Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

263 Visitantes, 0 Utilizadores

SAAB 9000 - Problema de roço nas Cavas (jantes maiores e rebaixamento)

Iniciado por TesZero, 30 de Agosto de 2013, 10:26

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

TesZero

Como já leram neste tópico:

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Todos os saab´s 9000 têm a suspensão traseira mais baixa do que a frente, podendo ser utilizada a solução do tópico.

Contudo, para quem usa jantes 17 / 18 polegadas ou tem simplesmente o carro rebaixado poderá acontecer ter os pneus a roçarem nas cavas das rodas.
Especialmente se levarem pessoas atrás, mala carregada ou passarem em algumas lombas.

A solução é simples.
Deixo de seguida a explicação do problema, como é montado o amortecedor e como solucionar:

Este é um amortecedor KONI traseiro de um SAAB 9000 com legendas dos seus elementos de montagem, faltando obviamente a porca no final:
The selected media item is not currently available.

mais de perto, a zona onde fixa no chassis:
The selected media item is not currently available.

A solução passa por colocar um espaçador entre o chassis e a borracha inferior.
Desta forma o amortecedor aumenta a distância ao chassis, evitando que o pneu toque na cava de roda. Será aconselhado um espaçador de 20mm. Desta forma o batente do amortecedor não é alterado, consequentemente não diminuindo o curso do amortecedor directamente.
Por norma a porca que fixa o amortecedor tem uma rosca de 30...35 mm. passa a ter menos 20mm.
Peça branca, espaçador:
The selected media item is not currently available.

Local onde passa o veio do amortecedor no chassis:
The selected media item is not currently available.

Aspecto do sistema montado:
The selected media item is not currently available.

Outra solução seria alterar o batente. Ainda procurei essa solução, mas não existem batentes à venda com mais 20mm. Teríamos que cortar de outro e adicionar. Mas o problema é que iríamos diminuir o curso do amortecedor directamente... ou seja, o batente ia-se desfazer ao fim de alguns quilómetros. Aqui como funciona o amortecedor com o batente original:
The selected media item is not currently available.

Aqui a explicação da diminuição de curso se alterássemos/aumentássemos o batente:
The selected media item is not currently available.

Aqui fotografia dos espaçadores que fiz para resolver o problema no meu carro, como podem ver são côncavos acompanhando a curvatura do chassis em cima e convexos em baixo para acompanhar a curvatura das borrachas, isto para menos vibrações e melhor desempenho.
Vistos de cima:
The selected media item is not currently available.

Vistos de baixo:
The selected media item is not currently available.

Qualquer dúvida/sugestão podem expôr aqui neste tópico.
espero não me ter tornado confuso querendo ser detalhado.

Abraço

SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

TesZero

Link directo para quem precisar de adoptar esta solução:

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se