Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

75 Visitantes, 0 Utilizadores

pequenas alterações no motor do 9000 pra reduzir consumos e aumentar potencia

Iniciado por Marco Gonçalves, 18 de Junho de 2014, 23:43

Tópico anterior - Tópico seguinte

Guest

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
não vou entrar nesta "guerra" até porque não tenho conhecimentos para tal, mas posso dizer e afirmar que todas as duvidas que tive em relação ao meu 9000 foram sempre respondidas com maior rigor, problemas que o meu mecânico (que é um exelente mecânico) não sabia resolver nem inventava porque os SAAB 9000 são raros e diferentes dos demais carros da época .
posso dizer e afirmar mais uma vez que os amadores que não entendem nada disto me aconselharam quando quis reprogramar o meu carro, e neste momento tenho mais 60 cv e 100Nm, já lá vão mais de 20 mil km sem problemas, repro feita em casa de um destes mal informados na mecânica SAAB onde incluiu montagem de um IC... acredito que saibas muita coisa de mecânica não ponho em causa, mas tambem não deves tu por em causa pessoas que tem provas dadas tanto no conhecimento como na disponibilidade de ajudar sempre o próximo.
Abraço e espero que sejas uma mais valia para esta comunidade  :)

Pois é rodinhas, tu até és um bom exemplo do que é feito por aqui :)
Obrigado pela opinião ;)

Abraço

Gdinis

Bem pessoal desde já peço desculpa só agora "aparecer" neste post... Bem vamos aqui ser directos quanto a "questões" que pairam no ar... eu tenho um Saab 9000 T16 de 1990, ao qual já tive imensas duvidas as quais postei no forum e me foram tiradas por vários membros do forum... não vale a pena citar nomes pois quem me ajudou sabe quem é... Virem para aqui com teorias da batata que ler este livro ou aquele é melhor e mais segura que meter as mãos na massa é errado, eu mesmo aprendi a errar no meu 9000, lembro-me bem de ligar para o Jose Galvão com questões meio idiotas ou para o Teszero para solucionar problemas que eu próprio por ignorância ou não os tenha criado... Os Saabs não são carros comum, tanto que não ves em todas as esquinas como um Mondeo ou um Golf ou um Audi, são únicos, e complexos, não é um mecânico de carros de Rally que chega a um Saab faz e acontece e fica feito e resolvido qualquer e algum problema... viver para aprender não sejas mal agradecido quanto ao conhecimento que estes senhores te estão a oferecer sem precisares de ler livros pois é muito preciso e eu que o diga!...

Abraço!
  • Saab 9000 Turbo B202 L 1990
  • Honda CBR 929 Fireblade
  • Honda Civic EJ9 1996 Project
  • Volvo S40 1.6 1999
  • EX Renault Clio 1.9D Mk1 1994
  • EX Ford Focus 1.8TDCI 115cv + repro 2003
  • EX Jeep Grand Cherokee 3.1 2000
  • EX Volvo V40 1.9TD 1996
  • EX Citroen Saxo Cup 2001
Saab 9000 Turbo B202L Model Year: 1991 (20/11/1990)
Civic ej9 Swap B16A2 :O

Marco Gonçalves

Dicas da autospeed, se as quiserem ler:

[smg id=12821 type=av]

[smg id=12822 type=av]

[smg id=12819 type=av]

[smg id=12820 type=av]   e podem ler o que eles dizem sobre a pressão da gasolina...

E uma nota, eu insisto quando tenho a certeza do que digo...
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

teco

Mas a pessoas "teóricas" é complicado explicar!!! TECO volta, estás perdoado!

Chamaste?

E sim, por vezes posso perguntar por alguma teoria, e gosto de opiniões, mas mesmo fora daqui já há muito aprendi "duas teorias não valem um facto"

ainda não tive paciencia para ler a thread toda, mas cheira-me que alguêm, não vou dizer quem anda dos apeninos aos andes, se esquece que houve umas duzias de gajos que andaram a ver turbos, injecções, travões, etc etc, a "desmontar" totalmente as centralinas saab, e mais umas centenas ou milhares a testar, a limar arestas e A PARTILHAR o que descobriram (e não falo só em PORTUGAL)

dos saab (especialmente B2*4) se alguem tiver duvidas pense que um gajo exilado nas terras da sra.merkle tem (salvo melhor opinião) 420+ cavalinhos e escape, travões, etc, a condizer. E tem discípulos cá em PORTUGAL... perguntem-lhes que é malta porreira que responde sempre.

p.s. LF, aqui eu até invento pouco porque já há muito que se sabe, eu dou-me ao trabalho de inventar se ainda não houver, mas é bom ver que tiveste saudades
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

darioglv

Mas isso (teco) sempre foi o espirito do clube desde do inicio......todos nos temos a teoria , mas poucos de nos , com a teoria que sabemos e com a experiencia que vamos adiquirindo com os nossos carros , chegamos a rapida conclusao que nao podes aplicar nos saabs tudo o que les.....tanto que o carro nao se da com isso....
Como dizes e com razao....por vezes e com muitas tentativas e erros que chegamos aos valores que chegamos (cv's) , mas para isso temos de ter a sabedoria para ouvir o que outros tem a dizer. E isso e uma virtude.....
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

teco

Mas isso (teco) sempre foi o espirito do clube desde do inicio......todos nos temos a teoria , mas poucos de nos , com a teoria que sabemos e com a experiencia que vamos adiquirindo com os nossos carros , chegamos a rapida conclusao que nao podes aplicar nos saabs tudo o que les.....tanto que o carro nao se da com isso....
Como dizes e com razao....por vezes e com muitas tentativas e erros que chegamos aos valores que chegamos (cv's) , mas para isso temos de ter a sabedoria para ouvir o que outros tem a dizer. E isso e uma virtude.....

daí eu ter dito para ouvirem QUEM JÀ FEZ

... Ou então arriscarem e partilharem depois... eu por exemplo gostei de partir de um ficheiro de aero para fazer um stage 1+ (a manter ciclo de injectores aceitável), mas o caminho mais batido (e seguro) é a partir de um FPT.  Mas foi escolha depois de ouvir muito quem fazia, de eu andar a mexer bastante e a aceitar que estava em terra incognita (e so refiro porque já vão uns milhares de kms valentes e parece tudo ok). Mas esse caminho só surgiu porque estava a ver coisas dentro de limites que o SMAP teve a paciencia de explicar o que era real e margens de segurança, etc; e eu vi que partindo do aero mantinha melhor o que eu queria de margem (e depois de ver o que se passava no aero automatico que tem o mesmo T25... se a programação fosse exclusiva do td04 era capaz de não brincar).

E isto é uma dica para quem queira ter teorias, primeiro ouvir, depois testar o que puder da teoria e acima de tudo saber ser responsável pelo que fez (se não correr bem), e só falar se parecer que está tudo bem e minimamente testado.
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Marco Gonçalves

Muita coisa aprendi e ainda aprendo no site da autospeed.

Deviam lê-lo pois é um site australiano e neste site falam de modificações em motores sobre-alimentados.

E há uma coisa que sou contra, que é potencias elevadas em carros de estrada. Mais cedo ou mais tarde a caixa vai à vida, entre outros componentes.

Agora pra carros de competição a história é outra, mas mesmo assim há limites para a potencia.... pois depois não dá para usufruir dela ou colocá-la no chão.

Muita gente diz mal dos carros americanos, mas na europa tambem se pôem a aumentar a potencia só pra usar no drag strip. Mas a potencia a mais ou bruta só serve para isso.

Depois em pista a historia muda.

De alguns livros que li, o carro que costuma dar a volta à pista mais rapida é o que tem o melhor compromisso em todos os departamentos da performance (peso, suspensão, pneus, travões, aerodinâmica, motor, sistema de arrefecimento...)

Não é a potencia bruta ou os coilovers que ajudam. O carro pode ser o mais rebaixado de todos, depois em pista começa a fugir/jogar pois a suspensão tem curso insuficiente...

As leis da física continuam a reger o comportamento dinâmico do carro rebaixado, e suspensao sem curso insuficiente é como ter um karting ou um carro com as rodas ligadas rigidamente ao chassis.

Um carro bem preparado de suspensão no fim tem de ir a umas balanças.... entre outras coisas..

E isso não se aprende na maioria dos foruns.

O que vocês fazem é preparação/modificação a vários níveis.

E pra isso é preciso as bases. E no que aprendi nalguns sites especificos, são as bases que tornam o preparador mais competente, eficaz e menos propenso a "azares".

• ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

teco

Muita coisa aprendi e ainda aprendo no site da autospeed.

Deviam lê-lo pois é um site australiano e neste site falam de modificações em motores sobre-alimentados.

E há uma coisa que sou contra, que é potencias elevadas em carros de estrada. Mais cedo ou mais tarde a caixa vai à vida, entre outros componentes.

por isso na suite olhamos com cuidado para o binário, para não exagerar (e no meu caso onde a saab coloca o mesmo para as ultimas 3 posições de acelerador eu tenho 3 diferentes, o binario so sobe o que o meu pé mandar)

ah! e para não forçar tanto muita gente coloca DP's mais largos abaixo do stage que os exige... eu até coloquei linha toda num stage 1

e a potencia em carros de estrada dá uma coisa chamada conforto de condução, eu sou a favor

Agora pra carros de competição a história é outra, mas mesmo assim há limites para a potencia.... pois depois não dá para usufruir dela ou colocá-la no chão.

Muita gente diz mal dos carros americanos, mas na europa tambem se pôem a aumentar a potencia só pra usar no drag strip. Mas a potencia a mais ou bruta só serve para isso.

Depois em pista a historia muda.

De alguns livros que li, o carro que costuma dar a volta à pista mais rapida é o que tem o melhor compromisso em todos os departamentos da performance (peso, suspensão, pneus, travões, aerodinâmica, motor, sistema de arrefecimento...)

Não é a potencia bruta ou os coilovers que ajudam. O carro pode ser o mais rebaixado de todos, depois em pista começa a fugir/jogar pois a suspensão tem curso insuficiente...

As leis da física continuam a reger o comportamento dinâmico do carro rebaixado, e suspensao sem curso insuficiente é como ter um karting ou um carro com as rodas ligadas rigidamente ao chassis.

Um carro bem preparado de suspensão no fim tem de ir a umas balanças.... entre outras coisas..

E isso não se aprende na maioria dos foruns.

O que vocês fazem é preparação/modificação a vários níveis.

E pra isso é preciso as bases. E no que aprendi nalguns sites especificos, são as bases que tornam o preparador mais competente, eficaz e menos propenso a "azares".

Se leres com calma reparas que quase nenhum dos 9000 daqui tem os pneus 195 de origem, quase tudo tem 225's, e muito se discute os melhores pneus.

adicionalmente, os que colocaram mais que uns cheiros de potencia muitas vezes melhoraram travões e suspensão.

e para terminar (salvo algum track day) a maioria da malta daqui só quer o carro para circular normalmente... mas com o conforte de um acelerador receptivo a pedidos

• Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Lfteixeira

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se, voltaste!!!  O0

Vou buscar as pipocas!
É que reinventar a roda vai dar trabalho.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

teco

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se, voltaste!!!  O0

Vou buscar as pipocas!

LOL, estou a pensar em rodas não redondas, um poligono com lados suficientes deve chegar
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Lfteixeira

Vou buscar as pipocas!

LOL, estou a pensar em rodas não redondas, um poligono com lados suficientes deve chegar

Ora nem mais... keep up the good work...  8)
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Guest

Nicodemus

Bom dia a todos!

Conversa animada e cheia de tumultos!  :)

Vou dar os meus dois cêntimos de opinião sobre esse tema, posso? ok.

Digamos que tens um sistema de injecção que funciona a 3bar. se metes 6 vais ter o dobro do total de injecção. Não são valores que falas, mas sim o dobro. So vejo como melhoria uma melhor pulverização da gasolina, logo uma mais rapida evaporação, logo uma melhor combustão. Pois por mais estranho que possa parecer, gasolina liquida não arde. Mas para isso, terias que fazer ajustes nos tempos de injecção para corrigir o diferencial de combustivel para manter a AFR no que foi estipulado.
A Lambda não faz milagres, e é lenta e perguiçosa. No 9000, por exemplo, ela é desligada as 2400 rpm ou a 0.3 bar de boost. A Lambda sabe medir bem uma estequiometria do idilico 14.7. fora disso e inutil. Como disseste, e bem, uma wideband e recomendavel, pois completa o trabalho da Lambda.

Em relação ao filtro de ar, num atmosferico não sei, mas num motor turbo pouco vale meter um maior. Sim, vem na caixa dos filtros KN coisas do genero "mais 40cv" e mais não sei quantos de binario! metes no carro, e passas uma vida a procura da diferença de potência, isso sem sucesso =) sei o que digo, quando fiz o stage para o meu carro, tambem o mudei, e não senti rigorasamente NADA! Nem andamento, nem consumos...
No que toca ao atmosferico, tambem não recomendo o uso de filtros dentro do habitáculo motor, sobretudo "conicos" ou de "rendimento" ou melhor ainda "de competiXão". a caixa de ar serve para alguma coisa  ;) nomeadamente de câmara de tranquilização, para que a Maf possa fazer uma leitura a um ar que passa fluido e sem turbulência para não falsificar as leituras. O mesmo se aplica nas motos com carburadores sem filtros de ar. Mas isso seria uma conversa longa e chata.

Em relação a aumentos drásticos de potência em carros "civis", não sou contra, e uma boa caixa so tem que suportar. Olha que o pessoal dos bmw's não se queixam de caixas... Os carros de tracção... bem... ja e um caso diferente. E mais, eu vivo a uns 4km de uma pista automovel, e os carros que vão fazer os drag's, não são, e de longe, os carros que andam mais. Alias, acho drag race inutil, mas respeito a opinião de toda a gente.

Não venhas com certezas tentar ensinar quem não quer ou quem ja sabe. Não vais ensinar o Lfteixeira ou o Smap sobre o "fine tuning" de uma injecção, quando essas pessoas sabem compensar o tempo de abertura e de fecho do injector para cada ciclo com diferentes injectores ou pressões, ou sobre filtros de ar onde muitos de nos tentou fazer diferente ou perceber o porquê, não penses que porque leste este ou aquele livro, ou porque falaste com um mecânico de rallys que TENS que saber mais, não. O meu mecânico (que tambem e meu vizinho) fazia parte das oficinas de preparação/reparação Renault sport, participou em varios Paris-Dakar, ou em varias temporadas de Bajas... no entanto, as vezes, faço contra a palavra dele e de outros, como no caso de retirar os veios de equilíbrio  :) Sim, e bem tentar, sim, convém explorar, mas quando a tua frente as pessoas te opõe factos e argumentos solidos, ouve-os, não vas com cabeça erguida fazer asneiras porque "estava escrito num forum".

Não quero que penses que isso é uma declaração de guerra, ou uma tentativa de humiliação, pois não e nada disso. Não te quero como meu inimigo, nem a ninguem deste forum. E faço o apelo a todos que se chatearam nesse topico: Falar, debater, explicar. Tudo Calmamente. Lembrem-se quando chegou o Kamuma... O gajo não ouvia la muito os conselhos, e começaram alguns espíritos a aquecerem  ;D mas depois falou-se, explicou-se, e percebeu-se. "so se vence realmente um inimigo quando fizemos dele um amigo"

Um abraço, e boa sorte com o(s) teu(s) projecto(s)
O0
  • Saab 9000 CSE 1995

Guest

E cá estou eu... :) Sempre a aprender e a dar cabeçadas na parede, mas sempre a melhorar ;)

Abraço