OK...
Vou meter aqui montes de informação. E como estamos a falar de um 9-5, vou cortar as partes dos outros modelos.
Para quem não entende, pode ficar mais confuso... mas vou tentar deixar tudo explicadinho de modo a explicar o porquê de tanta "contra-informação"
O Manual do Haynes ( 1998 a 2004 ) é muito simples:
Caixas Manuais: Óleo Saab MTF 0063
Caixas Automáticas: Saab ATF 3309 ( mineral ) ou Dextron III ATF
ATF = Automatic Transmission Fluid
A Neobrothers tb simplifica:
Genuine GM Manual Transmission Fluid 1 Litre (93165290), which will fit:
Saab 9-5 - 1998-2009 - All Models
Genuine GM Automatic transmission fluid 1litre, (93165414) suitable for:
Saab 9-5 years 1998-2001 - All Automatic transmission models
Genuine GM Automatic transmission fluid 1litre, (93160393) suitable for:
Saab 9-5 years 2002-2010- All 5 speed Automatic models
Então é assim:
O Óleo indicado
era o 400108247 ( 100% sintético ) para caixas manuais.
Essa referência foi descontinuada e
MUITO MAL alterada para 93165414 (
Dextron VI ).
Acontece que quando a GM decidiu fazer alterações ( conforme o meu anterior post ) a 93165414
passou a ser a substituição do óleo Dextron II ( 90350342 ) e Dextron III ( tanto para a ref. 400128187 e 93160372 ) ambas de Caixas Automáticas... daà qualquer concessionário o indicar.
O problema é este e deixo em bold:
A GM ao longo dos anos foi fazendo upgrades ao óleo Dextron e suas especificações;
os novos óleos são mais generalizados e nem sempre as suas "specs" e caracterÃsticas são compatÃveis com as versões anteriores. Como há aplicações onde o Dextron VI não é o indicado, existe um mercado "em aberto" para solucionar esses casos.
MAS a alteração foi mal feita...
Nunca na vida um óleo de caixa automática serve numa caixa manual!!
Basta pensar que as caixas automáticas funcionam sob pressão de óleo... as manuais o óleo é para lubrificação!
A GM alterou as ref. porque não quiz gastar dinheiro em manter os contratos existentes com os fornecedores de óleo. Como ela (GM) tinha a sua propria linha de fornecimento de óleo, trata-se de cancelar os contractos e substituir as referências.
Como os Boletins de Serviço e as informações do WIS e do EPC estão desactualizadas, é preferÃvel confirmar toda a informação para não cair num erro simples: falta de actualização.
O Óleo Dextron VI foi introduzido em 2005 e em 2006 a GM cancelou todas as licenças de produção das anteriores versões. Cancelou os óleos anteriores e apresentou a opção que comercializava. A Opção é Generalista para todo o Grupo GM e é pegar ou largar. Ainda bem que há opções no mercado e pessoas que se vão actualizando!
E agora o TRINITA diz:
"Isso é tudo muito bonito e tal.... mas que óleo é que compro agora?? Não se pode meer óleo de caixa automática em caixas manuais!!"É vdd... mas se analisarmos a referência vendida pela Neobrothers e cruzarmos com o EPC vemos que a ref. 93165290 é utilizada nos 9-5 de 2006 a 2010
com caixas manuais!
Como não se sabe que tipo de óleo temos na caixa de velocidades,
o mais indicado e por descarga de consciência é fazer um "Flush" ou uma lavagem à caixa. Para quem não sabe deixo aqui o procedimento:
1 - Tirar óleo velho
2 - Meter 1.5 Lts de óleo novo
3 - Levantar as 2 rodas
4 - Pôr o carro a trabalhar, engatar em 1ª e deixar trabalhar engatado por 30 seg. Parar o carro e colocar o carro no chão
5 - Tirar o óleo
6 - Meter 1.5 Lts de óleo novo
7 - Levantar as 2 rodas
8 - Pôr o carro a trabalhar, engatar em 1ª e deixar trabalhar engatado por 30 seg. Parar o carro e colocar o carro no chão
9 - Tirar o óleo
10 - Meter o óleo a nÃvel ( 1.5 a 1.8 Lts ) Verificar pelo bujão de NÃvel
11 - Limpar todo o escorrimento/sujidade
Este post deu um trabalhão do caraças....
Espero ter ajudado....