Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

80 Visitantes, 0 Utilizadores

Desenvolvimento - Criação do 9000

Iniciado por SMAP, 05 de Junho de 2014, 08:16

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Marco Gonçalves

Deixo aqui alguns crash tests com o saab 9000:

um feito em 1992 pelo NHTSA, entre um saab 9000 hatch e um honda accord, crash frontal desfasado e a 57km/h:

[smg id=9907 type=av]

e um crash test frontal feito pela auto motor und sport, a um 9000 cs, a 50km/h desfasado contra uma barreira indeformável:

The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.

The selected media item is not currently available.


  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

TesZero

Mais um excelente post :)

Obrigado pela partilha :)

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Marco Gonçalves

As fotos tirei do tópico dos crash tests do fórum autohoje, que não frequento, mas o crash test da nhtsa tirei da base de dados deles, que é de aceso público.

É que nos tempos livres costumo ler um pouco sobre crash tests, e no site da nhtsa tem informação muito detalhada sobre todos os crash tests que eles fazem desde o fim dos anos 60. Agora cá na europa o euro-ncap não tem informação detalhada e imagens de grandes dimensões e pdf's nem vê-los.

Aqui a base de dados. É só escolher a marca e o modelo correcto dessa marca:

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

E o .dot. que aparece no link significa D.O.T., (united states) Department Of Transportation, por isso quando comprarem óleo de travão, ser dot qualquer coisa significa que cumpre os requisitos exigidos por este departamento de estado americano.
E os crash tests e muita da investigação que este departamento efectua são financiados com dinheiro público.

Se ao menos o governo português dedicasse algum do dinheiro arrecadado com o IA e IUC na segurança automóvel, acho que era dinheiro bem gasto pois penso que ia diminuir as mortes nas estradas e diminuir os gastos em saúde dos feridos graves, e o país poderia poupar alguns milhões, mas como o estado só curte receber.... e os políticos curtem andar de mercedes classe S.... e ainda se queixam da reforma.....
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

joseglv

Muito interessante!!
Obrigado pela partilha!!
O0
  • Saab 9-5 1999 2.0t GPL ( Militar ) Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
  • Saab 9-5 1999 2.0t ( Prata ) Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
  • Saab 9-5 1998 2.3t (Projecto para TrackDay) Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
  • Miniaturas Joseglv Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
The selected media item is not currently available. :SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Marco Gonçalves

Alguns vídeos acerca do modelo 9000 e do seu desnvolvimento:

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se


  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Marco Gonçalves

continuação:

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se (crash test frontal pelo nhtsa não desfasado contra barreira rígida)

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se (avaliação do saab 900 e 9000 usados)
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

SMAP

Obrigado pelos videos, mas no que fazem avaliação do 900 e do 9000 como usados o apresentador não percebia nada de  9000. Disse imensos disparates em meu entender sobre o 9000, mas nada que já não esteja habituado a ouvir da boca de imensas pessoas que não conheçem SAABs ...

Como é que ele me fala de versão exclusiva Carlson e não me fala do 9000 Aero?
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

Marco Gonçalves

É como um tópico num certo fórum, que andei a ver novamente, em que dizem que o 9000 é menos fiável e confortável que um nissan primera da primeira geração. E que vai gastar muito mais e tem peças mais caras.

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Eu se calhar nem devia ter posto esse vídeo, pois foi o único que não vi, mas pensei que ia ser honestos, mas geralmente nos jornalistas europeus do mundo automóvel não se pode confiar minimamente nas opiniões destes.

Se não é feito na alemanha por uma marca do mesmo país então tem de ser obrigatoriamente inferior.

  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Marco Gonçalves

  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

TesZero

Esse tópico do AutoHoje deu frutos, o lionbest comprou um 9000 cs que depois vendeu ao chicsaab, depois foi vendido ao jmcatroia e agora foi vendido novamente.
Entretanto ele emigrou para a Suiça, comprou lá outro 9000, desta vez aero.

e... isto não se devia de dizer... uma carrinha bmw serie 3 :P
lol

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

ciber007

A plataforma não foi desenvolvida pela Fiat, foi desenvolvida por todos os que faziam parte do acordo.

No entanto, no fim de a desenvolverem, para grupo Fiat e para a Alfa Romeo era muito boa e os níveis de segurança excelentes para a altura.

Sabem o que fez a SAAB? Meteu SÓ mais 400Kg em reforços estruturais em vários pontos da carroçaria, tais como barras longitudinais ao longo do chão, pilares A,B e C reforçados e com aço de qualidade exemplar para o caso de capotamento, etc. Tem uma barra que não sei se já não será em magnésio para evitar a intrusão do habitáculo e um cabo de aço a unir os 2 pilares A. Não foram só barras nas portas!  ;D A própria mala do 9000 não é retirada sem pelo menos 3 pessoas, 1 para desapertar os parafusos e os outros 2 para segurarem.

Haverá muito mais a falar mas ficam aqui alguns exemplos. Se a segurança era excelente antes disso...então o que dizer do 9000?

Derivado de um Fiat? Plataformas iguais? É isso!  8))
  • SAAB 9000 2.0T CSE

Dhc

Pessoalmente o que incomoda bastante é o desconhecimento de quem quer fazer perguntas com afirmações... só mesmo quando se desmonta/desmantela um SAAB é que se tem a real percepção de toda a engenharia envolvida na criação de cada automóvel SAAB, os vídeos para mim e para qualquer possuidor de SAAB's, acabam por já não ter qualquer interesse (acho que parte da minha careca foi conseguida a vê-los à muitos anos atrás... enfim!), melhor seria para quem NADA percebe de SAAB's fazer perguntas em lugar de afirmações/sugestões completamente descabidas.

TesZero

SIm... mas isso é a opinião comum à qual estamos habituados...
muitos programas de televisão e esse mesmo tópico postado pelo Marco são exemplos disso mesmo...

"Não conheço... é uma porcaria"

:D

Ainda bem para nós, que sabemos o que temos :D

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Aero74

#28
Pois bem, se me permitirem e uma vez que eu gosto de SAAB´s  mas acima de tudo gosto de automóveis, permitam-me que revele a minha opinião:

Dos 4 automóveis derivados da plataforma, reforçada ou não, com aço de boa ou má qualidade e mais sei lá o quê, o mais belo automóvel era o Alfa 164 (Pininfarina).
Os restantes eram feios e por mim estão quase empates no que se refere à estética.  V:
Pós restyling, o SAAB ficou com umas linhas fantásticas aliadas a motores igualmente fantásticos.

Tanto o Alfa, como o Lancia e até o Fiat tiveram motorizações brutais com especial destaque, a meu ver, para o Thema 8.32.

Abraço.
  • Audi A4 Cabriolet 1.8T S-line 11/2004
  • Smart cdi 07/2002
  • Fiat 500 Lounge

TesZero

Sim, na primeira versão do 9000, embora atual para a epoca, o que safa aos holhos de hoje será o kit airflow.
Já o alfa tinha um desenho da grelha mais inovador.

Contudo é dessa epoca que gosto e custou-me muito começar a olhar para o restyling do 9000... tanto que quando adquiri este meu LPT o objectivo era retirar o motor para o fosco e vender-lo...
Hoje já não consigo pensar da mesma forma... começei a gostar mais das linhas.

O motor ferrari vejo como um simbolo e não uma utilidade... é grande... é "rápido" mas... tal como o motor v6 da SAAB... são muitos cm3 mal aproveitados... Considero de longe mais eficientes os motores 2.0 / 2.3 face à relação cv/nm/cm3.

Abraço :)
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL
  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
  Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se