VID_00000001.mp4 (http://www.youtube.com/watch?v=scQYtpXZYCQ#)
Primeiro tinha o GPL ligado, depois desliguei para ficar mais perceptível. Não percebo o que é, parece vir do lado do passageiro...ideias?
Eu sou leigo... mas isso se fosse injectores, quando mudasses para gpl nao fazia ou vice versa para gasolina. Provavelmente teras de abrir a tampa das valvulas para ver se sao as touches e limpa-las. Tambem pode ser da almofada onde passa a corrente de distribuicao. Podera ainda ser valvulas, mas notavas pois o carro gastaria oleo a mais...
Abraco
Eu não vejo nada de anormal, nem partículas nem nada. Penso que o problema seja na correia dos auxiliares porque nem sempre faz o barulho e já por 2x quando virei o volante parado o barulho parou. O nivel do óleo esta normal e no andamento do carro não se nota nada nem há qq erro no sid.
Bom dia pessoal, já tive esse som em dois carros e foram avarias diferentes. Num, foram bronzes cambota e no outro foi a corrente distribuição com elo partido e roçava na tampa de valvulas, sorte que era dupla. Contudo abre tampa valvulas e vê como estão. Abraco :-\
Reaper, se acontece quando viras a direcção e se te parece vir da correia de elementos, vê se não será uma polie... Por vídeo é difícil ter noção de onde vem :(
Abraço
Quem sabe não é o mais normal, ou seja o rolamento das rodas dos esticadores da correia.
Não consigo ver videos no trabalho :(
mas deves de confirmar se será corrente, rolamento ou touches.
Quantos quilómetros tem a tua corrente de distribuição?
Para ser "tac, tac, tac" talvez touches...
faz sempre ou só a frio / quente?
Abraço
Consegui ver o video mais ao menos no tlm...
Podes fazer um teste simples.
usas um extensor de roquete 3/4 que, caso não tenhas ctg, podes comprar aí em qualquer superfície comercial e colocas no tensor da correia auxiliar:

Empurrando em direcção ao para-brisas, crias folga suficiente para tirares a correia dos elementos fora.
A maneira mais fácil de o fazeres é junto ao compressor do ar condicionado. Se tirares o tubo da caixa de ar, melhor acesso terás.
A correia dos elementos faz-te funcionar:
- compressor de ar condicionado
- bomba de água
- bomba de direcção assistida
- Alternador
Portanto, sendo que a bomba de óleo é accionada directamente na cambota, podes colocar o carro a trabalhar sem a correia auxiliar, desde que não leves a que o carro aqueça muito, pois a bomba de água não está a trabalhar e a bateria não está a ser carregada.
Dessa maneira poderás ver, com o simples recurso a uma chave de fendas (para tirar o tubo) e um extensor de 3/4 se o barulho vem da correia auxiliar ou não.
O ar condicionado tem funcionado direito?
Outra maneira que pode ajudar para confirmares é, ires para junto do motor de maneira a que vejas os rolamentos e alguém colocar o carro a trabalhar por ti.
Quando o carro pega o rolamento estragado roda de maneira irregular no arranque... depois acerta a rotação. por isso, se poderes pedir a alguém para colocar o carro a trabalhar 2 ou 3 vezes podes confirmar com esse método.
Espero ter ajudado.
Abraço
E não precisa de tirar o apoio de motor superior para fazer isso? Se precisar, tem de apoiar o motor em baixo...
Abraço
A minha experiência neste motor advem dos 9-3´s.
No 9-5 não sei se conseguirá ou não fazer-lo sem tirar o apoio...
mas imagino que o consiga fazer...
Logo que tenha acesso ao tensor, que penso que tenha...
e consiga ver a poly do ar condicionado...
não vejo porquê tirar o apoio superior.
Deves tirar-lo, claro, se for para tirar mesmo a correia completamente fora...
Visto que estás de férias e longe de casa, vê se consegues fazer estes testes.
Nunca mudei a correia dos elementos num 9-5...
Se for para retirares o apoio, claro que tens que apoiar o carro por baixo.
Se o apoiares no cárter (eu não o gosto de fazer por ser em alumínio) utiliza uma tábua ou barrote para dividir o peso do bloco, isto é, para o macaco não fazer força num único ponto... não queres um buraco no cárter.
Contudo, não te estou a ver fazeres isso a meio das férias e sem local para tal...
Abraço
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Não consigo ver videos no trabalho :(
mas deves de confirmar se será corrente, rolamento ou touches.
Quantos quilómetros tem a tua corrente de distribuição?
Para ser "tac, tac, tac" talvez touches...
faz sempre ou só a frio / quente?
Abraço
a corrente tem 50.000 km, foi mudada pelo dário aos 230.000km
faz sempre, quer a frio quer a quente. Em andamento não consigo perceber se faz. As vezes deixa de fazer mas agora como menos frequência.
o barulho parece vir da traseira do motor mais do lado do passageiro, não parece vir do motor em si (mas posso estar enganado)
Alguma polie a embarrar em algo solto ou entao empenada. Ou entao algum rolamento duma polie...
Abraco
bem para já "sobrevivi" a voltar do algarve para lx mas 5ªf já vou precisar de ir para lagos novamente, tenho que ver como resolvo isto nestes dias . Amanhã vou tentar espreitar melhor para ve se percebo de onde vem mesmo o barulho.
se acelerares o carro, a frequencia do tac tac tac aumenta?
Quando se diz para veres se é corrente, poucas vezes é a corrente em si. lol
Pode ser as guias que não tenham sido trocadas ou a almofada da tampa de válvulas que muitas vezes é esquecida.
Bem.. pelo menos bronzes não é... senão não tinhas chegado a Lisboa, lol
Abraço
Bem problema resolvido. Para minha sorte o serra voltou mais cedo de férias e consegui ir lá hoje. Era mesmo a correia dos auxiliares, já lhe faltava um bocado de borracha. Entretanto deu para ver que 2 polies tb precisam ser substituídas por isso para já correia nova e encomenda das peças necessárias asap :) (dp meto aqui uma foto para verem o estado em que ela estava)
ainda bem que resolveste o problema :D
Melhor assim do que se fosse corrente ou touches :D
Abraço
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ainda bem que resolveste o problema :D
Melhor assim do que se fosse corrente ou touches :D
Abraço
acredita, andava desde 6F a ver quando o carro encostava :|
Ainda bem que te resolveram o problema.
Abraço