Para não ficar muito pesado de informação, vamos a carros e veÃculos de emergência!
Golf I
1.3
O primeiro teste em capacidade de travagem e resistência à condução. Nada dos apoios existentes atualmente. Nem uma simples direção assistida, ABS nem pensar, e jantes de 13'' era uma "maravilha" a 80Km/h pois a subir não dava mais com tanto peso! LOLOL
OK foi o primeiro carro de teste, só fez alguns serviços por avaria do primeiro oficial Série III
Golf II
1.4
O segundo carro de teste. Jante 14 e nada de direção assistida. Para quem conhece VW sabem o quanto pesa uma direção destas!! Felizmente para mim não tive de o levar muitas vezes!!!
Golf III
1.6 GT 101cv
A melhor relação peso/potência com um acerto de pesos melhor dentro de todas as gérações Golf.
Foi o primeiro carro a poder levar estagiários que tinham o "previlégio" de ir juntamente com o material no banco de trás!
Golf IV
1.6
Mesmo motor, ralações mais longas, suspensão mais macia. Ou seja quando chegou à s nossas mãos e após colocarmos todo o material... os faróis apontavam para as copas das à rvores e saÃa de frente como nunca. Felizmente a SIVA autorizou a substituição de toda a parte amortecedor/braços suspensão o que modificou o carro de 8 para...70
. Foi o cavalo de batalha durante muito tempo e aguentava muito bem os "maus" tratos infligidos!
Lancia Delta Integralle EVO II
Meus senhores que carro!! Oferta do concessionário/importador Fiat por parte da sua direção ao INEM, motivo...pessoal segundo se consta!
Bem o carro era a melhor coisa que tinha aparecido, mas o problema é a falta de preparação para pilotar um avião quando se anda de triciclo!!
Teve um encontro imediato de terceiro grau logo no inicio da sua utilização, com uma árvore e ... ficou ali!
Ford Focus 1.6
O carro que passou mais tempo na oficina!!
Não pelo carro em si, mas a parte eletrica da instalação era um delirio. Tudo avariava!
Sendo a parte mais suscetivel o control de tração! Podem imaginar em terra um control a funcionar em que o carro ao contrário de avançar... descaia por não ter tração!!!
Bem até por uma ambulância teve de ser rebocado para sair do sitio.
Tivemos azar com o carro, mas era mais equilibrado do que o Golf em condução estrada.
Seat Cordoba 1.9 TDI
A saÃda mais curta da história!
Após 20Km queimou! Problema daquele carro, mas eliminou à partida.
Fiat Brava 1.6
Leve, ágil, com facilidade em se tornar subvirador!
Dificultou a vida a muitos que não esperavam por um carro assim o que provocou alguns sustos!
O seu maior problema e que levou à sua substituição era a falta de espaço adequada para todo o material
Subaru Impreza 1.6
O carro cujo diferêncial de tração custa quase o mesmo que o carro!
Pois é, após 3 avarias num curto espaço de tempo, e tantos outros diferênciais ... foi retirado!
Nunca deveria ter sido seleccionado!
Renault Megane 4x4
A nossa bailarina, mas ótimo para as estradas mais esburacadas/geladas
Não teve muitas oportunidades de andar com ele pois foi só de substituição temporária. Era da área de Viseu e Guarda onde esse tipo de estradas era/é mais presente!
VW Passat 1.9 TDI 110cv caixa sequencial!
Temos a primeira série no euro 2004 sendo uma notória evolução em todos os aspetos.
Segurança, dinâmismo, potência(binário), espaço e destribuição carga! Facilidade de condução para quem tevesse menos ... "sentimento" condutor!
Ponto fraco travões (centenas de discos e pastilhas) derretia tudo!
VW Passat 2.0 TDI 170cv caixa sequencial!
A atual viatura que não deixa os seus créditos em mãos alheias!
Sem dúvida a melhor até hoje em todos os aspetos identificados nos antecessores.
Bem esta uma apreciação geral de todos "que me lembro" os que me passaram pelas mãos. É uma opinião pessoal sem qualquer outro crédito.
Quanto à formação em condução, quem o faz e o porquê, falo depois!!
Abraço!