Abro este tópico para tentar acabar com uma dúvida que tem acontecido a muita gente sem que haja uma resposta em concreto.
O SAAB 9000 nas últimas versões utiliza um óleo vermelho como fluído da direcção assistida e como alguns já devem ter reparado, há sempre problema para escolher qual o óleo para substituir/acrescentar ao que lá se encontra porque 99,9% dos catálogos remetem para o fabricante. Manias da GM! Já na Opel para as caixas de velocidade e outros componentes era a mesma coisa: comprar fluído da GM.
Bom, devido a um problema com o meu depósito do óleo fui forçado a substituir o óleo da direcção e entrei nesta viagem atribulada de tentar perceber qual o óleo que poderia utilizar além do original do fabricante e que não danificasse os retentores da caixa de direcção, bem como a própria bomba.
Posso-vos informar que podem utilizar o Dexron III, que é um pouco caro mas que será o indicado para os nossos sistemas. Se repararem, no autocolante da embalagem na parte das especificações deverá constar a compatibilidade com GM Dexron III.
Eu utilizei o da GALP e funcionou lindamente, ficando a direcção mais leve e notando-se a própria bomba com menos esforço. O ideal até seria purgar completamente o sistema mas optei por deixar isso para outra altura dado que praticamente substitui o fluído todo e não tinha tempo de executar o processo de purgar sendo que ainda precisava que outra pessoa me ajudasse. Deixo isso ao critério de cada um.
GALP Transmatic DIII
Especificações / Aprovações
SAE 10W
GM DEXRON III-G
CATERPILLAR TO-2
ALLISON C-4
FORD MERCON
FORD M2C 138-CJ/ M2C 166-H
MAN 339 (TYPE V1)
DENISON HF-0
VOITH DIWA 55.6335.10
VICKERS
SUNDSTRAND
Atenção que os 9000 mais antigos não utilizam este óleo mas sim um verde!Cumprimentos.