Serve o presente tópico para explicar como é possível trocar o óleo de motor em um SAAB 9-3 2.2 tid, modelo Sport Sedan.
Antes de mudarem o óleo deixem o motor aquecer bem.
isto tornará o óleo mais fluído.
Estando mais fluído irá escorrer melhor, saindo maior quantidade de óleo velho.1- levantar o carro, colocar seguro com preguiças e desapertar os 8 parafusos que suportam a blindagem inferior do motor:


2 - Localizar o bujão do cárter e usar uma chave T45 para desapertar o mesmo.


Deixar escorrer bem o óleo para um recipiente.
3- Baixar o carro para retirar o filtro de óleo.
Podem fazer-lo com o carro no ar, mas baixando vai ainda sair muito óleo velho.
4- Desapertar a tampa do motor para termos acesso ao motor, desapertar os dois parafusos:
5- Localizar o copo do filtro de óleo no lado inferior direito do motor e desapertar-lo com uma chave sextavada de 36 mm:

6- Aspecto do copo do filtro de óleo após retirarmos o filtro:

Aspecto da tampa do copo do filtro de óleo após tirar o filtro:

Filtro novo:

Apertar novamente a tampa no copo do filtro de óleo.
7- levantar o carro novamente, limpar e colocar de novo o bujão.
Lembrem-se que o cárter é de alumínio, apertando em exagero pode partir o mesmo.
8- Colocar novo óleo através do orifício superior (tampa amarela):

Qualquer dúvida ou sugestão, por favor comentem o tópico.
Abraço
Como vocês vão estar ocupados...
mandem um berro e digam à mulher para deixar a roupa e que venha lavar as peças que estão sujas...
Tal como eu fiz:


He he he
:D :D :D
Abraço
Pois é assim, eu nem a pagar sou tão bem atendido, :|| :||. também quero. :)|
Abraço
Castelar, quando paga também não o colocam a lavar as peças de mangueira na mão :P :P :P
Abraço
Eu sabia... Eu sabia que tudo isso me ia sair caro lololol. Pedro só um correcção. para tirar a tampa do motor são 3 parafuso não 2. tem outro mais atras assim ali ao centro.
Ups... tens razão...
A ver se amanhã edito a foto e corrijo...
Obrigado
Este é bem fácil de sacar. No meu 93... é mais difícil