9-3 1.9 TiD 2004 - fumo acizentado no arranque a frio.

Voltar
  • 9-3 1.9 TiD 2004 - fumo acizentado no arranque a frio.   por PedroR em 24 Abr, 2015 10:03
  • Bom dia,
    Pessoal, tenho o meu 93 1.9TiD há coisa de quase 2 semanas e ontem ao final do dia quando arranquei reparei que me fez aquele fumo acinzentado com um cheiro horrivel e fiquei logo preocupado, o carro a arrancar a frio nota-se um trabalhar diferente, mas passado 1 ou 2 minutos fica normal, no entanto vim para casa e durante o caminho sempre a olhar se continuava a fazer fumo e nada...ainda puxei por ele 2 ou 3 vezes e quanto muito saía fumo preto (normal).
    Hoje de manhã decidi ligar o carro e ver outra vez se fazia fumo....conferiu...e pensei vir aqui perguntar se alguém já teve um problema semelhante??

    Portanto, resumindo:
    -Arranque a frio demonstra um trabalhar diferente e sai fumo acinzentado do escape, situação verifica-se durante cerca de 1 a 2 minutos.

    Any ideas!?  :-\
  • Responder #1   por PedroR em 24 Abr, 2015 12:09
  • mais informo que sinto que ás vezes há um pequeno engasgo se for em 2ª em rotações baixas (entre as 1000 e 1500rpm), será bomba de injecção ou até mesmo os injectores?  ???
  • Responder #2   por PedroR em 05 Mai, 2015 12:35
  • Para quem tenha o mesmo problema fica aqui um link de exactamente o que se passa com o meu, houve alguém no youtube que decidiu filmar e actualizar com a solução.



    Portanto, neste momento com os vários "reports" que estão no seguimento da discussão deste video tenho a ver:

    1-EGR (limpeza)
    2-injectores e conectores dos mesmos

     O0
  • Responder #3   por castelar em 05 Mai, 2015 19:13
  • Tentei alterar a sua resposta para que se possa ver o vídeo directo mas queria que me confirmasse se é este porque o seu não dá.



    Abraço
  • Responder #4   por PedroR em 05 Mai, 2015 19:22
  • era esse mesmo, foi falha...já está!
    Obrigado
  • Responder #5   por PedroR em 26 Mai, 2015 11:19
  • Pois bem,
    Ontem consegui ter tempo para dar um saltinho á GasparAuto e vou lá deixar o carro para o pessoal dar uma olhadela em particular no assunto que aqui já referi e noutros que também detectámos, tais como o facto de ter o radiador do AC com um quinco por baixo e ter ali muuuito provavelmente uma fuga (daí o AC não funcionar) e os sinoblocos também tão a começar a precisar de ser trocados.

    Depois vou dando noticias (e quando poder tiro fotos...que tenho sido um desleixado nesse assunto).

     O0
  • Responder #6   por fp9000 em 05 Out, 2015 17:22
  • Olá Pedro. Qual foi o veredito em relação aos sintomas? O carro consumia oleo? Havia resíduos em cima do coletor da admissão?
    Cumprimentos.
  • Responder #7   por PedroR em 05 Out, 2015 17:40
  • Boas,
    realmente esqueci-me de vir aqui fazer o reporting  ;)

    Ora então foi ao médico e no meio da boa compra (por ser o menino dos meus olhos) a compra parece ter vindo envenenada e foi detectado o seguinte:

    1-intercooler rachado - resolvido, trocado por novo!
    2-radiador AC rachado - resolvido, trocado por novo!
    3-EGR agarrada pela trampa que lá tinha - removida, limpa, recolocada, resolvido!
    4-software novo centralina!
    5-filtro de particulas - inspeccionado e tá todo furado, antigo dono ao invés de remover furou aquilo ponta a ponta. Por resolver
    6-catalisador - inspeccionado e pelos vistos está como o filtro de particulas. Por resolver
    7-suspensão frontal - troca de tirantes veio resolver uns sons estranhos. desenrrascado por agora
    8-suspensão traseira - barras fazem barulho de vez em quando dependendo do buraco ou elevação que passam. Por resolver
    9-Junta da caixa a babar óleo - caixa removida, troca de bomba de óleo e vedantes,resolvido!

    Relativamente ao fumo acizentado\azulado a frio...ficou quase completamente resolvido, já não faz a quantidade de fumo que fazia, já não faz uma mistura de cinza com azul. No entanto quando pego o carro a frio faz ainda durante um bocadinho, no entanto já não cheira tão mal como antes e já não é na quantidade que era, tenho ali uns 20segundos onde o trabalhar fica ligeiramente estranho mas logo a seguir parece um relógio,estou desconfiado que são os vedantes do motor que estão a precisar ser trocados (gostava tb de saber qual o processo para troca dos mesmos e a operação cirurgica rondará mais ou menos quantos € ? )
    Perguntei ao mecânico que me disse que o trabalhar e o ligeiro fumo cinza ao inicio era normal...mas já agora que aqui estou e se os donos dos 1.9TiD's se quiserem pronunciar gostava de saber se é assim tão normal ou é algo a verificar novamente?
    Em termos de residuos visiveis ou consumo de óleo...nada de nada.

    e é assim...vai-se juntando os trocos e indo com o bixo ao médico 8)

    algo a resolver no futuro:
    1-troca de leitor de cd's (que aquilo tem o motor meio marado e ás vezes é um tormento para por ou tirar de lá os cd's) ou arranjar maneira de ligar o ipod ao rádio
    2-troca de suspensão completa (frontal\traseira)
    3-troca de lip frontal (nas férias devo ter roçado com ele nalgum sitio que rachou um bocado, ou arranjar alguem de confiança para o fibrar )

     O0
  • Responder #8   por fp9000 em 10 Out, 2015 21:21
  • A mim também me disseram que o fumo cinzento é normal, mas foi o mecânico que o arranjou! Suspeito, no mínimo.

    o filtro de partículas está anulado na centralina?

    Também gostava de saber se é normal.
  • Responder #9   por PedroR em 10 Out, 2015 21:41
  • e arranjou como ??
    relativamente ao filtro estar anulado na ECU, confere, caso contrário dava alarme.  O0
  • Responder #10   por fp9000 em 13 Out, 2015 03:38
  • É estranho fazer fumo azul e não perder óleo.
    E EGR? A minha continua a funcionar mas o FAP foi anulado também.
    Tive um problema súbito de compressão no motor há cerca de 20.000km. Suspeita-se que por excessivas regenerações do FAP que foi anulado aquando da reparação, que levou juntas, segmentos, bronzes, revisão ao turbo e mais umas coisas que agora não me lembro.. Desde então consome um bocado de óleo e deita fumo cinza azulado nos primeiros 5 segundos do arranque a frio.

    Pelo que tenho lido, as principais causas de fumo azulado (=óleo) são os segmentos.
    Os vedantes das válvulas podem ser uma causa também, os vedantes do turbo e uma régua que creio ser da abertura da admissão que tem uns apoios em plástico que deformam com o calor.

    Assim que chegue o outro da oficina, passa-se à ação no 9-3!
    Eu vou começar por fazer um teste de compressão para confirmar que a reparação foi bem feita, para excluir a hipótese dos segmentos. Depois vou verificar os coletores de admissão, acho que tem a ver com isso, tem lá uns resíduos estranhos.
  • Responder #11   por PedroR em 13 Out, 2015 19:07
  • Neste momento já não faz azul, só faz meio cinza no arranque a frio.

    Quando o teu voltar vai dando aqui também feedback, pode ser que no meio dos teus testes e dos meus se chegue a alguma conclusão  O0

    Por agora vou voltar a acumular orçamento para ver se me viro 1º para a suspensão ou se troco segmentos.  C:-)

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation