Ao comprarmos um SAAB usado, tal como outro qualquer automóvel, devemos fazer uma boa revisão ao veiculo.
E... obviamente que o vendedor vos vai afirmar que fez a revisão completa ontem... Com óleo caro e filtros ainda melhores que o da marca...
Isto independentemente de o ter feito ou não...
Portanto... após terem feito o investimento da compra, convém salvaguardarem esse investimento e fazerem vocês a revisão para terem certezas de que não correm riscos.
o que convém trocar / ter atenção:
Filtros- Trocar filtro de combustÃvel
- Trocar filtro de ar
- Trocar filtro de habitáculo
- Trocar filtro de óleo
FluÃdos- Trocar óleo
- Trocar liquido refrigerante
- Trocar óleo de travões
- Trocar óleo de direcção assistida
Outros- Trocar velas nos carros a gasolina
- Ver e trocar se necessário discos e calços
- Troca de todos os tubos de vácuo
Alguns comentários sobre as operações acima descritas:- Os filtros devem de ser da marca ou qualidade equivalente, Man ou Bosch por exemplo.
Especialmente os filtros de óleo e combustÃvel.
Aqui alguma informação sobre o filtro de óleo:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn- Na troca de óleo utilizar sempre óleo 100% sintético. As garantias de qualidade e de longevidade de vida útil do motor estão mais que provadas aquando a utilização de óleo com qualidade. Sem dúvida alguma vale a pena o investimento.
- Na troca do liquido refrigerados
NUNCA utilizar água. Deve-se usar sempre um bom liquido anti-congelante de forma a prevenirmos a oxidação do motor e garantir a lubrificação da bomba de água. A utilização de água como liquido refrigerante é dos procedimentos que mais prejudicam o bom funcionamento do motor.
- Ter atenção ao óleo dos travões, é da manutenção a que se dá menos importância. Este óleo deverá ser trocado a cada 4 anos, sendo recomendado fazer-lo a cada 2 anos.
Em grande parte dos saabs este óleo é responsável pelo sistema hidráulico dos travões e embraiagem.
No caso de SAAB´s 9-3 e 9-5 de 1998 - 2003 - Trionic 7Sendo estes modelos em concreto susceptÃveis a criarem Oil Sludge, é imperativo fazer uma revisão mais profunda garantindo que o motor não sofreu consequências de má utilização dos donos anteriores.
Em primeiro lugar, o que é o Oil Sludge? ->
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInNestes modelos, alem da lista descrita devemos:
- Retirar o cárter e limpar todos os resÃduos no mesmo.
- Retirar a tampa de válvulas e desentupir todos os tubos de respiro
- Avaliar e trocar se necessário o kit PCV ->
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn- Trocar bomba de óleo:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn___________________________________________________________
Após esta primeira manutenção será muito mais seguro circularem com o vosso novo SAAB sem receios e com garantias de maior longevidade do motor.
Qualquer item que achem importante rectificar / acrescentar é favor de postarem comentário.
Actualizarei este post sempre que necessário.
Abraço