Turbo Mitsubishi TE 05

Voltar
  • Turbo Mitsubishi TE 05   por contribuinte em 19 Mar, 2013 10:53
  • Boas pessoal,

    O turbo que tenho no meu carro é um mitsubishi TE 05, está num B202L, acho que já veio assim de origem.
    Eu queria saber mais sobre este turbo, como por exemplo, posso reduzir o Lag daquilo, se meter um downpipe de 3"? o turbo dá para hibridar de maneira a que se reduza o lag? o que é que se pode fazer para dar mais um cavalitos aquilo?

    Obrigado.
  • Responder #1   por Lfteixeira em 19 Mar, 2013 11:56
  • Simplesmente melhorando o sistema de escape já vais sentir melhorias.

    Um downpipe de 3" sem catalizador já irá ajudar.
    Claro que se todo o escape for melhorado, ajuda ainda mais.

    Vais notar o turbo a trabalhar mais cedo, e como consequencia menos LAG pois vais demorar menos tempo a "encher".

    Convem tambem verificares que todas as tubagens de ar e vacuo estão em condições. E tambem, se o intercooler não tem fugas.
  • Responder #2   por contribuinte em 19 Mar, 2013 12:01
  • Obrigado Lfteixeira,

    Mas não sabes se alguem aqui do forum já fez alguma alteração a este turbo?
    E estando o carro com jetronic, não devo esperar muitas melhorias, pois não?

    Obrigado.
  • Responder #3   por Lfteixeira em 19 Mar, 2013 12:13
  • Esta alteração funciona independentemente da programação do carro.
    Claro, que com um escape mais livre, poderias aumentar a potencia do carro mais um pouco.

    Mas para a questão que pretendes resolver/minorar não precisas de mexer em mais nada.

    É uma simples questão de fisica, menos restrição na saida dos gases de escape, mais depressa sobre a pressão do turbo.
  • Responder #4   por Guest em 19 Mar, 2013 12:20
  • Quando instalei a linha de 3" no meu, sem mexer em mais nada, o ponteiro de pressão do turbo passou a entrar no vermelho. Na altura não tinha manómetro com valores mas pelo que me parece, aumentou cerca de 0,15 bar a pressão máxima.
    Aconselho a que faças linha completa e ponhas uma panela final para restringir um pouco o barulho.

    Abraço
  • Responder #5   por contribuinte em 19 Mar, 2013 13:39
  • Boas,
    O meu carro não tem catalizador, como está já faz um bom barulho, quando lhe meter o downpipe de 3", ainda vai fazer mais barulho, mas se lhe meter a linha completa de 3", não vou poder fazer grandes viagens naquilo...fica toda a gente com dores de cabeça e a minha ... vai rolar... :||

    O downpipe, acho que dá para por.
  • Responder #6   por Guest em 19 Mar, 2013 13:47
  • Fazes linha completa até á panela final e metes uma panela directa mas que abafe o som. Senão vai passar de 3" para 2" e vai-te restringir um bocado mais. Em termos de gastos, são mais 2m de tubo, se tanto... Quando ouvires o meu verás que fica bem ;)

    Abraço
  • Responder #7   por SMAP em 19 Mar, 2013 14:09
  • Boas pessoal,

    O turbo que tenho no meu carro é um mitsubishi TE 05, está num B202L, acho que já veio assim de origem.
    Eu queria saber mais sobre este turbo, como por exemplo, posso reduzir o Lag daquilo, se meter um downpipe de 3"? o turbo dá para hibridar de maneira a que se reduza o lag? o que é que se pode fazer para dar mais um cavalitos aquilo?

    Obrigado.

    Bem pelo que tive a ver tu tens um TE05-12B-6 SAAB PN#8789770

    Tu queixaste de lag, pelo que hibridares o turbo nao tem qualquer sentido. O processo de hibridação é para ficares com um turbo com uma compressora maior, quanto maior for a compressora maior sera o lag.

    O principal problema que me acho que tu sentes é devido ao teu colector de escape ser de #7 fazendo com que o turbo só começe a trabalhar a rotações altas.

    A SAAB foi mudando isso ao logo dos anos
    Motores B2x2x  - colector de escape de #7
    Motores B2x4x  - colector de escape de #6
    Motores B2x5x  - colector de escape de #5

    Tornando os motores mais agradaveis de conduzir desde baixas rotações devido a maior binario disponivel

    Pelo que percebo tu nao queres ter lag e queres ter um turbo que puxe em altas rotações, isso só com 2 turbos.

    Uma coisa que podes alterar/verificar é a dump valve, se a mesma estiver estragada estar a perder ar nas tubagens de admissão. Podes sempre por uma de pistao em que tens varias molas para defenir a pressao que ela aguentaantes de abrir.
  • Responder #8   por contribuinte em 19 Mar, 2013 14:27
  • Obrigado SMAP,

    Desculpa lá a minha carolice, mas eu posso trocar o coletor de escape, não posso? a furação é que tem de ser a mesma, certo? depois de trocar o coletor é que tenho de fazer um downpipe para ligar ao resto da linha, ou só estou a dizer asneiras???
  • Responder #9   por SMAP em 19 Mar, 2013 14:50
  • eu acho que eles são ligeiramente diferentes, o TesZero sabe isso melhor porque tem o 9000 fosco (B202L) e o 9000 lpt (B234R)

    Fosco

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    SMAP

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)


    PS: eu sou sempre muito focado em 9000 motores B2x4x, pelo que não te consigo dar a certeza
  • Responder #10   por TesZero em 21 Mar, 2013 19:09
  • Boas.

    Como o smap disse e muito bem, ao hibridares o turbo vais ficar com mais lag ainda.
    Esse turbo é muito bom, o problema é que só tem mesmo força em altas...

    o meu também é idêntico, é um T03, se vires o meu tópico do fosco vais encontrar a resposta para as questões até agora colocadas...

    sobre o escape, vais ver que escrevi la que a diferença do turbo a encher foi muita, o turbo entra mais cedo e com força até mais tarde:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    e quanto ao turbo também tens informação e resultados na página imediatamente a seguir:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Para cada turbo tens um colector... o colector de escape de um TE05 não monta num td04 ou t25...

    Para downpipe a falange é igual, ou seja, o do meu T3 tanto monta num t25, como num td04

    Uma coisa é certa... depois de andares a fazer alterações de ar / gasolina... não sei como vais corrigir isso no mapa de injecção, no de ignição e no de controlo de turbo :| :| :|

    é uma questão obviamente de andares pelo ecu projects e fóruns do género a procurar informação como eu fiz para a Lh 2.2, ou então pagar para uma empresa o fazer, mas aí pagas o que eles pedirem :| :| :|



  • Responder #11   por contribuinte em 21 Mai, 2013 14:38
  • Ora aqui está a solução:

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Agora é só montar .... O0
  • Responder #12   por TesZero em 21 Mai, 2013 15:06
  • Hooo contribuinte...

    tu andas a nanar???

    isso é o que eu tenho no fosco...

    um T3 hibridado com compressora de T4 :)

    aqui tens:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Abraço

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation