Não pega!(Resolvido)

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  • Não pega!(Resolvido)   por guerreiro em 27 Mar, 2014 14:28
  • Boa tarde a todos.
    Venho aqui pedir umas ajudas e opiniões vossas, apesar de saber que é uma avaria muito pouco específica e ter 99% de certeza que tem de ir para a oficina.
    O meu SAAB 900 T16 hoje puro e simplesmente decidiu não pegar.
    De manhã pegou, como sempre, à primeira, vim pela auto-estrada nos 120-130km/h sem qualquer falha ou perda de potencia.
    Agora à hora de almoço quando ia sair dou à chave, as luzes acendem normalmente, o motor de arranque funciona normalmente mas nem sequer se sente o motor a querer arrancar. Da primeira vez ainda deu uns soluços... provavelmente a queimar os restos de gasolina no sistema de injecção... a partir dai nada.
    Não dá aviso de qualquer anomalia no SID, já coloquei o comutador de gpl apenas para gasolina mas nada...
    Quando dou à chave durante uns segundos sinto um cheiro a gasolina, embora não seja diagnóstico, mas faz-me pensar que a gasolina chega ao sistema de injecção....
    As únicas situações fora do normal, foram hoje mudar uma lampada de travoes que estava fundida, o facto de ele há uns dias andar a mostrar no SID a mensagem "Revision y Servicio" e há cerca de uma semana atrás, por duas vezes senti uma falha do motor quando ia a puxar a serio... durou apenas uns segundos... como se lhe faltasse combustivel por um segundo e nunca mais aconteceu!
    Já experimentei pôr a trabalhar com as duas chaves mas é igual.... já andei a verificar os fusíveis da bomba de combustível e do imobilizador mas está bom....
    Aceitam-se opiniões e apostas :)

    P.S.: Desculpem o testamento!!
  • Responder #1   por Guest em 27 Mar, 2014 14:34
  • Cheira-me a K7 DI... O motor roda? Faz aquele "tumtumtum" de tentar pegar?

    Abraço
  • Responder #2   por guerreiro em 27 Mar, 2014 14:40
  • Kamuma o motor nem sequer tenta arrancar... só fez isso da primeira vez. Agora o motor de arranque roda normalmente mas nem sequer se sente o motor a querer arrancar. Também pensei na cassete, especialmente devido aquela falha há uns tempos atrás.... mas pensava que quando a cassete se estava a ir embora o motor arrancava mas falhava e o carro nao puxava, não pensei que morresse assim de repente..

    Há alguma maneira de testar a cassete?
  • Responder #3   por Kriticross em 27 Mar, 2014 14:43
  • Muda para radio a ver se dá :P (brincadeira estupida e já sem graça, mas eu insisto!)

    Isso do cheiro a gasolina faz lembrar quando os motores encharcam as velas, mas nesse caso deve ser diferente, não será problema no desbloqueio do corte de combustivel?? Nesses carros, não é preciso fazer um reset quando se desliga a bateria? poderá ter havido um erro nesse sistema
  • Responder #4   por Guest em 27 Mar, 2014 14:44
  • Há... Experimentas outra :P
    Agora a sério, se a K7 for á vida, o motor nem pega... Em principio acontecerá o que descreves.

    Abraço
  • Responder #5   por guerreiro em 27 Mar, 2014 14:52
  • Kriticross... aquilo nem com ipod lá vai!! Como é que se faz esse reset?

    Kamuma por acaso nao vives perto de Loures? LOL
    Na volta arrisco a comprar uma cassete nova... só me está a custar dar 300€ e depois não ser disso!! Mas sinceramente também foi logo a minha primeira hipótese...
    Li por aqui que quando as cassetes vão à vida deixam a parte de cima das velas sujas de óleo... isso é sempre assim ou só em alguns casos? Porque senão tirava a cassete fora para ver!
  • Responder #6   por Guest em 27 Mar, 2014 14:53
  • Nem sempre isso acontece.

    O reset fazes ao desligar a bateria durante uns minutos, 10min deverão chegar.

    Abraço
  • Responder #7   por SMAP em 27 Mar, 2014 14:58
  • Podem ser 3 coisas
    - K7
    - Bomba de gasolina
    - sensor de cambota

    K7 podes testar da seguinte forma
    1. tiras a cassete
    2. tiras as velas
    3. metes as velas na cassete
    4. das a chave para ver se vês faiscas nas velas

    Bomba de gasolina
    1. levanta o banco traseiro
    2. mete o ouvido junto a chapa no centro do carro onde o banco encostaria
    3. pede a alguém para rodar a chave até ao ponto antes de dar motor de arranque se não ouvires barulho nenhum eléctrico é porque a bomba não esta a funcionar

    Sensor de cambota, tens que medir a resistência com um multímetro mas eu não sei quais são os valores esperados



    A minha opinião é que a K7 já deu o que tinha a dar, ainda para mais sentes o cheiro a gasolina.


    Para teres a certeza que mão é o imobilizador tranca as portas com o comando e volta a abrir, só depois das a chave
  • Responder #8   por Kriticross em 27 Mar, 2014 14:59
  • Mas nao havia uma sequencia qualquer para o reset? ou é só nos 9000?

    A minha bomba de combustivel quando foi a viola o carro soluçava
  • Responder #9   por guerreiro em 27 Mar, 2014 15:04
  • Obrigado SMAP,
    boas ideias para testar...

    Agora só me falta levar o carro para casa LOL
  • Responder #10   por guerreiro em 28 Mar, 2014 10:08
  • O problema está resolvido. Era mesmo a cassete que tinha dado o "**Asneira** mestre".
    Ontem fui ao custojusto e encontrei uma original, usada, à venda por 80€... embora fosse dinheiro arrisquei... montei hoje de manhã no carro e... pega lindamente como sempre. Claro que é material usado, logo não posso esperar uma vida mto longa, mas qualquer dia compro uma nova.
    Para que possa ajudar alguém... os sintomas que fui sentindo no carro e que não ligava mto eram:
    - relanti um pouco irregular e sempre abiaxo das 1000rpm, por 2 ou 3x ate chegou a ir abaixo (agora com a "nova" mantém-se mto proximo das 1000rpm e está mto suave e regular)
    - ao puxar, por 2x, quando o turbo chegou perto do vermelho o carro falhou como se faltasse o combustivel por um segundo
    - ontem deixou de pegar, sem qualquer anomalia indicada nos avisadores, o motor de arranque funcionava bem e ao fim de algumas voltas ficava um leve cheiro a gasolina.

    Quero agradecer a todos a vossa ajuda... se alguém quiser uma cassete avariada é só vir a Loures buscar!! Ofereço!  ;D
    Quero também agradecer ao meu C3 que mesmo depois de estar várias semanas parado na garagem e com 180000km de maus tratos em cima, continua sempre disponível para desenrascar, quando as outras grandes maquinas dão o berro  >:D

    Abraço
  • Responder #11   por Kriticross em 28 Mar, 2014 11:24
  • E eu quero agradecer-te a ti, porque resolveste o problema que eu tenho primeiro, arriscaste primeiro. Os meus sintomas sao muito semelhantes mesmo... simplesmente o carro ainda vai pegando (por enquanto)

    Tenho que comprar uma também, so que la esta, tenho sempre medo de arriscar numa usada, visto que é uma coisa tao problematica corre-se o risco de dentro de pouco tempo estar igual!

    Será que ainda ninguem inventou uma maneira de as reparar?? isso é que era fazer dinheiro :)
  • Responder #12   por guerreiro em 28 Mar, 2014 17:46
  • Kriticross... se perceberes de electrónica posso dar-te a minha para a desmontares e veres se consegues arranjar... eu nem vale apena dar-me ao trabalho pq electrónica não é mesmo a minha área!!!
    O antigo dono desta cassete diz que andou cerca de 20000km com ela e que o carro começou a falhar... então foi a Saab e disseram que era a cassete, ele comprou outra de linha branca e o carro ficou na mesma... afinal o problema estava na borboleta do acelerador ou que era... mas o prob dele era diferente... o carro a frio nao puxava e engasgava... depois de estar quente ficava normal...
    Partindo do principio que ele fala a verdade esta deveria durar mais uns 50000km... mas mesmo que não dure isso ao menos que dure uns tempos para eu fazer algum dinheiro e comprar uma nova...

    O problema de as reparar é que acho que aquilo é tudo protegido com resina por dentro... partindo a resina dificilmente se consegue recuperar em condições!
  • Responder #13   por Kriticross em 28 Mar, 2014 17:56
  • Pois a mim é o contrario, já me disseram que era da borboleta, mas já a mudei e continua semelhante, o que me parece que seja DI

    O meu engasga-se as vezes frio e as vezes a quente, as vezes só a GPL e as vezes só a gasolina... as vezes nos dois e as vezes nunca!!!

    É muito as vezes.....
  • Responder #14   por Guest em 28 Mar, 2014 17:59
  • Só tenho uma vermelha suplente, senão um dia que por cá passasses, levavas para experimentar :(

    Abraço

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