais gás porque é mais barato. Eu diria cerca de 15 a 17% por ser gpl (por comparação entre medias do computador para o que seria o consumo de gpl vs consumo efectivo a encher deposito com gpl)e mais 5 a 7% de pezinho mais pesado
3. em reforço do que disse em 1 aquele binário em baixas pode ser de estar pobre (não demais para lhe lixar o motor) mas o suficiente para ficar versão pré "ai meu deus que as misturas pobres poluem mais, que se lixe a potencia"
SMAP? queres comentar?
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
1. o tipo não diz que injectores tem nem que pressão no difusor...
reparem que em termos de binário falamos de menos de 2% de diferença!!!, basicamente as ultimas 500 rotações o gpl não acompanha mas não salta (e ainda antes sofre)
2. no consumo apesar de ele referir 23% (coerente com o que conheço do meu), tb sei que a gás se dá mais gás porque é mais barato. Eu diria cerca de 15 a 17% por ser gpl (por comparação entre medias do computador para o que seria o consumo de gpl vs consumo efectivo a encher deposito com gpl)e mais 5 a 7% de pezinho mais pesado
3. em reforço do que disse em 1 aquele binário em baixas pode ser de estar pobre (não demais para lhe lixar o motor) mas o suficiente para ficar versão pré "ai meu deus que as misturas pobres poluem mais, que se lixe a potencia"
SMAP? queres comentar?
Ele tem sistema Prins de última geração, qual ao certo não sei. Não concordo inteiramente com o teu ponto 2, eu pessoalmente em auto-estrada vou sempre com cruise control ligado a 149 :) , quer vá a gasolina quer vá a Gpl :)
De qq forma para mim o importante é não haver muita diferença como se costuma afirmar..ainda há poucos dias ouvi a célebre "GPL? epá assim o carro não anda nada..."
cruse control gasta mais que pezinho sensível e fazeres os 149 como média mas sem obrigar a manter sempre os 149.
e não precisa de ser prins de última, desde há dez anos que tens sistemas que asseguram bem a poténcia (desde que dimensionados adequadamente... pergunta a cor dos injectores e pressão do difusor)
quem te diga que gpl não anda que venha apanhar o meu 2.3 com um reles t25... e os mais endinheirados que se batam com um smap... para nós vai a gás e para eles a vaselina
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
ainda há poucos dias ouvi a célebre "GPL? epá assim o carro não anda nada..."
A mim aconteceu o contrário...
Veio um gajo atrás de mim (não, não era a BT O:-) ) até às bombas de GPL, a perguntar se eu estava a andar a GPL até à bomba, citando o homem: "Ao sair da rotunda do mercado, eu ia de pé ao fundo e estava a afastar-se de mim como se eu estivesse parado." :)))
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
ainda há poucos dias ouvi a célebre "GPL? epá assim o carro não anda nada..."
A mim aconteceu o contrário...
Veio um gajo atrás de mim (não, não era a BT O:-) ) até às bombas de GPL, a perguntar se eu estava a andar a GPL até à bomba, citando o homem: "Ao sair da rotunda do mercado, eu ia de pé ao fundo e estava a afastar-se de mim como se eu estivesse parado." :)))
lol, mto bom, devias ter-lhe dito que é andamento exclusivo da Saab ;)
movida saab 8))
No meu caso especifico não me interessa se tenho 300, 400 ou 100 km a gpl...
uso o gpl para consumo, portanto ando devagar...
quem me conhece sabe que o meu andar normal é uns vergonhosos 100 km/h e... não me chateia nada...
Mais importante que potência é a suspensão para mim... tenho que garantir que ando a 100 km/h de máxima... mas que faço TODAS as curvas a essa velocidade :) :) :)
Quero andar rápido?
muito bem... clico no botão e mudo para gasolina onde ja sei que é para gastar e é :D
num carro de 200 cv... MESMO QUE perdesse 20 ou 30 %... o que interessa?
gpl é para poupar...
o sistema de gasolina nunca é afectado... portanto querem andar sem estragar e com o carro bem lubrificado... é a gasolina :D :D :D
Lfteixeira, os teus testes estão na pagina dos encontros, ha um dynoday.
tens logo no primeiro post o link.
Abraço
Depois de instalar o sistema no meu, emprestei-o ao anterior proprietário que é um amigo de família de longa data mas não o avisei e...ele não notou nada ;D Achou que estava a andar a gasolina.
Concordo com o Tes mas é verdade que quando andamos a GPL, a maioria anda mais despreocupada com os consumos e carega mais no pedal...
Quando quero brincar, passo para gasolina mas verdade seja dita o 1.8T com os seus 163 cavalitos de origem está longe de ser um bólide >:(
Com os sistemas de última geração andar a GPL deve ser ainda mais compensador.
Abraço.
Tu...
já tinhas gajo juizo... pegado em 1.000 ou 2.000 euros e tinhas comprado um 9000 para colocar a gpl :D
e... aposto que o audi ficava algum tempo na garagem e usado só por ser cabrio :P :P :P
Abraço
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Tu...
já tinhas gajo juizo... pegado em 1.000 ou 2.000 euros e tinhas comprado um 9000 para colocar a gpl :D
e... aposto que o audi ficava algum tempo na garagem e usado só por ser cabrio :P :P :P
Abraço
Sabes que sim...
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Lfteixeira, os teus testes estão na pagina dos encontros, ha um dynoday.
tens logo no primeiro post o link.
Bota ai o link que eu não encontro nada! :)
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Bota ai o link que eu não encontro nada! :)
https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=430.msg5111#msg5111 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=430.msg5111#msg5111)
Ah, esse! ;D
aqui fica o que o lfteixeira não se deu ao trabalho de fazer enquanto comia um Mcflury:
Preparação do carro:


Resultado a gasolina:

Resultado a gpl:

Folha a gasolina:

Folha a gpl:

Esse banco não é nada fiável, mas pode-se ver a diferença de potências...
não é fiável por exagero...
esse carro deveria ter 150cv a gasolina... e deu 177cv :P
Na altura não havia melhor :P
Temos que marcar outro um dia destes na Repro4, quando estiver menos calor, lá para Setembro :)
Abraço
Lindo menino... Lembra-me de te grelhar uma febra para ti! :)))
Mas quando marcarmos isso, preciso de fazer uns 3 ou 4 testes!!!
mesmo não sendo fiável, não o é, da mesma forma, para os 2 testes e é interessante o GPL dar mais :)
quando voltar de férias vou marcar um teste desses :)
Não tem permissão para visualizar links.
Registe-se or Logue-se
Lindo menino... Lembra-me de te grelhar uma febra para ti! :)))
Já estou mais descansado temos homem para o grelhador >:D >:D :)))
sim...
Vamos estar todos em fila de prato na mão à espera que nos dês a febra :D :D :D
vamos ficar satisfeitos com a febra do teixeira :D :D :D
demais :D
Abraço
e umas marmitas num dyno day?
preço especial mas partilhamos comes e bebes com eles
Se fizermos um Dyno Day na Repro4 fazem-nos um preço especial de 20€ cada teste.
O que é muiiiiiiito bom :)
e oferecem-nos espaço para grelharmos umas chouriças :)
pelo menos ofereciam, ainda não fui às novas instalações :P
Abraço