Linha de escape de 3"

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  • Responder #15   por SMAP em 22 Mai, 2013 22:05
  • Epa tu as vezes tens mesmo problemas em entender as coisas :D

    escape 3"

    O turbo entra mais cedo e consegue realmente rodar ate rotações (de turbo) mais altas. consequencia produz mais ar.

    Sim tens razao a centralina tem um limite maximo de pressao, mas se tiveres o overboost defenido a pressão vai passar esse limite.

    Se o catalizador esta entupido, entao a centralina ajusta-se (sim porque a centralina tem adaptação) e o carro anda menos. Mudando o escape para 3" e sem catalizador a centralina volta a fazer adaptação e sim pode chegar ao vermelho em overboost sem problema ou tu nao sabes que o manometro de pressao de turbo dos 9000 não é a coisa mais exacta ao cimo da terra.

    Não aches que por tu nao sentires diferença os outros não sentem. É o mesmo que a barra Anti-Aproximação tu dizes que não faz diferença nenhuma, eu garanto-te que faz
  • Responder #16   por TesZero em 22 Mai, 2013 22:11
  • Nicodemus, colocando a linha original, ficaste a fazer menos pressão?

    smap... se alguém te perguntar: "se eu colocar linha directa vou ter mais pressão de turbo?" o que respondes?

    Eu tinha a panela central partida, estava quase tapada... ajuda?
    e... não tive/não tenho aumento na pressão de turbo...
    a minha apc / wastegate parece que está a trabalhar como deve de ser :P

    Abraço
  • Responder #17   por Gdinis em 22 Mai, 2013 22:12
  • Portanto Linha de 3'' (76mm) SIM Original NAO! ta certo começar a juntar os trocos para fazer a troca!  ::P
  • Responder #18   por Gdinis em 22 Mai, 2013 22:14
  • Portanto Linha de 3'' (76mm) SIM Original NAO! ta certo começar a juntar os trocos para fazer a troca!  ::P

    já agora offtopic... quando vamos em aceleração é normal o Turbo Cortar? domingo sentir um "corte" de turbo tanto que se ouvia um "troo"   :(
  • Responder #19   por SMAP em 22 Mai, 2013 22:18
  • smap... se alguém te perguntar: "se eu colocar linha directa vou ter mais pressão de turbo?" o que respondes?

    Respondo depende de varios factores, não é expectavel, mas sim pode acontecer
  • Responder #20   por Nicodemus em 22 Mai, 2013 22:41
  • Nicodemus, colocando a linha original, ficaste a fazer menos pressão?

    infelizmente sim, ainda não me deu para ajustar a wastegate. mas o mais chocante é que passando as 4000rpm a pressão cai drasticamente.

    se o corte for total, tipo como se tirasses o pé do acelerador e voltasses a carregar a fundo, é por excesso de pressão do turbo (acima de ) isso pelo menos no trionic 5
  • Responder #21   por Gdinis em 22 Mai, 2013 22:44
  • Nicodemus, colocando a linha original, ficaste a fazer menos pressão?

    infelizmente sim, ainda não me deu para ajustar a wastegate. mas o mais chocante é que passando as 4000rpm a pressão cai drasticamente.

    se o corte for total, tipo como se tirasses o pé do acelerador e voltasses a carregar a fundo, é por excesso de pressão do turbo (acima de ) isso pelo menos no trionic 5

    o que pode provocar essa pressão a mais? se calhar é melhor falar disto no meu topico :>S
  • Responder #22   por Nicodemus em 23 Mai, 2013 09:32
  • Tens 3 hipóteses, ecu, muito improvável, apc avariada, ou válvula de wastegate  desgastada ou furada. Tens que testar para ver onde está o erro :-)
  • Responder #23   por TesZero em 23 Mai, 2013 11:42
  • Gdinios, Peço-te que faças aqui perguntas unicamente haver com a linha de 3'', se queres perguntar sobre o turbo faz-lo no teu tópico ou num novo tópico (já respondi no teu).

    smap, então... estamos a falar a mesma coisa, não é?

    Concordamos então que o Kamuma ao iniciar este tópico informando que se discute resultados obtidos após instalar uma linha de 3''... não é certo dizer que se aumenta a pressão de turbo ao instalar o escape... certo?

    (Se um carro não tiver a wastegate a funcionar, nem uma repro terá resultados... tudo depende do bom funcionamento dos restantes componentes... óbvio...)

    Nicodemus, Perguntei-te se perdeste pressão de pico... obviamente que vais ter pressão mais tarde e durante menos tempo...
    No caso que o kamuma aponta é que colocando escape de 3'' se ganha pressão de turbo, entrando no vermelho.

    Abraço
  • Responder #24   por Reaper em 23 Mai, 2013 11:46
  • eu já só queria um downpipe  de 3" :'( ...para já claro ;)
  • Responder #25   por Guest em 23 Mai, 2013 11:49
  • Então quer dizer que tinha a wastegate do 9000 avariada... Mas então também tenho a do Punto, pois quando andei com linha directa, sem mexer em mais nada, ele fazia mais 0,1bar de pressao >:D
    Provavelmente o carro estava "preso", tinha outros factores que influenciaram a situação, até porque como sabem passado uns tempos foi mesmo a junta á vida, apodrecida. Portanto não quero dizer que isso aconteça. Ganhar pressão, aconteceu comigo, não foi "efeito placebo".
    A questão aqui é saber as vantagens da linha de 3", e o que interessa é que só se vê vantagens em fazê-lo  O0 (quer ganhem pressão, quer não) :P

    Abraço
  • Responder #26   por TesZero em 23 Mai, 2013 12:16
  • O sistema electrónico do Saab eu sei como funciona.
    Do punto não.

    O que quero dizer com isto tudo é que se vier alguém aqui, como o Gdinis, perguntar se ganha pressão se instalar uma linha de 3''... sabendo nós que a ecu lê os valores da map regulando a apc... a resposta é não..

    Agora se tem torneirinhas, ou a wastegate presa, tubos rotos... isso são factores que nada estão ligados à linha de escape...

    Abraço
  • Responder #27   por Gdinis em 23 Mai, 2013 14:33
  • O sistema electrónico do SAAB eu sei como funciona.
    Do punto não.

    O que quero dizer com isto tudo é que se vier alguém aqui, como o Gdinis, perguntar se ganha pressão se instalar uma linha de 3''... sabendo nós que a ecu lê os valores da map regulando a apc... a resposta é não..

    Agora se tem torneirinhas, ou a wastegate presa, tubos rotos... isso são factores que nada estão ligados à linha de escape...

    Abraço

    hihi este tópico é bom não só pela linha mas pela opinião de todos e de facto tirei as duvidas que tinha aqui! melhor impossível!  8))
  • Responder #28   por teco em 25 Mai, 2013 23:52
  • ora bem...

    o tópico está QUENTE e é por aí que vou começar....

    o tes deixou implicito, mas explicitanto, downpipe e linha de 3 permite ecoar melhor o calor e o turbo agradece

    agora no cerne da contenda... adaptação.... vou convidar o TES a rever a parte PID da programação T5... sim ajusta, mas não é instantáneo e com uma centralina a 16 mhz pode bem não conseguir controlar a tempo... isso e uma wastegate presa ou apertada tb deve ajudar.

    SMAP, que dizes?

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