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[DIY] 9000 - T16 - 1986 - 1990 - Eliminar EGR

Iniciado por TesZero, 19 de Janeiro de 2013, 19:34

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TesZero

Este tópico tem como objectivo esclarecer como se pode eliminar o sistema EGR (Exhaust gas recirculation) num sistema de injecção Jetronic.

Este sistema era bastante usado em carros antes de aparecerem os catalisador e usado hoje em dia em carros Diesel.

O propósito é enviar novamente para a admissão os gases já queimados do escape reutilizando-os.

Benefícios do sistema:
- menos poluição

Prejuízos do sistema:
- Ar mais quente na admissão, menos potência
- ar mais sujo na admissão e consequentemente na câmara de combustão e válvulas também

Retirar tubo de admissão para podermos chegar de baixo do colector de admissão (vermelho) e desapertar a válvula egr e tubo(azul)


Tubo de recirculação já fora do carro desapertado em ambas as partes.


Através da válvula egr fazer uma junta cega e junta em cartão para substituir a válvula.


Assim é como o sistema está montado no motor. Gases circulam do escape até à válvula de egr acoplada por baixo do colector de admissão


Aqui tudo o que precisão... O parafuso usado nos carros Trionic ou com catalisador para fechar o orificio do escape, Junta cega metálica + junta de cartão, sensor de temperatura. Eu optei por cortar as ligações do meu sensor de temperatura tornando-o um parafuso comum.


já tudo montado, como vêm fiquei com um tubo de vácuo tapado que activava a válvula egr. É só seguir as tubagens e eliminar as excedentes do sistema.


Aqui a parte dos colectores já com o novo parafuso.


Abraço
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teco

2 questões

1. e nos pós 92?
2. não tem algumas vantagems como carro frio?
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

TesZero


1. pós 92 não usam Egr... usam catalisador... catalisador fora...
2. Não. eu até uso gpl como podes ver nas fotos... e em menos de 3 min no inverno estava a gpl, logo... a mais de 25º.

Abraço
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contribuinte

  • Saab 9000 - T16
  • Ford Fusion
Contribuinte

Funcruiser

Boas
Estou também a pensar em retirar (tamponar) a Egr do meu 9000...
Para não alterar muito os componentes do carro, estava a pensar em tamponar o acessorio que está enroscado no colector de escape, ligando na mesma o tubo do sistema... visualmente ficava tudo original, só que os gases de escape deixavam de circular para a admissão...
Haverá algum inconveniente em fazer a alteração desta forma ?

Obrigado
Funcruiser
  • Saab 9000 Turbo

TesZero

não tens qualquer inconveniente... muito pelo contrario... é menos lixo no motor...

se fosse a ti mandava fazer uma junta cega como nas fotos em cima e tamponava em cima, ficará muito mais discreto... montas tudo igual, mas com a junta cega entre o coletor de admissão e a válvula de erg. :)

Abraço
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Funcruiser

Boas
Obrigado TesZero...
A mim é muito mais facil tamponar o acessorio que faz a ligação colector de escape ao bicone do tubo Egr e também fica muito discreto, ninguém consegue ver que a passagem foi tapada..
A junta cega tb. é facil fazer, mas o acesso á montagem é mais complicada, e o resultado final penso ser o mesmo..


Funcruiser
  • Saab 9000 Turbo

TesZero

O acesso não é difícil, é mais por ficar mais escondido, mas sim, o resultado é o mesmo... o importante é evitar que os gases de escape cheguem à admissão.

Abraço
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