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modificar discos de travão

Iniciado por Marco Gonçalves, 29 de Maio de 2014, 21:27

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TesZero

ainda não o troquei desde que tenho o carro...
é das coisas que "ando para fazer"... nem sei o estado do mesmo...
sei que está ao nível...

Vou ver se troco mal possa.
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
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:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
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:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
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Marco Gonçalves

Mudar o oleo de travão a tempo é uma cena básica, e eu não devia saber isto pois nem tenho carta..... Tou a brincar pois já há alguns anos que mexo em carros.

O oleo de travão até ao DOT 4 deve-se mudar de dois em dois anos, ou é de 4 em 4, não sei bem, independentemente da quilometragem. Isto deve-se ao facto de absorver água.

O DOT 5.1, por ser sintético, acho que dura mais por absorver menos água.


Sobre um sistema de travagem que se sabe que está a 100%, quando o pedal fica duro deve-se ao calor excessivo (de uma travagem brusca ou descida muito longa) que faz as pastilhas terem menos atrito com o disco.
Para não voltar a acontecer deve-se colocar pastilhas com material de atrito melhor. E/ou melhorar o arrefecimento dos travões, trocar disco sólido por um ventilado, colocar condutas para canalizar ar, mas isto é mais complicado.

Quando o pedal fica esponjoso é devido ao óleo que atinge o ponto de ebulição. Pode ser por ter absorvido muita água (ou seja, não ter sido mudado a seguindo o intervalo recomendado), ou pelo sistema de travagem aquecer demasiado regularmente. Para resolver o primeiro caso, é mudar o oleo e colocar o recomendado, para o segundo, é colocar óleo com um ponto de ebulição superior, talvez um sintético, e melhorar o fluxo de ar para os travões, mas pode-se trocar o oleo de origem logo por um de melhor desempenho, desde que seja compatível com os componentes do sitema e com o oleo recomendado pelo fabricante

Se as soluções anteriores não resolverem os dois problemas é aumentar o tamanho dos discos e colocar bombites com mais pistons ou com pistão de maior diâmetro. Mas esta solução é a mais cara.

Há quem diga que as pastilhas são todas o mesmo mas não é verdade. Há umas mais moles e outras mais rijas. As moles aquecem mais e gastam menos o disco, e o pedal fica menos duro. As mais rijas provocam o oposto, mais ou menos.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Guest

#62
Entao o Dot 4 muda-se de 2 em 2 ou de 4 em 4? Nao entendi...
Pastilhas mais duras ou mais moles? Interessa travar melhor, nao entendi quais recomendas...

Abraco

TesZero

Sim, eu sei disso. :P

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Mudo em todos os carros / motas de 2 em 2 anos...

este 9-3ss está a falhar... não é costume...

cá em casa são 3 saabs e 2 motas...
no meio disto tudo ainda trabalho :P
lol

Abraço
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Marco Gonçalves

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Entao o Dot 4 muda-se de 2 em 2 ou de 4 em 4? Nao entendi...
Pastilhas mais duras ou mais moles? Interessa travar melhor, nao entendi quais recomendas...

Abraco

Eu só disse o que se sente no pedal quando a pastilha é dura ou mole. Recomendar, não recomendei, pois depende da utilização.
As pastilhas de competição são as melhores para altas temperaturas mas só travam quando estão quentes, e até nem são legais para a via pública. E não as recomendo para uso em estrada pois a frio travam mal, além de serem ilegais.
A recomendação deve ser pedida a quem vende ou ao fabricante.

A ferodo sei que tem umas pastilhas de baixa gama, e depois há ferodo premier, e acima há as DS qualquer coisa.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Aero74

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Sim, eu sei disso. :P

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Mudo em todos os carros / motas de 2 em 2 anos...

este 9-3ss está a falhar... não é costume...

cá em casa são 3 saabs e 2 motas...
no meio disto tudo ainda trabalho :P
lol

Abraço

Imagina se tivesses uns piriquitos e o cão para passear  :D Não te safavas...
  • Audi A4 Cabriolet 1.8T S-line 11/2004
  • Smart cdi 07/2002
  • Fiat 500 Lounge

TesZero

agora tenho cão pah... :P

estou tramado :P
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Marco Gonçalves

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agora tenho cão pah... :P

estou tramado :P

Treina-o para ir buscar ferramentas ou peças.

O cão pequeno que agora tá na casa da mãe do meu pai também faz de mecânico de vez em quando.

Uma vez o meu pai tava a mudar uns casquilhos da suspensão, pôs o casquilho velho no chão e nunca mais o viu...

O cão tirou-o do chão para fazer daquilo um osso para roer. Como a borracha é difícil de roer para o cão, ele deve ter feito da peça um míssil dispare e esqueça... O míssil deve ter ido parar à casa do vizinho ou evaporou pois nunca mais foi visto.

E depois o mais fácil foi ir comprar as peças novas sem a velha.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

darioglv

com um gato ja nao tinham esse problema!
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

TesZero

o meu cão é mais pequeno que um casquilho :P

tem uma cabeça tão pequena que dificilmente conseguiria se lembrar das peças depois do treino :P

Abraço :P
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