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Possiveis problemas na troca de Jetronic Lh 2.4 para Trionic 5.2

Iniciado por contribuinte, 13 de Março de 2013, 21:11

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contribuinte

Boas pessoal,
Tenho andado aqui a dar cabo de uns fusiveis... :|@
Ora bem, o meu carro tem o motor B202L com DI e com um Turbo Mitsubichi TE 05, se e quando eu quiser trocar para trionic 5.2 , e tendo compo carro dador um 9000 CSE 2.3 de 1993, e sendo eu um excelente mecanico  ^-^, o que poderá correr mal?
Além da centralina, tenho de conseguir tirar a cablagem TODA do CSE, ou só preciso do cabo que liga á valvula APC? depois, vou ter problemas com os injectores, pois têm debitos diferentes, certo? e se trocar os injectores tambem? depois vou ter problemas com o turbo, pois o do CSE é um T25...e se trocar tambem o turbo?
Em relação ao ar condicionado?não tenho nada me preocupar?
Ou o melhor será tirar a centralina e a cablagem do CSE e mandar reprogramar a centralina para os valores de injecção e de turbo que o meu carro já tem?
Alguem tem alguma foto, ou esquema da cablagem que preciso de retirar do CSE, para não me esquecer de nada, e depois ficar  :|| por não arranjar?
:>S :>S :>S e se eu ficar quietinho???? tambem é uma ideia
  • Saab 9000 - T16
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Contribuinte

teco

que mais tens do carro dador?

é que há 2 ou 3 coisitas que me podiam interessar
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

TesZero

Boas.

Mas já tens o carro dador certo?

é Que o melhor é mesmo teres um carro completo... como nunca ninguém o fez... é melhor mesmo ires desmontando de um e montando no outro...

O que vais precisar é:
- centralina
- toda a cablagem que ligar à centralina, obviamente a que vai pra válvula apc também...
- todos os sensores, incluindo da cambota e possivelmente injectores...

Se quiseres fazer melhor... pegas no motor e cablagem do outro motor e ficas com tudo direito, sem chatisses e com um motor 2.3...

Quanto ao turbo e gestão isso alteras na ecu depois...

Abraço
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contribuinte

O 2.3 CSE está na sucata, vou ver se ainda hoje lá passo para ver o que ele ainda tem, mas pelo que já falei com o sucateiro, a parte electronica ainda não foi desmontada.
Vou ter de levar alguem comigo para me ajudar a desmontar aquilo( caso decida comprar )

  • Saab 9000 - T16
  • Ford Fusion
Contribuinte

castelar

Não esquecer uma coisa simples, fotografar tudo ao pormenor para mais tarde saber como montar.
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TesZero

Rogério, sabes que se precisares estou disponível...
Contudo dependendo do preço... poderá compensar mais dar uns trocos e comprar um carro todo a andar e fazer as coisas com calma...

Isto é...

Compras tudo o que achas que vais precisar e depois precisas de mais alguma coisa e tens que voltar ao sucateiro... e pagas, claro... depois precisas de mais outra coisa... repete...

Tudo o que eu sei sobre a troca de instalações é teoria, nunca a fiz, possivelmente estou mais avançado no assunto que a maioria porque já perdi muitas horas a lêr sobre o assunto...
Mas muitos diários de bordo que existem sobre o assunto não mostram detalhes... e esses detalhes são importantes...

Quero fazer o transplante do meu T5.5 para o fosco, mas vou passar tudo...
Ainda ontem estive a desmontar no meu Lpt e... vou ter que trocar muita coisa mesmo :P

Se fosse a ti, primeiro colocaria o teu a 100%, perderia o meu tempo a pesquisar e a estudar para cumprir esse objectivo...
Depois de estar a 100% sim, vamos melhorar :D

Este é o motivo pelo qual o meu carro ainda está praticamente stock... :P

Abraço
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contribuinte

Boas pessoal,
Fui hoje ver o carro, o vin dele é: ys3cd65m8p1037780
o carro está bom, bateu de frente, tem os radiadores , capô e guarda-lamas estragados, mas a mecanica está boa, tem 144000Km´s.
O meu problema , é que aquilo é mesmo o indicado para o meu carro, é trionic 5.2, e pelo que já andei a ver, ou aproveito agora, ou posso passar muito tempo á procura, e possivelmente só vou encontrar longe de casa, em sitios onde não possa ajudar a desmontar...não sei , mas acho que comprar agora , é um bom investimento, o que é que acham?
  • Saab 9000 - T16
  • Ford Fusion
Contribuinte

Guest

Depende... Vais comprar o carro todo ou apenas peças e partes dele? Se comprares o carro todo podes sempre ir vendendo o resto e fazendo algum dinheiro, mas mais de 500eur pelo carro é caro. A vantagem que tens é que podes trocar tudo o que quiseres e vender o excedente ;)

Abraço

contribuinte

Boas,
Não vou comprar o carro todo, pois o gajo quer 900€ pelo carro completo, eu só quero comprar a centralina e a cablagem , ele vende por 200€, mas tenho de ser eu a desmontar.
  • Saab 9000 - T16
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Contribuinte

contribuinte

#9
Boas pessoal,
Depois de uma noite a pensar sobre o assunto, resolvi desistir da ideia
Falei com quem sabe sobre reprogramações, e não existem mapas trionic 5.2 para um motor 2.0, teria de trocar o motor , acho que é demasiado, pelo menos para já, pois tenho outras prioridades, tipo mudar turbo( já agora o que é que aconsselham, T25 ou TD04 15T ), downpipe, junta colaça, para já é isso, depois quando precisar de trocar de pneus e suspensão logo se verá.Em relação aos travões, os que tenho, tambem servem, mas quanto tiver de mudar calços, faço uma nova avaliação . O0

Se alguem precisar de peças deste carro, VIN-ys3cd65m8p1037780 eu posso dar o cantacto por PM, não sei se existem por aqui carros 2.3 que queiram fazer a alteraçao .
O carro vai estar inteiro na Maia até ao fim do mês, depois vai ser desmontado.

Abraço.
  • Saab 9000 - T16
  • Ford Fusion
Contribuinte

Guest

A trocar era para trocares motor e tudo... Pelos 900 eur que ele pede, compras um 9000 com trionic a andar á vontade e depois ou trocas para o teu ou ficas com o 9000 e o teu para peças, ou vendes o teu...

Abraço

TesZero

Boas.

Sim, não existe mapas de trionic 5.2 para 2.0...
mas nunca irias usar o mapa de 5.2 mesmo que fosse 2.0...
Turbos diferentes, colaças diferentes... logo a admissão de ar será diferente... e consequentemente o afr (air fuel ratio) iria alterar...

O trionic 5.2 não é e nem deixa de ser "indicado"...

o unico motivo pelo que é costume usar o trionic 5.2 é por causa da localização do sensor de cambora...
Os motores b202 usam o sensor na Poly da cambota, do lado esquerdo no motor, assim como os Trionic 5.2..

Já os Trionic 5.5 usam o sensor de cambota na frente do motor, estando a roda dentado no lado oposto da cambota... por dentro do bloco...

Se é possível colcares T5.5 no teu carro... SIM!!!
Mas tens que fazer um apoio para o sensor...

Tens que trocar o turbo porquê? o teu TE05 está estragado?
Repara-o e sabes que ficas com ele novo... é uma garantia que nunca vais ter a comprar um usado...

Eu já te mandei Pm, mas volto a repetir... por 200€ eu nunca compraria a cablagem... depois vais precisar de sensores, outros cabos, bomba de gasolina e vais ficar dependente do sucateiro... moral da história... acredito que ele te conseguisse "comer" mais que os 900€ que te pedia inicialmente por todo o carro...

Oferece-lhe 500€ pelo carro... se ele aceitar fixe... senão deseja-lhe boa sorte com a venda de peças na vasta procura que têm em PORTUGAL...

Como te disse por pm o Nicodemus comprou um carro completo por 300€ e eu um por 340€ a andarem... obviamente não estavam novos nem prontos a circular... mas para peças cumpriram bem a sua função... o motor do meu ainda hoje circula em lisboa...

Acredita que será bem mais fácil fazer como sugerido pelo kamuma... trocas motor e gestão... tudo seguido... sem andares a correr e ficares dependente do sucateiro :)

Sabes que independentemente da decisão, ajudarei no que puder.

Castelar... vai haver fotos claro :)
eu tiro fotos e o contribuinte trabalha :D :D :D

Abraço
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