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2.2 TiD tapar a EGR

Iniciado por orlando, 27 de Janeiro de 2013, 09:43

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orlando

Olá gostaria de saber a vossa opinião no que concerne a inactivação da EGR no Motor 2.2 Tid.

Sei que existem problemas relacionados com o ambiente, produção de NOx devio ao aumento da temperatura. Já agora como se chama o NOx?

Seguem-se as fotos do projecto.

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Saab 9-5 SW 2.2TID 2004 & Saab 9-5 SE 2.0 LPT 1998

TesZero

E depois a nível de electrónica?

fica luz de motor acesa?

nos 1.9 tid sei que fica e pode ser removida electronicamente...

Já fizeste no teu?

no meu 9000 fiz isso, onde notei mais foi na baixa de consumos.

Abraço

SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
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:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
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:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
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teco

De quando é o teu 2.2 e qual o SW que tem?

Se for edc15 faz-se, se for psg16 c2 para já nada, se for psg16 mais recente pode-se vir a fazer, dependendo do sw ainda poder ser mudado isto falando de repro para anular egr sem erro

Sem isso não andava a colocar placas, tratar egr, limpa bem, da lubrificação com um pouco de gordura de cobre e pronto
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

orlando

Bom a carrinha é de 2004 e sim é uma Psg16 com hirsch. Logo não é grande ideia mexer no software.

Bom aqui alguém sabe sobre as consequências de tapar?

Sobre a luz do motor sei que não fica a acusar erro algum no caso de tapar...
Saab 9-5 SW 2.2TID 2004 & Saab 9-5 SE 2.0 LPT 1998

TesZero

As consequências são:
- motor menos sujo
- menos ar quente na admissão = melhores consumos = mais potência(mínima)
- mais poluição

se não fica a luz do motor acesa a dizer que tens a egr "avaria"... força :D

Abraço
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teco

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Bom a carrinha é de 2004 e sim é uma Psg16 com hirsch. Logo não é grande ideia mexer no software.

Bom aqui alguém sabe sobre as consequências de tapar?

Sobre a luz do motor sei que não fica a acusar erro algum no caso de tapar...

se não acusa luz ... diria que o unico risco é mesmo na inspecção... e desconfio que se for bem quentinho à inspeção e com bom gasoleo não dá problemas...
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

orlando

Bom vou tentar fazer esta peça quando regressar com o carro a casa! Lá para a Pascoa!
Saab 9-5 SW 2.2TID 2004 & Saab 9-5 SE 2.0 LPT 1998

teco

Já agora ficou por falar de NOx

Óxidos nitrosos

Além do clássico de combinar com humidade e formar ácido nítrico e lixar bem os pulmões e chuva ácida tb cria ozono cá em baixo (venenoso), destrói a camada de ozono lá em cima (vulgo buraco no ozono) e é lindo em termos de formação espontânea de compostos do género de nitroaminos e quejandos que só são um bocadinho mutagenicos... Se vires o carro que vem sempre atrás de ti com uma criancinha com três bracinhos já sabes....

Já agora, a injecção de agua metanol evita de forma mais perfeita esses compostos e aumenta potência e baixa egt (temperatura de gases de escape)


Tes, não chateies, ele tinha perguntado e eu respondi de forma mais ou menos completa


  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

TesZero

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As consequências são:
- motor menos sujo
- menos ar quente na admissão = melhores consumos = mais potência(mínima)
- mais poluição

Já tinha referido o mesmo em cima...
e com "mais poluição" acho que é óbvio o porquê.

Agora... se realmente te importas com isso...
Anda de autocarro... se ele vai para o mesmo sitio que vais... porquê poluir e colocar mais um veiculo na estrada?

Eu também acho muito gira a ideia... e sou a favor de tudo o que é "verde"... mas tenho que admitir que o meu comodismo fala mais alto, por isso fiquei-me por referir apenas que polui mais... o resto, repetindo-me, é óbvio...

Abraço
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Rui

Update ao tópico:

Como o meu carro me começou a dar problemas de EGR, tenho andado a pesquisar sobre o assunto. E dei de caras com isto:

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Do que percebi, mantém-se a EGR avariada no lugar dela, na posição fechada. Desliga-se a respetiva ficha e liga-se este emulador, que vai mandar informação para a EDC16 como se a EGR estivesse a funcionar adequadamente.
Na prática parece uma forma de remover a EGR sem ter de fabricar tampas ou outros dispositivos de adaptação difícil, mantendo os sistemas de diagnóstico "limpos" de erros.
Já conheciam? O que vos parece?
Eu em princípio, se a limpeza e lubrificação não forem suficientes, vou acabar por meter EGR nova porque gosto de pensar que faço a minha parte para a redução de "cenas" na atmosfera. mas isso sou eu, porque sei que há quem pense de forma diferente e esta pode ser uma alternativa interessante.

RR
  • Saab 93 2.2TiD 2001