Como voçês sabem a SAAB desde 2006 começou a montar nos seus modelos mais performantes com o motor 2.8 V6 Turbo -
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn Este motor foi montado nos seguintes modelos:
- NG 9-5
- 9-3 SS
- 9-4X
Como podem ver no titulo deste tópico eu falo em varias coisas e explico para depois podermos debater
Casmurrice - a utilização de turbo (que a SAAB é mestre) em vez de um compressor
Estupidez - utilização de um turbo só em 3 cilindros
Imposição - da GM para a utilização de um V6 e não um 6 em linha
ou
Inteligência - a utilização de turbo (que a SAAB é mestre) em vez de um compressor
Razão - utilização de um turbo só em 3 cilindros
Eu sinceramente sou muito critico na utilização do turbo em só 3 cilindros, pois acho que o motor fica descompensado com esse sistema. A opção logica para mim teria sido a utilização de um 6 em linha com 1 turbo.
Vou dar aqui 2 exemplos de como marcas concorrentes abordaram a questão de ter um motor com cerca de 3.000 cc e "indução forçada de ar" vulgo turbo/compressor.
Primeiro vamos falar da Audi que tem um motor com a mesma tipologia que tem a SAAB, um V6
A Audi equipou o seu V6 com injecção directa e um compressor volumétrico e como podem ver este motor bastante elogiado -
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInDe origem vem com 333 CV e 440 Nm (acima dos 320 CV que o NG 9-5 tinha) e facilmente chega aos 435 CV e 520 Nm com uma programação da ABT
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInEm segundo da BMW que tem um 6 em linha, tipologia que eu acho que seria melhor
A BMW começou com o motor N54 -
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - com injecção directa e 2 turbos, 1 por cada 3 cilindros em que a potência máxima com que vinha de origem era de 335 CV e 450 Nm.
Acabou por mudar depois para o motor N55 -
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - com injecção directa e que tem apenas 1 turbo, mas que a zona quente do turbo (onde liga ao colector de escape) é dividida em 2 para cada 1 das divisões receber ar de cada 3 cilindros como podem ver pelas imagens. A potência máxima com que vinha de origem era de 340 CV e 450 Nm
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Eu acho que a BMW evolui para um único turbo por razões de custo inicial na produção de motores e também por razões de manutenção/resistência do motor.
A minha opinião é esta:
- se tinham que usar um V6 deveriam ter usado um compressor em vez de um turbo. Ou então 2 turbos, mas esta opção seria mais cara inicialmente e também a longo prazo acarretaria mais custos de manutenção.
- se pudessem usar um 6 em linha deviriam ter usado um turbo com o sistema que a BMW usou.
Em conclusão: acho que se pode dizer que ao utilizarem o motor 2.8 V6 turbo a SAAB pautou por
Casmurrice - a utilização de turbo (que a SAAB é mestre) em vez de um compressor
Estupidez - utilização de um turbo só em 3 cilindros
e nunca por
Inteligência - a utilização de turbo (que a SAAB é mestre) em vez de um compressor
Razão - utilização de um turbo só em 3 cilindros
Como é obvio se o que se passou foi
Imposição - da GM para a utilização de um V6 e não um 6 em linha
Então é algo que já estamos perfeitamente habituados por parte da GM, e a SAAB fez o que foi possÃvel.
Aguardo as vossas opiniões, que possivelmente são diferentes da minha
PS: vou criar outro tópico para debatermos a tecnologia turbo vs compressor