Como já leram neste tópico:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInTodos os saab´s 9000 têm a suspensão traseira mais baixa do que a frente, podendo ser utilizada a solução do tópico.
Contudo, para quem usa jantes 17 / 18 polegadas ou tem simplesmente o carro rebaixado poderá acontecer ter os pneus a roçarem nas cavas das rodas.
Especialmente se levarem pessoas atrás, mala carregada ou passarem em algumas lombas.
A solução é simples.
Deixo de seguida a explicação do problema, como é montado o amortecedor e como solucionar:Este é um amortecedor KONI traseiro de um SAAB 9000 com legendas dos seus elementos de montagem, faltando obviamente a porca no final:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
mais de perto, a zona onde fixa no chassis:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
A solução passa por colocar um espaçador entre o chassis e a borracha inferior.
Desta forma o amortecedor aumenta a distância ao chassis, evitando que o pneu toque na cava de roda. Será aconselhado um espaçador de 20mm. Desta forma o batente do amortecedor não é alterado, consequentemente não diminuindo o curso do amortecedor directamente.
Por norma a porca que fixa o amortecedor tem uma rosca de 30...35 mm. passa a ter menos 20mm.
Peça branca, espaçador:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Local onde passa o veio do amortecedor no chassis:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Aspecto do sistema montado:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Outra solução seria alterar o batente. Ainda procurei essa solução, mas não existem batentes à venda com mais 20mm. TerÃamos que cortar de outro e adicionar. Mas o problema é que irÃamos diminuir o curso do amortecedor directamente... ou seja, o batente ia-se desfazer ao fim de alguns quilómetros. Aqui como funciona o amortecedor com o batente original:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Aqui a explicação da diminuição de curso se alterássemos/aumentássemos o batente:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Aqui fotografia dos espaçadores que fiz para resolver o problema no meu carro, como podem ver são côncavos acompanhando a curvatura do chassis em cima e convexos em baixo para acompanhar a curvatura das borrachas, isto para menos vibrações e melhor desempenho.
Vistos de cima:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Vistos de baixo:
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Qualquer dúvida/sugestão podem expôr aqui neste tópico.
espero não me ter tornado confuso querendo ser detalhado.
Abraço