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[DIY] - 9-3ss - Trocar pastilhas e discos de travão traseiros - 2003 ->

Iniciado por TesZero, 21 de Julho de 2014, 15:39

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TesZero

Trocar pastilhas Traseiras

A troca das partilhas de trás é bastante fácil, especialmente se tiverem a ferramenta ideal.

O que precisamos:
- Ferramenta para recolha de pistões SAAB / Opel
- Chave umbraco (não me recordo o nr, T30 ou similar)
- Chave de fendas grossa
- Berbequim e escova de aço
- Macaco + 2 preguiças

Tempo estimado: 30 min

Antes de mais, temos que levantar o carro, eu normalmente uso o local onde apoiamos o macaco de origem com um taco de madeira para melhor apoio:

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Temos que colocar as preguiças bem assentes sem que corramos o risco do carro cair... quanto mais fora dos braços estiver, melhor, visto serem curvos, podem escorregar ao levantar o carro:

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Estando o carro levantado e seguro retiramos a mola das maxilas, com recurso a uma chave de fendas grossa ou alicate de pontas:

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Agora, identificando alguns elementos da maxila para perceberem como ela sai:

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1- Cabo do travão de mão - não precisam de desmontar
2 - Sangrador, usam-lo para purgar o ar do sistema de travagem, só necessário quando sangramos o sistema
3 - tampas dos pernos onde correm as maxilas, temos que as retirar para poder desmontar estes pernos.
4 - pernos onde correm as maxilas, basta desapertar-los e retirar-los para podermos remover as maxilas.

Então, retiramos as tampas identificadas e desapertamos os dois pernos, um em cima e outro em baixo.
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Pernos já desapertados e retirados da maxila:
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Então, basta-nos puxar a maxila para fora tendo assim acesso aos calços:
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Desta forma teremos acesso às pastilhas para que possamos montar as novas:
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Antes de montarmos de novo a maxila no sitio, vamos ter que recolher o pistão, empurrando-o para dentro.
Mas estes pistões têm uma rosca interna, logo para irem para dentro têm que ser empurrados e rodados ao mesmo tempo.
Só o conseguirão com esta ferramenta:
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A diferença entre as gastas e as novas:
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Após retirar as velhas e recolher o pistão da maxila, basta colocar as novas na mesma posição, ou seja, a pastilha que tem a mola, fica na parte de dentro do sistema de travagem:
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Antes de montarem a roda, em qualquer carro devem de limpar o rolamento, local onde apertam as rodas.
Neste modelo em especial. Atendendo à aba grande as rodas costumam colar ao rolamento fazendo com que seja bastante difícil se conseguir tirar as mesmas.
Devem fazer-lo sempre que trocam pastilhas / discos:

Para o fazer-lo devem de usar um berbequim e uma escova de aço. Podem fazer-lo com ou sem disco.
Aqui algumas imagens do estado antes e depois do rolamento, sem disco de travão:

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Antes:
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Depois:
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Antes de montar a roda colocar sempre um pouco de massa lubrificante para facilitar a desmontagem na próxima manutenção:
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_______________________________________________________

Trocar discos Traseiros

Alem da ferramenta citada anteriormente para remover as pastilhas, anterior iremos precisar de:
- chave 14 torx fêmea
- extensor de roquete
- chave torx 30 (salvo o erro, nunca decoro as pequenas)

Partindo do principio que já:
- lavantaram o carro e asseguraram que ele não cai
- retiraram as 2 tampas que cobrem os pernos da maxila
- retiraram os dois pernos e tiraram a maxila para o lado
- retiraram as pastilhas fora

Podemos então retirar o disco.

Para isso vamos precisar da chave torx fêmea para desapertar os dois parafusos da imagem. Vão precisar de um extensor de roquete para conseguirem aplicar mais força. Esses parafusos levam cola e serão difíceis de desapertar.
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Ao retirarem esses dois parafusos vão retirar o apoio da maxila e ter acesso ao disco, aqui o apoio fora com alguns dos elementos da maxila traseira:
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1 - Mola da maxila
2 - Pernos onde corre a maxila
3 - Tampas que cobrem os pernos
4 - Parafusos torx
5 - Apoio da maxila
6 - Pastilhas de travão

Após sair o suporte da maxila podemos então desapertar o único parafusos que sustenta agora o disco, um torx... salvo o erro um T30... T27.... algo por aí:
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Após isto... inspirem-se... porque se já tiverem vários quilómetros eles vão estar colados ao rolamento... especialmente se não limparam o rolamento da ultima vez que colocaram discos novos...
Se estiverem colados... peguem num martelo de borracha e acertem-lhe com força até ele sair...
E aqui têm duas fotos de um disco já fora, parte de trás:
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Parte da frente:
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Antes de montar o novo disco, No meu caso prefiro isolar o disco e pintar a parte que não tem contacto com as pastilhas, essa zona fica enferrujado muito facilmente, pintando de longe a longe evitamos que a oxidação chegue tão rápido... especialmente se for uma boa tinta anti-ferrugem:
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Antes de montarem a roda, em qualquer carro devem de limpar o rolamento, local onde apertam as rodas.
Neste modelo em especial. Atendendo à aba grande as rodas costumam colar ao rolamento fazendo com que seja bastante difícil se conseguir tirar as mesmas.
Devem fazer-lo sempre que trocam pastilhas / discos:

Para o fazer-lo devem de usar um berbequim e uma escova de aço. Podem fazer-lo com ou sem disco.
Aqui algumas imagens do estado antes e depois do rolamento, sem disco de travão:

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Antes:
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Depois:
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Antes de montar a roda colocar sempre um pouco de massa lubrificante para facilitar a desmontagem na próxima manutenção:
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Depois de colocar o disco no sitio, temos que apertar o suporte da maxila... para isso é OBRIGATÓRIO colocar cola de parafusos:
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Cola nos parafusos e bem apertados e podemos voltar a montar a maxila no sitio, tal como a retiramos no post sobre as pastilhas de travão.

Caso o disco esteja muito gasto, vão ter que abrir o pistão da maxila para conseguirem voltar a montar tudo.

_________________________________________________________________________________________

Como podem reparar estas fotos foram algumas tiradas antes e outras depois do processo de limpeza do sistema de travagem, por isso algumas apresentam os órgãos de travagem sujos e outras limpos.
Mal possa deixarei o DIY da limpeza das maxilas e tubagens.

Espero que esteja perceptível, para qualquer dúvida ou comentário por favor deixem um post publico neste tópico.

Podem-se queixar de tudo... menos da falta de fotos :P

Abraço
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celso

Impec. Coisa a fazer brevemente no meu :-)

Pedro se souberes esclarece... Comprei recentemente uma chave identica a essa mas a minha tras aplicação de 2 e 4 furos dependendo do modelo do carro. Tens ideia se essa mesma cgave torna-se universal? Eu comprei pk precisei para um Mégane 2.0 150cv que o sistema e igual empurrar e girar. Mas a minha duvida esta... a mesa serve em outros modelos?
  • Saab 93 Sport Sedan 2.2 TId

TesZero

Eu estive com uma na mão na norauto que dava para peugeots e citroens... e não sava para opel/saab...

As dos saab são de 2 furos, mas não te sei dizer a distância de cabeça.

Mas se tiveres uns calços de fora é facil, os calços exteriores têm 2 pinos iguais e com a mesma distância, é so comparares.

ATENÇÃO - embora tenham os pinos esses calços são EXTERIORES... os interiores têm a mola como referido... caso contrário encaixaria no pistão e ele não conseguiria afinar pois não iria rodar...

Vou comprar uma coisa destas, não tenho tido tempo para me encontrar com o vendedor, posso te emprestar mal tenha se quiseres.
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Abraço
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darioglv

  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
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  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
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Guest

Ele anda inspirado :)
Obrigado por mais uma optima partilha...

Abraco

TesZero

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TesZero

Chateia-me usar luvas... estão sempre a rasgar... e quando as tiro nunca consigo colocar de novo...
já tenho as mãos treinadas, agora as flores de estufa ficaram no dia seguinte todos descamados com o óleo de travão e produtos de limpeza... :P
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