Mudar o oleo de travão a tempo é uma cena básica, e eu não devia saber isto pois nem tenho carta..... Tou a brincar pois já há alguns anos que mexo em carros.
O oleo de travão até ao DOT 4 deve-se mudar de dois em dois anos, ou é de 4 em 4, não sei bem, independentemente da quilometragem. Isto deve-se ao facto de absorver água.
O DOT 5.1, por ser sintético, acho que dura mais por absorver menos água.
Sobre um sistema de travagem que se sabe que está a 100%, quando o pedal fica duro deve-se ao calor excessivo (de uma travagem brusca ou descida muito longa) que faz as pastilhas terem menos atrito com o disco.
Para não voltar a acontecer deve-se colocar pastilhas com material de atrito melhor. E/ou melhorar o arrefecimento dos travões, trocar disco sólido por um ventilado, colocar condutas para canalizar ar, mas isto é mais complicado.
Quando o pedal fica esponjoso é devido ao óleo que atinge o ponto de ebulição. Pode ser por ter absorvido muita água (ou seja, não ter sido mudado a seguindo o intervalo recomendado), ou pelo sistema de travagem aquecer demasiado regularmente. Para resolver o primeiro caso, é mudar o oleo e colocar o recomendado, para o segundo, é colocar óleo com um ponto de ebulição superior, talvez um sintético, e melhorar o fluxo de ar para os travões, mas pode-se trocar o oleo de origem logo por um de melhor desempenho, desde que seja compatÃvel com os componentes do sitema e com o oleo recomendado pelo fabricante
Se as soluções anteriores não resolverem os dois problemas é aumentar o tamanho dos discos e colocar bombites com mais pistons ou com pistão de maior diâmetro. Mas esta solução é a mais cara.
Há quem diga que as pastilhas são todas o mesmo mas não é verdade. Há umas mais moles e outras mais rijas. As moles aquecem mais e gastam menos o disco, e o pedal fica menos duro. As mais rijas provocam o oposto, mais ou menos.